Pular para o conteúdo

Arquitetura Oracle E-Business Suite 12i – Parte 2

Arquitetura Oracle E-Business Suite 12i – Parte 2

Sistema de Aplicação compartilhado

Uma instalação multi-nó tradicional do EBS 11i exigia cada camada do aplicativo para manter seu próprio sistema de arquivos, que consiste no sistema de arquivos APPL_TOP (APPL_TOP, COMMON_TOP, e alguns diretórios relacionados) e camada de application tier technology stack de arquivos (8.0.6 ORACLE_HOME e IAS ORACLE_HOME).

Posteriormente, esta foi modificada para permitir a APPL_TOP para ser compartilhado entre diferentes máquinas, e, posteriormente, para permitir o compartilhamento de todo o sistema de arquivos camada de aplicativo.

Dando continuidade a essa estratégia de instalação rápida, para a versão 12 cria um sistema que compartilha não só APPL_TOP e o sistemas de arquivos COMMON_TOP, como a camada application tier technology stack também. 

O Rapid Install configura essa configuração como padrão para os nós que estão executando no mesmo sistema operacional.

Estes arquivos formam a camada de aplicação do sistema de arquivos, e podem ser compartilhados entre os nós de aplicações em múltiplas camadas (desde que estejam executando o mesmo sistema operacional).

Nota: A configuração do sistema compartilhado de arquivo não é atualmente suportado em nós de camada de aplicativo servidores que executam o Windows.

Com um sistema de arquivos da camada de aplicativo compartilhado, todos os arquivos desta camada aplicativo são instalados em um único disco compartilhado que é montado a partir de cada nó camada de aplicativo.

Qualquer nó da camada de aplicativo pode ser usado para fornecer serviços padrões, como um servidor de Forms, Web Pages ou de Concurrent.

Bem como reduzir espaço em disco necessário, existem vários outros benefícios de uma configuração de aplicativo compartilhado níveis:

• Tarefas mais administrativas, aplicação de patches e manutenção precisa ser realizado apenas uma vez, em vez de um nó de aplicação de única camada.

• Alterações feitas no sistema de arquivo compartilhado são imediatamente acessíveis em todos os nós da camada de aplicação.

• Distribui o processamento de tarefas para executar em paralelo em vários nós (AD Distribuído).

• Reduz os requisitos gerais de disco.

• Adicionar nós de aplicativos de forma mais fácil.

Compartilhando a aplicação do Sistema de Arquivo entre instâncias.

Capacidades de compartilhar a aplicação do sistema de arquivos em camadas foram estendidas ainda mais na versão 12.0.4, que introduziu a opção de compartilhar uma instalação do Oracle E-Business Release 12 com outra instância do banco de dados.

Uma aplicação do sistema de arquivos camada instalado e configurado desta forma pode ser usado para acessar duas instâncias (ou mais) banco de dados.

As restrições a este são:

• Todas as instâncias de banco de dados deve esta com os mesmos patche.

• Somente a aplicação pode ser compartilhado, o banco de dados não pode ser compartilhado.

Nota: Para mais informações sobre recursos, opções e as etapas de implementação, ver documento 384248.1, Sharing the Application Tier File System in Oracle E-Business Suite Release 12.

Configuração do ambiente

Rapid Install cria arquivos de ambiente para configurar o banco de dados Oracle, o conjunto tecnológico da Oracle, o Oracle HTTP Server, e os ambientes Oracle E-Business Suite.

A localização destes arquivos de ambiente é mostrada na seguinte tabela:

Filename

Localização

Path

Ambiente

<CONTEXT_NAME>.env or CONTEXT_NAME>.cmd

10.2.0.2 ORACLE_HOME

db/tech_st/10.2.0

Oracle Server Enterprise Edition

<CONTEXT_NAME>.env or <CONTEXT_NAME>.cmd

OracleAS 10.1.2 ORACLE_HOME

inst/apps/<context>/ora/10.1.2

Oracle tools technology stack

<CONTEXT_NAME>.env or <CONTEXT_NAME>.cmd

OracleAS 10.1.3 ORACLE_HOME

inst/apps/<context>/ora/10.1.3

Java technology stack

<CONTEXT_NAME>.env or <CONTEXT_NAME>.cmd

APPL_TOP

apps/apps_st/appl

Applications

APPS<CONTEXT_NAME>.env or APPS<CONTEXT_NAME>.cmd

APPL_TOP

apps/apps_st/appl

Consolidated setup file

No UNIX, Oracle E-Business Suite inclui um arquivo consolidado chamado APPS<CONTEXT_NAME>.Env, que estabelece tanto o Oracle E-Business Suite e ambientes Oracle technology stack.

Quando você instala o Oracle E-Business Suite, Rapid Install cria este script no diretório APPL_TOP. Muitos dos parâmetros são especificados durante o processo de instalação.

No Windows, o arquivo de ambiente equivalente consolidado é chamado %APPL_TOP%\envshell<CONTEXT_NAME>.cmd.

Ao executá-lo cria uma janela de comando com as configurações de ambiente necessárias para o Oracle E-Business Suite. Todas as operações subseqüentes na APPL_TOP (por exemplo, executando adadmin ou adpatch) deve ser realizada a partir desta janela.

A tabela a seguir lista as configurações-chave do ambiente em APPS<CONTEXT_NAME>.env.

Parametro

Descrição

APPLFENV

O nome do arquivo de ambiente,<CONTEXT_NAME>. env. Se você renomear o arquivo de ambiente, esse parâmetro deve ser atualizado.

PLATFORM

O sistema operacional em uso. O valor (por exemplo, LINUX) deve corresponder ao valor no arquivo APPL_TOP/admin/ adpltfrm.txt.

APPL_TOP

O diretório principal para esta instalação Suíte Oracle E-Business.

ADMIN_SCRIPTS_HOME

Diretório $INST_TOP que identifica a localização de scripts, como adautocfg.sh, adpreclone.sh, adstrtal.sh e adstpall.sh.

FNDNAM

O nome do esquema ORACLE para o qual a responsabilidade de Administração do Sistema conecta. O padrão é APPS.

GWYUID

O nome de usuário ORACLE público e senha que dá acesso à Suíte Oracle E-Business inicial sign-on formulário. O padrão é APPLSYSPUB / PUB.

FND_TOP

O caminho para o diretório Application Library Object. Por exemplo, apps/apps_st/appl/fnd/12.0.0.

AU_TOP

O caminho para o diretório Applications Utilities. Por exemplo, apps/apps_st/appl/au/12.0.0.

<PROD>_TOP

O caminho para o diretório superior de um produto. Há uma entrada para cada produto Suíte Oracle E-Business.

PATH

Define o caminho de pesquisa de diretório, por exemplo, para FND_TOP e AD_TOP.

APPLDCP

Especifica se o Concurrent Process distribuído esta em uso. Se estiver o mesmo distribui a carga em em outros Concurrent Process em outros nós.

APPCPNAM

Indica se o formato do registo do Concurrent Manager e os arquivos de saída seguindo a convenção 8.3 de nome de arquivos (máximo de 8 caracteres para a esquerda do ponto e 3 para a direita, por exemplo, alogfile.log). Se este parâmetro é definido como “REQID” (obrigatório), o Concurrent Manager usa nomes de arquivos que atendem a requisitos de nomenclatura 8.3.

APPLCSF

Identifica o diretório de nível superior para log Concurrent Manager e arquivos de saída. Eles são consolidados em um único diretório para todos os produtos. Por exemplo, / inst / apps / <context> / logs / appl / conc.

APPLLOG

O subdiretório para os arquivos de log simultâneos do Concurrent Manager. O padrão é de extensão é .log

APPLOUT

O subdiretório para os arquivos de saída simultâneos  do Concurrent Manager. O padrão está .out

APPLTMP

Identifica o diretório dos arquivos do Oracle E-Business Suite temporários. O padrão é de $INST_TOP/tmp em UNIX.

APPLPTMP

Identifica o diretório para os arquivos temporários PL / SQL de saída. As opções de diretório possíveis devem ser listados na utl_file_dir parâmetro init.ora.

INST_TOP

Identifica o diretório de nível superior para essa instância. Por exemplo, inst/apps/<context>. Introduzido com o Release 12.

NLS_LANG

A linguagem, território, e conjunto de caracteres instalado no banco de dados. O padrão para uma nova instalação é “AMERICAN_AMERICA.US7ASCII”.

NLS_DATE_FORMAT

O National Language Support date format. O padrão é “DD-MON-RR”, por exemplo, 14-julho-08.

NLS_NUMERIC_CHARACTERS

The National Language Support numeric separators. O padrão é “.” (Ponto e vírgula).

A maioria dos arquivos temporários são gravados para o local especificado pela configuração do ambiente APPLTMP, que é definido no Rapid Install.

Produtos Oracle E-Business Suite também criar arquivos temporários de PL / SQL de saída utilizadas no processamento simultâneo. Esses arquivos são gravados em um local no nó do servidor de banco de dados especificado pela configuração do ambiente APPLPTMP.

O diretório APPLPTMP deve ser o mesmo diretório especificado pelo parâmetro utl_file_dir em seu arquivo de inicialização do banco de dados.

O Rapid Install define tanto APPLPTMP e o parâmetro utl_file_dir para o diretório padrão mesmo.

