Pular para o conteúdo

CPU, PSU e SPU: O que são essas siglas no trabalho de um DBA?

CPU, PSU, SPU: O que são? Para que servem?

Algumas nomenclaturas como CPU, PSU, SPU são utilizadas no trabalho de um DBA. Quando por exemplo, encontramos um bug, queremos atualizar um banco de dados ou quando queremos melhorar a segurança da nossa base de dados. Mas quem ouve pela primeira vez essas siglas, fica se perguntando o que são e em alguns casos, associam para alguma manutenção de Sistema Operacional, como é o caso do CPU. Todavia, este CPU não é a uma refência ao Central Processing Unit(CPU) que é o processador do computador, e sim ao Critical Patch Update (CPU) da Oracle, que foi introduzida em 2005 para correções de segurança. A partir de Outubro de 2012, a Oracle decidiu fazer referência de CPU para  Security Patch Update (SPU), o novo nome.

Além disso, a Oracle  incorporou  correções de segurança com algumas correções prioritárias, e deu o nome disso de PSU (Patch Set Updates). Uma questão importante do PSU, é que ele atualiza a release do Patch set, como por exemplo de 10.2.0.1.1 para 10.2.0.1.2, o que pode ser entendido como atualizações pequenas de versões no banco de dados e após isso, somente PSU pode ser aplicado nos próximos trimestres (Janeiro, Abril, Julho e Outubro) até o banco de dados ser atualizado para uma nova versão, como por exemplo de 10g para 11g, de 11g para 12c. Em suma, CPU só pode ser aplicado na versão base, como por exemplo 10.2.0.4.1 , enquanto que o PSU pode ser aplicado nas versões 10.2.0.4.2 , 10.2.0.4.3  …

Além disso, há os Bundle Patchs, que são por exemplo, patches para Exadata.

Há duas notas interessante no MOS (My Oracle Support) que trata muito bem essas nomenclaturas e foi a partir dessas que fiz esse post. Seus IDs são: Patch Set Updates for Oracle Products [ID 854428.1] e New Patch Nomenclature for Oracle Products [ID 1430923.1].

O documento “s316967-patching-enterprisewide-dbs-181756” da Oracle, faz uma representação interessante de um patch no banco de dados.

Espero ter ajudado.

Abraços!

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 3.8 / 5. Contagem de votos: 12

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress