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Instalação do Oracle E-Business Suite 12i: Pré-requisitos, criação de diretórios e usuários

Instalação do Oracle E-Business Suite 12i – Parte 2

Introdução

Antes de iniciarmos a instalação do E-Business Suite 12i, devemos nos atentar aos pré-requisitos para instalação como já foi explicado no outro artigo publicado sobre instalação.

Após validação vamos dar inicio ao processo de instalação é necessário criar todo a estrutura de diretório assim, como os usuários para realizarmos a instalação do E-Business Suite 12i.

1 – Criar a estrutura de diretórios para instalação.

Neste item devemos criar a estrutura de diretório, para este nosso teste como estamos utilizando uma máquina virtual estou fazendo tanto o banco de dados como o Application no mesmo equipamento, porém a recomendação da Oracle e que o mesmo seja feito em server separados, para garantir uma melhor performance do ambiente.

Devemos criar a estrutura para banco de dados e para a aplicação, neste exemplo estaremos fazendo utilizando o /prodb (para banco de dados) e /apl (para Aplicação).

mkdir prodb

mkdir apl

Após a criação dos diretórios iremos ao próximo passo que e a criação dos usuários.

2 – Criar a estrutura de usuários e permissões.

Iremos agora criar os usuários que serão utilizados, devemos criar 2 usuários um para banco de dados e outro para aplicação, como exemplo iremos utilizar o usuário chamado oracle e applmgr, além disso iremos criar os grupos necessários para utilização.

  •   Criar grupo DBA.
groupadd dba
  •  Criar usuários Oracle e Applmgr.
useradd –G dba oracle

useradd –G dba applmgr

Após isso iremos realizar as permissões para os diretórios conforme exemplo abaixo.

chmod –R 755 apl/ prodb/

Após isso iremos realizar a alteração do dos owners dos diretórios assim como grupos aos quais pertence.

chown –R oracle:dba /prodb

chown –R applmgr:dba /apl

3 – Iniciar a instalação do Oracle E-Business Suite 12i.

Primeiro iremos iniciar devemos colocar o DVD Rapid Install Start Here,  chamando o instalador rapidwiz, aonde ira ser apresentado a tela inicial abaixo de instalação.

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Nesta tela inicial é apresentado o itens que serão configurados para o processo de instalação do Oracle E-Business Suite 12i, podemos clicar no NEXT, para continuar a instalação do produto.

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Nesta tela é nos apresentado o tipo de instalação do produto onde podemos atualizar um produto Oracle de versões 11i para 12i ou instalação  de um novo produto E-Business Suite 12i.

Em um outro artigo iremos tratar de como realizar um upgrade de versão de aplicação.  Vamos usar a opção de instalação de um novo aplicativo, clicar em NEXT para continuar nossa instalação.

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Como recomendação da Oracle foi implementado o Oracle Configuration Manager que envia as configurações após instalado para a base da Oracle onde em um suporte atraves do metalink o pessoal do suporte tem a visão do que estão instalado no server em questão. Para isso o cliente deve possuir um CSI (CUSTOMER SUPPORT IDENTIFIER) que e adquirido pagando o contrato de suporte de Oracle.

No nosso caso iremos somente clicar em NEXT pra continuar a instalação do produto.

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Nesta tela e onde criamos um novo arquivo de configuração que vai guardar toda a configurção do seu ambiente E-Business Suite, onde se você quiser incluir mais server para criar um FARM de aplicação você vai precisar deste arquivo.

A opção de load do arquivo é quando você esta montando mais um node de application ou esta fazendo uma instalação segregada do banco de dados e a camada de aplicação.

Em um artigo mais em breve estarei explicando o conceito e como fazer a criação de um FARM de aplicação de E-Business Suite.

Para nossa instalação iremos utilizar a criação do arquivo de configuração e clicar em NEXT para continuar a instalação.

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Nesta tela temos a opção de selecionar um pool de porta por default a porta padrão do E-Business Suite para ser utilizado pelo client web é a 8000, além da porta web existem outras portas de comunicação com o serviços do E-Business Suite.  Aqui podemos alterar o port pool uma vez alterado a ferramenta aumenta as portas de comunicação conforme o pool selecionado.

Para está instalação vamos utilizar o port pool default 0, clicar em NEXT para continuar a instalação.

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Nesta tela temos a configuração da parte do banco de dados, existem 2 tipos de instalações a Fresh Database e Vision Database, onde a Fresh Database vem com a configuração do banco de dados e os objetos do E-Business Suite porém não vem como uma empresa de exemplo e com transações para testar o produtos, somente a estrutura.

No Vision Database vem com a estrutura e com informações de uma empresa DEMO a Vision Corporation.

Aqui podemos determinar o nome do nosso banco, o tipo de sistema operacional que vai ser instalado, o usuario e o grupo que vao ter acesso e o ponto de instalação do produto.

Preencha as informações e após esta todas preenchidas podemos clicar em NEXT para continuar a instalação.

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Nesta tela temos devemos selecionar qual o tipo de licenciamento que vamos utilizar o Suite Licensing habilita todos os produtos para utilização e o Componente Licensing habilita somente os componentes que você quer ou tem licenciado.

Para nosso teste vamos utilizar o Suite Licensing, e clicar em NEXT para continuar.

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Nesta tela apresenta os produtos adicionais que podem ser habilitados, no nosso caso esta desabilitado pois selecionamos o Suite Licensing, se fosse da forma de Component Licensing o mesmo estaria habilitado e poderiamos selecionar produtos adicionais na lista.

Vamos clicar no NEXT para continuar a instalação.

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Nesta tela temos o a lista de paises que devemos selecionar o pais ou região para habilitar a funcionalidades do E-Business Suite para o pais selecionado.

Nesta tela iremos selecionar o Brazil – BR e clicar em NEXT para continuar a instalação.

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Nesta tela iremos selecionar as linguagens que o E-Business Suite ira ser apresentada aos usuários finais assim como o Character Set para o banco e a aplicação.

Por default a linguagem American_English – US sempre vai ser instalado pois o produto é internacional e todas as melhorias e patches de correção saem em inglês, e o Brazilian_Portuguese – PTB para termos as paginas e programas na nossa linguagem.

Após feito isso clicar em NEXT para continuar a instalação.

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Nesta tela iremos passar os parâmetros para instalação da aplicação. Devemos preencher todos os itens como tipo do sistema operacional, o usuario e o grupo para instalação da aplicação assim como o diretório para instalação do produto.

Após preencher todos os itens clicar em NEXT para continuar a instalação.

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Nesta tela nos mostra quais são as configurações do database node e application node, podemos clicar em NEXT para continuar a instalação.

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Após ter clicado em NEXT na outra tela vai aparecer esta tela fazendo a checagem de todos os pré-requisitos assim que finalizado mostrando a tela seguinte.

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Aqui vai ser exibido se todos os itens de checagem estão OK, caso esteja clique em NEXT ou reveja os erros depois de acerados clique em RETRY para ser refeito o teste.

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Após clicar no NEXT na tela anterior vai ser apresentado esta tela onde pergunta se pode iniciar a instalação da aplicação. Vamos clicar em YES e iniciar a instalação do produto.

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Agora e hora de ir trocando as mídias do produto até finalizar a instalação do mesmo.

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Nesta tela após a instalação e feita a checagem de toda a configuração feita. Caso não apresente erro clique em NEXT.

Podemos ver que nesta instalação apresentou erro em 5 itens que se trata do erro RW-50015 para os 5 itens.  Bem este erro é tratado no documento da oracle ID: 414414.1 – R12 Rapidwiz Postinstall Steps Http, Login page, Virtual directory, JSP, Help Page Fails.

Para tanto iremos aplicar a correção do mesmo, conforme descrito abaixo.

Remove the parameter -DSSL in the ohs_start() function as follows:

$/<?>ora/10.1.3/Apache/Apache/bin/apachectl:

$ diff apachectl.original apachectl.hacked

129c129,130

> eval ohs_start -DSSL "$args"

---

> # eval ohs_start -DSSL "$args"

> eval ohs_start "$args"

Restart Apache.
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Após ter realizado o procedimento corretivo do problema, damos um RETRY para revalidar o ambiente e pronto, agora clicamos em NEXT para finalizar o processo.

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Aqui nesta tela demonstra o que foi instalado. Podemos clicar em FINISH e testar o produto.

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Digite no navegador o http://hostaname:8000 e pronto estamos pronto para utilizar o produto Oracle E-Business Suite 12i.

Conclusões

Bem apreendemos a instalar o E-Business Suite 12i, com todas as configurações necessárias e procedimentos para possíveis problemas.

Espero ter ajudado, e nos próximos artigos vamos melhorando o conhecimento de E-Business Suite 12i, com ferramentas de manutenção do E-Business Suite, aplicação de patches entre outros.

Referências

  • Oracle E-Business Suite Installation and Upgrade Notes Release 12 (12.1.1) for Linux x86-64 [ID 761566.1]
  • R12 Rapidwiz Postinstall Steps Http, Login page, Virtual directory, JSP, Help Page Fails. [ID 414414.1]

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