Alguns Oracle Utilities E-Business Suite usam o diretório do seu sistema operacional padrão temporário até mesmo se você definir as configurações de ambiente listadas no parágrafo anterior. Você deve, portanto, garantir que há espaço suficiente em disco livre neste diretório, bem como naqueles indicados por APPLTMP e APPLPTMP.

Em um sistema multi-nó, o diretório definido pela APPLPTMP não precisa de existir nos servidores camada de aplicativo.

Nota: Os arquivos temporários colocados no diretório utl_file_dir podem ser protegidos contra acesso não autorizado, garantindo que este diretório tem de leitura e gravação de acesso para a conta do banco de dados Oracle só.

Outros arquivos de ambientes

Vários outros arquivos-chave do ambiente são usados em um sistema Oracle E-Business Suite.

O arquivo adovars.env

O arquivo adovars.env, localizado em $ APPL_TOP / admin, especifica a localização de vários arquivos, como arquivos Java, arquivos HTML e do JRE (Java Runtime Environment) arquivos.

Ele é chamado a partir do arquivo principal aplicações ambiente, <CONTEXT_NAME>. Env. O arquivo adovars.env inclui comentários sobre a finalidade ea configuração recomendada de cada variável. Num ambiente de lançamento 12, adovars.env é mantido por AutoConfig, e não deve ser editado manualmente.

O arquivo adovars.env inclui os seguintes parâmetros:

Parametro

Descrição

AF_JLIB

Indica o diretório para que todos os arquivos archive Java são copiados. Por exemplo, apps/apps_st/COMn/java/lib. Introduzido com o Release 12.

JAVA_BASE

Indica o nível superior do diretório Java. Por exemplo, apps/apps_st/COMn/java. Introduzido com o Release 12.

JAVA_TOP

Indica o diretório para que todos os arquivos de classe Java são copiados. Por exemplo, apps/apps_st/COMn/java/classes. Definição mudou com a versão 12.

OA_JAVA

Indica o diretório para que todos os arquivos archive Java são copiados. Por exemplo, apps/apps_st/COMn/java/classes.

OA_JRE_TOP

Indica o local onde o JRE está instalado. Por exemplo, /local/java/jdk1.5.0_08.

OAH_TOP

Define o local para que os arquivos HTML são copiados. Por exemplo, apps/apps_st/COMn/webapps/oacore.

OAD_TOP

Define os locais para os quais sensíveis ao contexto dos arquivos de documentação são copiados. Por exemplo, apps/apps_st /COMn.

LD_LIBRARY_PATH

Caminho usado em muitas plataformas UNIX para listar os diretórios que estão a ser digitalizados para arquivos de bibliotecas dinâmicas necessárias em tempo de execução.

CLASSPATH

Lista os diretórios e arquivos zip digitalizados para arquivos de classe Java necessários em tempo de execução.

O arquivo adconfig.txt

Programas utilitários AD executar uma variedade de banco de dados e tarefas de gerenciamento de arquivos. Esses utilitários precisam saber informações sobre a configuração certa para executar com êxito. Essas informações de configuração é especificado quando o Oracle E-Business Suite está instalado e, posteriormente, armazenados no arquivo adconfig.txt no <APPL_TOP> / admin. Depois de ter sido criado, este arquivo é usado por outros utilitários do Oracle E-Business Suite.

Nota: adconfig.txt é criado com o sistema de arquivos APPL_TOP, e mostra as camadas que foram configurados em um nó particular. É distinto do arquivo config.txt configurado pelo Rapid Install.

O arquivo fndenv.env

Este arquivo define variáveis de ambiente utilizadas pela biblioteca de objetos do aplicativo. Por exemplo, ele define APPLBIN como o nome do subdiretório onde os programas de produtos executáveis e scripts de shell são armazenadas (bin). Este arquivo não deve ser modificado: os valores padrão são aplicáveis para todos os clientes. O arquivo está localizado no diretório FND_TOP.

O arquivo devenv.env

Este arquivo define as variáveis que permitem vincular o software de terceiros e seus próprios aplicativos personalizados desenvolvidos com o Oracle E-Business Suite.

Na versão 12, este script está localizado no $FND_TOP/usrxit, e é automaticamente chamado por fndenv.env. Isto permite a você compilar e vincular formulários personalizados de usuários Oracle saídas e programas concorrentes com o Oracle E-Business Suite.

Conclusões

Nos próximos artigos daremos continuidade sobre o entendimento da estrutura do E-Business Suite e guia de melhores práticas para instalação do produto de forma eficiente.

Referências

Oracle E-Business Suite Release 12 Technology Stack Documentation Roadmap [ID 380482.1]

Até a próxima!

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 4.6 / 5. Contagem de votos: 22

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress