Pular para o conteúdo

Que tipo de DBA é você?

Que tipo de DBA é você?

Uma breve descrição sobre os tipos de DBAs existentes no mercado.Olá,

A carreira do profissional de banco de dados (DBA) é cercada de especializações, pelo motivo de trabalhar com diversas áreas do TI, como desenvolvimento, projetos, infra-estrutura e etc. O DBA, conforme os anos vão se passando, é natural ter preferências ou “ser forçado” a trabalhar com áreas específicas, criando assim um perfil do administrador de banco de dados, onde podemos ter os tipos de DBAs abaixo:

DBA Desenvolvedor

É o profissional que desde administrar o banco de dados também desenvolve a aplicação, tem no perfil as seguintes características:

  • Profundos conhecimentos na linguagem de programação local;
  • Conhecimentos em instalação e administração do banco de dados;
  • Sempre preocupado com a qualidade e manutenção das querys;
  • Procura sempre o mais performático, mesmo que a atividade não seja uma boa prática;
  • Fortes conhecimentos em modelagem de dados, sabe aplicar a 3FN (brincadeira);
  • Trabalha sobre prazos e acostumado a “martelar” o banco de dados ou aplicação para que seja entregue na data prevista.

Geralmente, o DBA desenvolvedor é lider de desenvolvimento ou atua como um guru na equipe, mandando orientações aos novos integrantes, organizando as atividades e analisando todos os requisitos de desenvolvimento.

DBA Infra-Estrutura

É o profissional que conhece toda a infra-estrutura necessária para a implementação do banco de dados, atua desde a concepção do hardware até a analise da infra-estrutura local do banco de dados, tem as seguintes características:

  • Profundos conhecimentos da arquitetura e administração Oracle;
  • Profundos conhecimentos em infra-estrutura, desde a configuração do hardware, cabeamento, switch, sistema operacional e backup & recover;
  • Especialidade em performance ao nível de sistema operacional e instância Oracle;
  • Extremamente cuidadoso no momento de aplicação de patches no banco de dados e sistema operacional;
  • Trabalha mais voltado a projetos e implementação de novos recursos de banco de dados ou aplicação;
  • Responsável em adotar as boas práticas para administração do banco de dados, mesmo que isso crie conflitos internamente na equipe.

O DBA Infra-Estrutura geralmente não dá tanta importância para as aplicações da empresa, costuma se preocupar apenas com o banco de dados e afeta diretamente a vida o SYSADMIN, pois, tudo que o SYSADMIN fizer que tenha banco de dados no meio, ele irá questionar.

DBA Projetos

É o perfil do profissional que já foi um DBA Desenvolvedor e Infra-Estrutura, sabe como funciona cada área é aplica as boas práticas na construção da aplicação e na infra-estrutura para o banco de dados, suas principais características são:

  • Bons conhecimentos em desenvolvimento de aplicações;
  • Bons conhecimentos sobre o produto e arquitetura Oracle;
  • Gerencia os prazos das atividades, aquisição de produtos extras, manutenção na aplicação, patches de banco de dados e requisitos básicos da infra-estrutura;
  • Costuma usar o Microsoft Project para se organizar e documenta todas as suas atividades;
  • Acostumado a opinar/sugerir/questionar o comportamento
  • Acostumado a delegar as atividades básicas de administração do banco de dados e cuidar apenas dos projetos que envolvem o banco de dados e a burocracia da empresa.

O DBA Projetos é conhecido com o “cara” do projeto da empresa, pois ele que em diversas reuniões com dezenas de áreas costuma a questionar e interrogar os participantes para coletar as informações no momento de criar o projeto do banco de dados.

Com sua experiência, ele consegue detectar muitos problemas e possui pró-atividade em suas atividades.

Agora, para descontrair um pouco, vamos falar sobre as outras vertentes da carreira de um DBA, aquelas vertentes que é comentada pela “rádio Peão” da empresa, como:

DBA Cafeteira

É o profissional que passa o tempo tomando café e fumando que trabalhando efetivamente, porém, resolve os problemas da empresa rapidamente.

DBA Google

Esse é o profissional criado dentro do SIBEL ou qualquer outra ferramenta de gerenciamento de mudanças,  conhecido pelas filas de CHAMADOS! Passa a maior parte de sua vida atendendo chamados para produção ou desenvolvimento, tendo que aprender todos os tipos de coisas possíveis que existe no mundo Oracle, por isso que falam que um DBA Google sem internet não trabalha!

Mas é muito bom para quem quer aprender banco de dados, aprende e tem noção de tudo!

DBA Bombeiro

Essa vertente é a pós-graduação do DBA Google, pois em algum momento da vida o DBA Google fica revoltado com a vida que tem e quer mudar de empresa, e a empresa que ele será empregado é um consultoria com N clientes e ele deverá atender todos.

Deste modo, acaba surgindo o DBA Bombeiro, pois ele vai para os clientes apenas para apagar incêndios a todo momento, não consegue prosseguir em uma especialização. E para ajudar, é o perfil de DBA que costuma a receber um celular ou Page para ficar 24×7 para a empresa.

Também muito conhecido pelas suas olheiras que vem com o tempo!

DBA Ghost

Esse é o perfil de um profissional que escutou de alguém que DBA ganha bem, que sendo DBA ele irá prosperar em sua vida financeira e terá tudo que o mundo pode vender para ele, assim sendo, alguem muito conhecido consegue arrumar uma vaga na área de banco de dados e quando ele realmente consegue entrar, possui as caractéristicas abaixo:

  • Não sabe administrar o banco de dados;
  • Quando se tem problemas, ele desaparece;
  • Não atende o celular após as 18 horas nunca;
  • Mata dezenas de parentes no ano para justificar suas faltas;
  • Não gosta de estudar, ler livros, buscar conhecimentos e muito mesmo debater assuntos referentes a Oracle;
  • E o melhor, não se esforça para aprender o que foi solicitado.

Acho que é isso pessoal, deu para entender um pouco como funciona a carreira de um profissional de banco de dados Oracle, muitos área de especializações ou até mesmo uma generalização de tudo, com muita moderação, não diga que sabe trabalhar com RAC, sendo que nunca viu como funciona RAC em sua frente.

Certificação é importante e recomendo a todos, porém o Certificado Oracle, seja ele um OCA ou OCP, não vai dar garantias que seja o melhor profissional de todos os tempos, pois, certificação não é garantia de qualidade no serviço.

Abraços

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 4

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress