Pular para o conteúdo

Reunião do Xixi

Olá,

Vamos a mais um conceito importante para entender o mundo dos negócios. Reuniões! Para mim as reuniões devem ter alguns pontos para serem ótimas e produtivas:

Pauta detalhada para todos os participantes;
Duração de 15 minutos – Se tiver mais, pausa de 5 minutos após 30 de reunião e nunca exceder 45 minutos de reunião;
Mediador da Reunião;
Conclusão da Reunião;
Ata para os participantes e outros que não puderam estar presentes depois de 40 minutos do término da reunião.

Nem sempre isso pode acontecer, pois normalmente participamos de reuniões sem-sentido que chamei de Reunião do Xixi, isso mesmo, Xixi aquela coisa que fazemos quando vamos ao banheiro. Essas reuniões são aquelas para falarmos sobre decisões inúteis.

Estamos aqui nesta reunião para saber se podemos ou não fazer xixi?” – Reunião do XIXI – Parte 1.

Perdem-se horas nestas reuniões sobre o sexo angelical e para piorar elas tem sempre uma ou mais continuações.

Como concluímos na Reunião do XIXI – Parte 1, que SIM podemos fazer xixi, mas com a Implantação da Política de Qualidade precisamos de uma padronização sobre isso: O xixi deve ser feito de pé ou sentado?” – Reunião do XIXI – Parte 2.

Como o padrão da Qualidade ISO9000 determinou que o xixi devesse ser feito sentado por causa da impossibilidade das mulheres fazerem xixi todas de pé, agora com a implantação da Gestão por Processos, precisamos de um processo para o xixi, podemos lavar a mãos antes ou depois de fazer o xixi?” – Reunião do XIXI – Parte 3.

Agora teremos a revisão do Processo, ficou uma pergunta. Como todos têm que fazer xixi sentado, há mesmo necessidade dos mictórios para se fazer em pé?” – Reunião do XIXI – Parte 4 e assim vai…

Isso em tecnologia acontece com muita freqüência, pois sempre temos algumas reuniões, senão a maioria, parecidas com a Reunião do Xixi: reunião sobre a necessidade ou não de Back-up, se o Servidor precisa mesmo de no-Break ou se a Rede precisa de Anti-vírus, ou ainda justificar o porque o Servidor Oracle – Pentium IV com 512 Mb de RAM – precisa ser trocado para atualizar o Oracle 8.0.5 para o Oracle 10g ou 11g com os novos 200 usuários adicionais para uma máquina mais potente e mais cara $$$$ (lembrem-se da linguagem da hierarquia!)

Normalmente estas reuniões são o passatempo preferido do nosso querido Pseudo-Gerente (afinal se ele está sempre em reunião deve ser mesmo importante…).

Aprendi uma técnica Jedi para conseguir fugir de algumas destas reuniões e decidi compartilhar com vocês para que não caiam nesta armadilha do tempo. É necessário algum treino para poder falar isso de forma bastante tranqüila conservando o mesmo padrão de respiração sem demonstrar qualquer alteração emocional, portanto repitam num espelho várias vezes até que vocês mesmos se convençam e depois testem com um companheiro para validar a Força Jedi.

Quando convidados para uma reunião do Xixi e isso sempre virá do Pseudo-Gerente escutem primeiro e aguardem ele terminar o convite para a reunião, se ele não informar o tema, pergunte com calma sobre o tema, quando tiver o tema da Reunião do Xixi responda o seguinte:

Acho que nesta fase do (Mencione aqui o Tema da Reunião do Xixi) que você mencionou eu não serei tão importante quanto você, seria mais produtivo se eu fosse chamado numa próxima etapa para uma análise técnica mais em alinhamento com a Gerência.

E fuja enquanto ainda ele estiver analisando o conteúdo da frase…

Abraços

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 0 / 5. Contagem de votos: 0

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

1 comentário em “Reunião do Xixi”

  1. Avatar de alphamek

    Fabio,

    Novamente, meus parabéns! Essas técnicas para fugir de “reuniões do XIXI” realmente serão de grande valor aos técnicos, pois, ninguem merece ser convocados para reunião (no caso DBA), para discutir se o software está ou não atendendo ao SPED FISCAL.

    Melhor, essa reunião foi realizada 2 vezes e com convocação obrigatória do DBA.

    Me explica qual seria a finalidade? XD rs rs.

    Abraços,
    Rodrigo Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress