Pular para o conteúdo

Erro intermitente : ora-12545

Procurando no famoso site : http://www.ora-code.com encontramos :

ORA-12545:Connect failed because target host or object does not exist
Cause: The address specified is not valid, or the program being connected to does not exist.
Action: Ensure the ADDRESS parameters have been entered correctly; the most likely incorrect parameter is the node name. Ensure that the executable for the server exists (perhaps "oracle" is missing.) If the protocol is TCP/IP, edit the TNSNAMES.ORA file to change the host name to a numeric IP address and try again.

Aqui começam os problemas, o erro é intermitente, aliás, é o que mais incomoda qualquer profissional, é o erro intermitente, se não funciona é mais simples, quando hora funciona, hora não, é difícil identificar.
Uma vez que, eventualmente a conecção se estabelece, não é erro no TNSNAMES nem no LISTENTER, pois seria a primeira opção.

Em um dos milhares de sites que falam sobre o assunto vei o grande dica, esse erro acontece SEMPRE em instalações NOVAS, o que é o meu caso.

Em outras informações que fui pesquisando, e a conclusão é que, em algum lugar a definição do nome da máquina e/ou IP estava errado, quando se fazia determinado caminho, a conecção se perdia.

Para variar, brigas homéricas com o pessoal de infraestrutura e finalmente descobrimos que era um DNS reverso que não havia sido configurado corretamente.

Quando acertou esse pequeno detalhe, TUDO voltou a funcionar maravilhosamente.

Por mais superficial que seja a descrição dos erros da Oracle, tenha sempre em mente que aponta para o caminho do gol, portanto veja as possíveis variações, mas sempre dentro do tema sugerido pela Oracle, pois o caminho fatalmente é por ai…

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

2 comentários em “Erro intermitente : ora-12545”

  1. Avatar de Elizabeth

    Boa tarde, estou passando por este erro (ORA-12545), sendo que vou na ET do usuário e tudo está funcionando com outras aplicações (sem nenhum problema com o DNS), mas com o SO Windows 7. Outras ET´s com o Windows XP este erro não ocorre e a aplicação funciona perfeitamente. Poderia me ajudar? obrigada.

  2. Avatar de Marcio de Souza Almeida

    Boa tarde.

    Ao que tudo indica, a configuração que foi feita nas estações Windows 7 estão com algum problema de configuração de gateway, servidor dns, dns reverso, máscara de rede, servidor wins, ou qualquer coisa do gênero…
    Verifique TODOS os dados de rede que estão nas estações XP e compare-os com as estações do Windows 7.
    Tenho certeza que aí você encontrará alguma diferença, mínima, é claro, mas grande o suficiente para confundir o listener do Oracle…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress