Pular para o conteúdo

Futuro…a Deus pertence?

Futuro…a Deus pertence?

Olá,

Vamos a mais uma filosófica parada para repensar o futuro… Hoje muito se fala no Cloud Computing, mas eu queria trazer dois assuntos mais antigos para que sejam analisados e que cada um tire suas conclusões sobre isso.

Platão foi discípulo de Sócrates e mentor de Aristóteles, grego, filósofo e matemático, uma de suas obras mais interessantes é o Mundo das Idéias.

Basicamente o Mundo das Idéias de Platão era a segunda parte da Realidade, na primeira parte, Platão chamava de Mundo dos Sentidos, ou seja, onde você sentia e podia tocar objetos e estes materiais era passíveis de corrosão ou destruição com o passar dos tempos, porém havia uma outra parte que era o que Platão chamava de Mundo das Idéias composto de essências imutáveis em suas formas puras. Seria como responder: Como eu reconheço uma Zebra? Apesar delas serem diferentes sua forma e cores são entendidas pelo Cérebro e mesmo que eu nunca reconheça uma única Zebra, sempre reconhecerei a forma e cor da Zebra, então a FORMA da Zebra fazia parte do Mundo das Idéias.

Então, pergunto: Onde está o Mundo das Idéias? Como eu acesso essas informações? Para ilustrar um pouco melhor isso (ou dificultar, não sei bem) todos ouvimos falar sobre a célebre questão: Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Neste caso, a IDÉIA da Galinha veio primeiro, antes do Ovo e da própria galinha, mas DE ONDE ELA veio afinal? E como eu faço interface com ela? (Essa colocação foi proposital…)

image 3
Fonte: Wikipedia

Antes de polemizar o tema, vamos a outro assunto, mas peço que notem de um aspecto macro semelhanças entre elas:

Carl Gustav Jung, psicólogo, discípulo e amigo de Sigmund Freud, pai da Psicologia Moderna, entre suas obras podemos destacar “Memórias, Sonhos e Reflexões” e o “Inconsciente Coletivo“, neste caso falarei um pouco sobre o Inconsciente Coletivo. O que é? Freud, dizia que cada pessoa possuía um inconsciente individual onde todas as frustrações e desejos se manifestavam, porém Jung evoluiu o conceito para o Inconsciente Coletivo. O Conceito é formado pelos Arquétipos que basicamente são “formas semelhantes” e entendidas pelo indivíduo, porém estão todas juntas e podem se acessadas, conforme Jung, por sonhos e símbolos (arquétipos)

mcl 1080x800 1

Mas novamente, Onde estão essas informações? Como eu interpreto elas? (o Método de Acesso já foi descoberto por Jung pelo Sonhos…) Cada pessoa pode ter Sonhos que tem significado individual para cada uma, mas os Símbolos (arquétipos) podem servir para todos e a chave da interpretação sobre esses símbolos foi o estudo da uma vida inteira…

Para o Cloud Computing tenho as mesmas perguntas… Onde fica? O acesso (ou interface) eu já sei, mas o mais importante de ambas comparações: O QUE EU FAÇO COM ELAS? COMO EU ORGANIZO DE FORMA A SER PRODUTIVA? (nesse caso, financeiramente, evolutivamente, socialmente etc).

Se alguém tiver uma idéia rentável, pode contar comigo,

Abraços

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 4

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress