GPO (Grupo de Profissionais Oracle) - A maior comunidade Oracle do Brasil !
![]()
No mercado de TI, sabemos que existem alguns fatores diferenciais para seleção de profissionais. Encontrar um profissional competente e eficiente em qualquer disciplina real fácil para as empresas de alocação, consultoria e serviços. Além da experiência adquirida ao longo da carreira, as empresas procuram profissionais com postura correta perante à clientes, fornecedores e colegas de trabalho e claro, capacitados tecnicamente.
Â
Certificações são importantes para carreira sim, porém é um assunto bastante polêmico entre os profissionais e confundem em algumas vezes empregadores e candidatos. Leia aqui um artigo bastante interessante sobre este assunto.Â
Â
A experiência vem com o tempo e com as situações vividas, Certificações exigem tempo para estudar e se preparar, então, vale a pena investir na carreira de que forma?
Resumindo em uma resposta rápida: TREINAMENTO
Â
Se preparar é a chave.
Â
Vamos pensar em jogo de futebol, uma final de um grande campeonato importante. Onze jogadores prontos para se defender, traçar suas estratégias e atacar. Muito bom, mas, como se pode fazer tudo isso sem treinamento? Não é por isso que os clubes treinam a semana toda? Como uma banda se apresenta em um grande evento sem ensaiar?
O mesmo ocorre para o profissional de TI. Os treinamentos tem o objetivo de esclarecer dúvidas, realizar uma tarefa na prática e claro fundamentar a teoria e de certa forma a prática sobre a implementação ou manutenção de um produto qualquer. Atualmente vejo alguns profissionais com muitas dúvidas conceituais sobre produtos nos quais trabalho que são em alguns casos básicas, em outros casos não tão básicas, mas que com certeza poderiam ser esclarecidas em um treinamento especÃfico do produto.
Â
A grande maioria dos vendors na área de TI possuem cursos especializados de seus produtos e preparam o profissional para o mercado. O Investimento nem sempre é baixo, mas em muitos casos vale a pena. Consultorias e centros de treinamentos não-oficiais são outra opção bastante sugestiva e assertiva em algum caso, porém vale a pena se informar sobre a carreira e conhecimento de seus instrutores.
Â
A dica é definir a disciplina desejada, procurar as opções existentes no mercado de treinamento e, se possÃvel, participar e estudar. Lembrem-se: Conhecimento nunca é demais!
Â
Abaixo uma lista de alguns treinamentos de produtos Oracle conhecidos no mercado. Qual você faria?
{jvotesystem poll=|4|} Â Â Â Â Â
Abs
Victor
Â
|
Victor ArmbrustDBA Oracle há 7 anos, especialista em Banco de Dados Oracle, com conhecimentos em MySQL, DB2 e SQL-Server. Bacharel em Ciências da Computação pela USCS (Universidade de São Caetano do Sul). Com sólidos conhecimentos em Banco de Dados e Sistemas operacionais, possui certificações OCP 10g/11g, OCE 11g Performance Tuning, OCE 10g RAC, OCS 11g Exadata, OCA Solaris 10, OCA Mysql 5, IBM DB2 Administrator, LPIC-3, OCA Solaris 10.
Â
|
Â
|
Copyright 2012 - GPO (Grupo de Profissionais Oracle ) |