Pular para o conteúdo

Apexianos: O que é um apexiano e sua importância na comunidade Oracle Apex

O que é um apexiano?

Esse é o primeiro post do blog Apexianos. Mas o que é um apexiano? Bom, é um neologismo para designar os desenvolvedores em Oracle Apex, ou Oracle Application Express.

Mas Apex (ápice, em português) tem muitos outros significados. A Wikipedia nos traz uma lista extensa, e destaco três:

  1. Framework de criação rápida de aplicações para ambiente Oracle, sendo uma opção sem custo do banco. É o tema do nosso blog (mas isso você já sabia!);
  2. É também o nome da linguagem de programação da Salesforce.com, uma das rivais da Oracle nesse segmento de aplicações para nuvem. Curioso que o Apex da Oracle tem esse nome desde 2006, antes do Apex da Salesforce.com. Apesar do mesmo nome e das mesmas intenções de produtividade, o Apex-Salesforce tem sintaxe baseada em Java enquanto o Apex-Oracle é um ambiente de criação rápida, usando a linguagem PL/SQL como pano de fundo;
  3. Finalmente, é o nome de uma associação australiana fundada para promover o bem estar da comunidade.

Vamos um pouco além nessa última definição. A comunidade Apex australiana foi fundada em 1931 e, em 1934, saiu uma nota no jornal australiano Camperdown Chronicle chamado “The Apexian” (O Apexiano), que fala sobre iniciativa, compromisso e foco em servir, qualidades tão almejadas no século XXI.

Minha tradução livre de alguns trechos:

“O APEXIANO.”

(…)

Um dos maiores prazeres da vida é saber que você foi útil para os outros.

(…)

Apex (…) nunca foi criada com o propósito de ser meramente movimento de confraternização. Longe disso! Por trás de tudo há o Serviço, e para você ser um verdadeiro Apexiano, muito lhe é esperado. Não é o que obtém de Apex que conta, é o que você acrescenta. Não é suficiente para membros do clube se encontrarem regularmente em eventos, ou trocar elogios quando se encontram na rua; não é suficiente organizar grupos para visitar outros clubes em ocasião de celebrações especiais; nem é suficiente relaxar após pagar sua mensalidade, e deixar que outros membros realizem uma tarefa— é o seu privilégio, e eu uso essa palavra com toda ênfase em seu significado, fazer sua parte no código de Serviço que seu clube está destinado a cumprir.

(…)

Se você, como um membro do clube, desejar viver pelo honorável nome de Apexiano, é seu dever fazer sua parte não importa em que fase do Serviço o seu clube está. (…) Sua oportunidade chegará. Agarre-a com ambas as mãos, coloque o seu coração para trabalhar e lembre-se, que antes de tudo — Serviço é o Ideal principal de Apex.

Segundo o que já vi em apresentações em eventos (kscope12.com, apextour2012.com), a comunidade Oracle Apex tem entre 250k e 500k desenvolvedores, dependendo do apresentador. Mas é muita gente. E com a Oracle adotando o Apex como front-end de sua cloud, acredito que o número de desenvolvedores – apexianos, portanto – será muito maior.

Bem-vindos ao clube!

Leia a nota “The Apexian” na íntegra aqui.

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 4

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

1 comentário em “Apexianos: O que é um apexiano e sua importância na comunidade Oracle Apex”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress