Pular para o conteúdo

Supervalorização e Hierarquia de Conhecimento: O Equívoco dos Profissionais

A importância de se respeitar a hierarquia [ júnior, pleno , sênior ]

Um dos fatores que causam rebuliços em várias áreas é a hierarquia de conhecimento. Na maioria das vezes é divida em : júnior, pleno e sênior. No entanto, devido ao equívoco de alguns profissionais perante à isso, essa hierarquia passou a ser questionada. Em quase todos os casos que isso ocorre há uma supervalorização, em uma linguagem mais direta, o júnior atuando como sênior, o pleno atuando como sênior, o júnior atuando como pleno e, em casos raros, o sênior atuando como júnior ou pleno. Neste último caso em específico, creio que é mais desconhecimento da pessoa perante a sua capacidade.

Há de se ressaltar que não de pode generalizar. A generalização em todas as ocasiões por si só já é um erro. Sendo assim, há aqueles que concernem com a supervalorização e não tenham conhecimento disso. Todavia, há os “espertões” que para ganhar um “pouquinho” (aspas? Sim, sabemos que na área de informática esse pouquinho reflefe em uma boa diferença de $$) se propõem em fazer atividades que ainda não possuem o conhecimento, se nomeando além da hierarquia que se encontram atualmente. Pense numa situação hipotética de um faixa branca de judô que em 6 meses se nomeia faixa preta sem ao menos passar por todos os passos e aprendizado que é necessário para se tornar um exímio faixa preta, pensou? É amigo, pois bem … isso acontece.

Mas a grande dúvida é: isso é legal? Não! Acredite, não é. Pode parecer que sim durante um bom período de tempo, mas não querendo levar para o cunho filosófico, a vida é mais esperta que você e uma hora ou outra, ela vai te cobrar o que você assume que sabe.

Em suma, é mais ou menos aquela frase famosa do Abraham Lincoln “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.”, você não só estará enganando a si mesmo, como seus próprios colegas/amigos de trabalho. Seja reconhecido e nomeado pelas suas próprias aptidões/skills através de estudos e toda forma de agregaçào de conhecimento. Vai por mim, será mais grantificante e recompensador, e não pelo caminho equivocado das coisas , pois o caminho mais difícil irá lhe trazer bem mais valor… afinal o que você sabe, você realmente sabe, e poderá mostrar isso.

Abraços

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 13

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

4 comentários em “Supervalorização e Hierarquia de Conhecimento: O Equívoco dos Profissionais”

  1. Avatar de Alexandre Frias

    É isso aí, meu amigo.

    Infelizmente o mercado está transbordando de FAKES, que dizem que são Sênior enquanto não deveriam passar de Júnior, e quem paga o pato somos nós, os “carregadores de piano”…

    Acho que vale a pena refletir também sobre as empresas de RH que não conseguem qualificar os profissionais de forma correta, atrapalhando ainda mais o mercado.

  2. Avatar de Bruno Reis da Silva

    É meu amigo, infelizmente isso acontece. Achei interessante sobre o RH, mas sobretudo os profissionais tem que ajudar também hehe. Isso de certa forma, nunca vai acabar. Mas é interessante os profissionais ficaram cientes disso e se conscientizarem 😀

  3. Avatar de Bruno Reis da Silva

    Olá Renato, obrigado pela participação! Bom, essa situação que voce elucidou, é a situação normal de promoção, a forma correta. O que não é necessariamente legal, é o cara se promover a uma coisa que ele não é, em uma linguagem mais popular, se fazer um fake de profissional hehe. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress