Pular para o conteúdo

A evolução dos DBAs: Conheça as quatro eras e as habilidades necessárias no mercado de trabalho

A evolução na era dos DBAs

Alguns dias atrás navegando pela internet encontrei um blog de Oracle com um artigo bem interessante no qual relata a evolução na era dos DBAs, no que se diz a respeito do conhecimento necessário para ser um DBA de ponta no mercado de trabalho. O artigo originalmente está em inglês, porém fiz um tradução com o meu inglês (by Joel Santana), caso você queira ler o artigo original clique aqui, caso contrário abaixo o artigo traduzido.

Ao longo da minha carreira em TI, sempre procurei estar atualizado com as tecnologias, e durante esse tempo acabei vendo tres diferentes eras no papel dos DBA’s e agora vejo uma quarta era se aproximando, abaixo vejamos a evolução destas eras.

1 – Em terra de cego, quem tem um olho é rei: Esta foi a era dos primeiros releases do Oracle desde a versão 4, 6 etc… Onde os bancos de dados relacionais eram a novidade no mercado e se você tivesse algum conhecimento em TI, tecnologias Oracle ou em bancos de dados relacionais você já seria um profissional diferenciado em um mercado de trabalho que estava até em então em uma grande expansão.

2 – Os DBA’s da era da velocidade e avanços da tecnologia: Este foi o tempo entre o Oracle 7 e o Oracle 10g. DBA’s com conhecimentos tecnicos de componentes internos do Oracle como Grid Infrastructure, tunning, backup & recover, RAC, Oracle Strems, Data Guard, eram profissionais dificil de se encontrar e se você tivesse essas habilidades você seria um profissional “top de linha”. Esse tipo de conhecimento vinha diretamente da leitura dos codigos fontes e / ou trabalhando exclusivamente para aprender como maximizar o desempenho de um servidor Oracle. Esses DBA’s conseguiram contruir grandes carreiras com os seus conhecimentos, acredito que essa foi a era de ouro dos DBA’s.

3 – Os DBA’s da era G: Este é o tempo do Google e das GUI’s (Graphical User Interface). Esses DBA’s são produtos dos novos ambientes construidos pela Oracle. Onde o proprio software pode encontrar e resolver alguns problemas além de executar uma serie de atividades simplesmente clicando em um só botão. Existem também uma série de livros, whitepapers, blogs, tutoriais e etc… que ensinam qualquer um que esteja querendo aprender uma quantidade enorme de informações a respeito da tecnologia Oracle em um curto espaço de tempo o que antes se acostumava levar anos para aprender com muito esforço. Então hoje esses DBA’s de Google e GUI’s, podem fazer de maneira rápida e facilmente o que antes seria necessario um profissional experiente e altamente qualificado. Por favor não me entendam mal! Os “DBA’s da era da velocidade e avanços da tecnologia” ainda são requisitados, não tanto quanto eram no passado ao longo dos anos que foram, mas ainda são necessários.

4 – DBA de Plataforma: Se a era da velocidade e avanços da tecnologia, foi a era de ouro para os DBA’s, então podemos classificar os DBA’s de plataforma como os DBA’s da era “Platinum”. O DBA “top de linha” nos dias de hoje não é apenas um DBA que seja “expert” em Oracle, mas também em infraestrutura. Ele é reconhecido por conhecer avançadamente areas como arquitetura, desing, storage, redes, aplicações e até mesmo o negócio. Quando você procura um DBA “top de linha” em Oracle RAC, Exadata, ASM, GoldenGate, MAA. Este profissional não deve dominar somente estas tecnologias proprietárias da Oracle, mas também toda a tecnologia que está nas cercanias destes produtos. Então fica a pergunta, “Quem são os DBA’s que irão dominar o mercado e ter o peso platinum nos proximos anos?”. Serão os DBA’s de plataforma. DBA’s de plataforma precisam também entender areas como Cloud, Enterprise Virtualization Platforms, Big Data, Enterprise Data Management, e um pouco de negócios também.

Em toda companhia, eu vejo que os dados estruturados estão se tornando uma porcentagem cada vez menor que as companhias teem de gerenciar. Dados não estruturados e semi-estruturados estão se transformando em uma pequena amostra de dados (como por exemplo os DW). Esta é uma perspectiva consistente da indústria, reiterada pelos analistas de mercado. Os DBA’s precisam ser “experts” não apenas em Oracle, mas sim em dados também. Nos proximos anos iremos ver:

  • Oracle como serviço irá crescer e consequentemente o movimento de dados na nuvem.
  • Todos os ambientes irão interagir com mais de um ambiente Big Data.
  • Ambientes Oracle “one-tier” irão aumentar a demanda por virtualização.
  • Aplicações Oracle ainda continuarão a dominar o mercado e DBA’s de aplicação que entendem do negócio terão suas demandas aumentadas.

Toda nova era no mundo Oracle ou mesmo no mundo de TI, gera novas oportunidades para aqueles que se deixam guiar e se adaptam a essas mudanças. Eu olho para o futuro para poder interagir com essas mudanças e compartilhar meu conhecimento e sabedoria e assim então todos nós estaremos bem situados em uma nova era.

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 8

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress