Pular para o conteúdo

A evolução da Oracle Corporation e o impacto das tecnologias na Computação em Nuvem e Computação em Grade em banco de dados

A influência dos Avanços tecnológicos em Banco de Dados Oracle: Do 8 i de internet ao 12 c de cloud

INTRODUÇÃO

Com o avanço tecnológico no decorrer dos anos, as empresas foram adequando seus produtos e serviços para acompanhar esse crescimento e, com as empresas de banco de dados, não poderia ser diferente.

A Oracle Corporation, por exemplo, nas suas versões de banco de dados 8i, 9i, 10g, 11g e a mais recente 12c, incorporou recursos de tecnologias como Internet, Computação em Grade e Computação em Nuvem,aliado à época de cada uma.

Desse modo, tais tecnologias foram utilizadas para fornecer mais recursos, flexibilidade e melhor qualidade aos seus usuários, juntamente com idéias de marketing que demonstram exatamente cada uma:

  • o “i” em suas versões 8 (1999) e que persistiu na sua versão 9 (2001) , representam a Internet;
  • o “g” em suas versões 10 (2003) e 11 (2007), representando a Computação em Grade (Grid Computing);
  • e o “c”  na mais recente versão 12 (2013) , representou a Computação em Nuvem (Cloud Computing) com a nova realidade de banco de dados.

Com isso, o intuito desse artigo é apresentar descrições dessas tecnologias e as suas influências em banco de dados Oracle.

1

(Fonte Imagem: Oracle. Editada.)

UM POUCO DE HISTÓRIA…

A INTERNET TAL COMO CONHECEMOS HOJE

Há vários fatores que contribuíram para o desenvolvimento da Internet tal como conhecemos hoje. No entanto, há alguns que foram essenciais para sua consolidação, sendo eles o sistema criado por Tim Berners-Lee, conhecido como World Wide Web- o www.  Criado inicialmente, conforme informações da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear – CERN, para que cientistas do mundo todo pudessem compartilhar informações de forma automatizada, além do  surgimento do protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/ Internet Protocol) – sistema com várias camadas, cada qual com sua funcionalidade .

Isto porque, o protocolo TCP/IP substituiu o NCP (Network Control Protocol), com várias limitações e, com isso,  tratando  falhas no envio de mensagens .O TCP com a funcionalidade de garantir a  consistência do fluxo de informações e o IP, conforme informações do  TCP/IP Guide  “…) é a camada de rede primária OSI (camada três) protocolo que fornece endereçamento, roteamento de datagramas e outras funções em uma rede interna” .

Diante de tais avanços tecnológicos a Oracle Corporation em 1999 lançou o banco de dados versão 8i, incorporando recursos que o deram destaque para uso com a internet.

Além disso, em 2001 (um ano depois da “Bolha da Internet*”) lançou o Oracle 9i, incluindo entre seus destaques, Data Mining e a alta disponibilidade do   Real Application Clusters- RAC .

DA GRADE ELÉTRICA À COMPUTAÇÃO EM GRADE

2

De forma geral, Computação em Grade (Grid Computing) é um conjunto de computadores que fornecem recursos sob demanda, dependendo da necessidade do usuário, além de passar a ideia de um único computador robusto.

Mas por que Computação em Grade? O nome dado é em alusão à grade elétrica (meio de transmissão de energia elétrica que apresenta funcionamento semelhante para o fornecimento de energia). Todavia, para o Grupo de Teleinformática e Automação (GTA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Computação em Grade pode ser definida resumidamente como “… um serviço para o compartilhamento de poder de processamento e capacidade de armazenamento pela internet, a fim de se otimizar as tarefas realizadas”.

Uma situação hipotética que explicaria o conceito de Computação em Grade seria a de um restaurante, onde teremos um cozinheiro, um garçom e o caixa. De modo que todos compartilharam recursos em prol de um único objetivo: fazer o restaurante funcionar, utilizando poucos recursos de cada um. Em vista que, se uma pessoa fizesse todas estas funcionalidades, teria mais custo.

“O ORACLE DATABASE NAS NUVENS”…

3

(Fonte Imagem: Oracle.com)

Recentemente a Oracle Corporation lançou seu mais novo banco de dados: 12c Release 1 (12.1) .Assim, quem não conhecia até então a tecnologia denominada de Cloud Computing, se viu diante da obrigação de se orientar e conhecer de vez as novas características desta nova versão, e também ficar a par de alguns termos como pluggable database (PDB), definição que a Oracle escolheu para caracterizar os bancos Oracle Database 12c Release 1 (12.1) e versões superiores,  e  o  non-CDB, que é a representação dos  bancos Oracle Database 11g Release 2 (11.2.0.3) até a versão do PDB.

4

(Fonte Imagem: Oracle Cloud)

Assim como toda tecnologia, o conceito  de Computação em Nuvem também está em crescimento e modernização. Em “A break in the clouds: towards a cloud definition”, em português “Uma pausa nas nuvens: em direção a uma definição de nuvem”, destaca-se a parte em que os autores elucidam que “Existem muitas definições de Cloud Computing, mas eles todos parecem se concentrar em apenas certos aspectos da tecnologia” e apresentando uma descrição breve sobre o assunto “A Nuvem é um grande reservatório de recursos virtualizados facilmente utilizáveis e acessíveis (como hardware, plataformas de desenvolvimento e/ou serviços)”, concluindo com a alegação de que “Nuvens não possui uma definição clara e completa na literatura ainda, o que é uma tarefa importante que vai ajudar a determinar as áreas de pesquisa e explorar novos dominíos de aplicações para o uso das nuvens.”

Sendo assim, pelas pesquisas efetuadas, observa-se que ainda não há uma definição única.  Porém, algumas estruturas parecem já terem se consolidado quando o assunto é Computação em Nuvem, são eles:

5

Sobretudo, com o crescimento das áreas como a Computação em Grade e Nuvem, é comum associarem as duas tecnologias como uma.  No entanto, é importante destacar que Computação em Nuvem e Computação em Grade, são tecnologias distintas que diferem em questões como arquitetura, segurança, virtualização, escabilidade, formas de pagamentos, entre outras.

CONCLUSÃO

Verificou-se que com o grande avanço computacional no decorrer dos anos, a Oracle Corporation incorporou em suas bases de dados, recursos que agregassem as tecnologias em demanda no mercado.

Assim, implicou em mudanças para seus clientes e, principalmente, para administradores de banco dados (DBAs). Estes últimos necessitaram e ainda necessitam, conhecer estes novos conceitos tecnológicos para administrarem com eficiência seus bancos de dados. De certo, é que com a evolução das tecnologias, há também uma evolução da base de dados.

Todavia, tendo em vista o marketing aliado as versões anteriores, o que fica como dúvida são as seguintes questões: qual será a próxima letra da versão 13?  Quais serão seus novos recursos? Quais serão suas características? Independente de quais respostas serão dadas, uma coisa é certa: a nova versão será mais um avanço aos banco de dados Oracle. Você estará preparado para aprender?

*Bolha da Internet: Momento de alta das startups  de Tecnologia da Informação baseadas em internet. Período: ano 2000.

Referências

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 4.5 / 5. Contagem de votos: 33

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress