Pular para o conteúdo

Erro ORA-03113: falha na alocação de canal para backup de banco de dados Oracle via TSM no Windows

tdpoInit(): Error – Could not initialize InitOrcBlock() / RMAN-03009: failure of allocate command on ORA_SBT_TAPE_1 channel

Durante uma das madrugadas ( Vida de DBA hehe) estive atuando em uma crise referente a um backup de banco de dados Oracle schedulado via TSM (Tivoli Storage Manager) que não estava sendo executado em um ambiente Windows (o que concerne com a nota da IBM “This problem only has only been seen on Data Protection for Oracle 64-bit on Windows”).  Verifiquei que o mesmo apresentava erro devido a não alocação do canal para o prosseguimento do backup, reportando o erro “ORA-03113 end-of-file on communication channel”. Após uma análise na rede (não encontrando qualquer anormalidade) e posteriormente nas logs anteriores ao backup que estava tentando executar, verifiquei que um deles havia terminado com o argumento ” [10019] krmxcr”,   e posteriormente apresentando falha de alocação de canal com o erro “RMAN-03009: failure of allocate command on ORA_SBT_TAPE_1 channel”.  Além da evidência do erro “tdpoInit(): Error – Could not initialize InitOrcBlock()”  no log tdpoerror.log (provavelmente o cara do backup irá te explicar que está ocorrendo isso). Isto ocorre devido a uma falha em uma das Dll do WIndows,  especificamente a orasbt.dll .

Verificando o Technote (troubleshooting) da  IBM para TSM, nota-se que há duas soluções:

  • Stop/Start da base de dados Oracle com ou  sem um reboot do servidor.
  • Adição do parâmetro  ORASBT_UNLOAD=1 no script do RMAN.

A priori, se não há uma disponibilidade para o reboot do ambiente, a segunda opção é a mais viável.  No entanto, caso há uma janela para a primeira opção, também seria interessante. Questão  acima foi resolvida com a primeira opção, visto que tínhamos uma janela durante a madruga que ocorreu a situação.

Para quem não conhece o TSM, segue um resumo.

Espero ter ajudado

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 22

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress