Pular para o conteúdo

Experiência no evento Oracle Cloud Odyssey: A Hero’s Quest em São Paulo

Oracle Cloud Odyssey: A Hero’s Quest

Eu compareci ao evento Oracle Cloud Odyssey: A Hero’s Quest que aconteceu nesse dia 13/03 no Cinépolis do Shopping JK Iguatemi em São Paulo. Como estava curioso para saber quais eram as tendências de Cloud Computing que a nossa querida Oracle tem em mente, acordei cedo e enfrentei o terrível trânsito de São Paulo naquela região para prestigiar o evento.

Logo na entrada vi que a Oracle tentou fazer os participantes entrarem no clima do evento. Para quem não se interou dos detalhes, a escolha do local (Cinépolis) foi devido ao fato de que uma animação com o nome homônimo do evento seria apresentada ao público. Animação essa que foi feita utilizando a tecnologia de Cloud da Oracle.  Atores caracterizados como os personagens do evento conversavam e tiravam fotos com os participantes.

Ás 9:00 fomos chamados a sala de projeção para o início do evento (com direito a pipoca e refrigerante) onde Sandra Cheevers, Principal Product Director – Cloud Product Marketing,  fez as honras e começou a falar sobre como a Oracle via o segmento de Cloud Computing e sobre o quanto o mercado Brasileiro era importante para a empresa. Tudo isso pautado de acordo com a apresentação da animação que foi feita em 4 capítulos distintos. Ao final de cada um, novas considerações foram sendo feitas de acordo com o enredo apresentado no filme.

Na minha opinião, foi um dos formatos mais interessantes de apresentação que já acompanhei, pois os ótimos roteiristas do filme montaram um enredo de ficção científica onde adaptaram a esse contexto todos os desafios de uma empresa ao entrar no mundo de cloud computing.
Já a qualidade gráfica não era nem das melhores nem das piores. Apesar de já ter visto animações de 10 anos atrás com mais realismo.

Ao final do filme, foi a vez de Adolfo Abreu,  Database, Exadata and Big Data Business Development Senior Manager at Oracle fazer a apresentação e demonstrar sobre os produtos que a Oracle tinha a oferecer para nuvem privada, pública e híbrida. Sendo o foco totalmente feito no Oracle 12c e o Multitenant e claro, na Database Machine Oracle Exadata e no Super Cluster. Respectivamente Database as a Service e System as a Service (DaaS e SaaS).

Logo após, Ricardo Urresti, Director Business Development – Fusion Middleware, falou sobre o Middleware as a Service (MaaS) e as vantages do Oracle Exalogic Elastic Cloud.

Como era de se esperar nesse tipo de evento, a abordagem sempre era feita do lado da venda dos produtos e serviços e praticamente foi nula a parte mais técnica das implementações. Mas foi bem interessante ver o que a Oracle tem pronto para a moda do Cloud Computing.

O número de participantes com certeza foi muito aquém do esperado. Talvez pelo local e o difícil acesso, ou talvez pela falta de interesse ainda do mercado brasileiro nesse assunto. Não tenho informações exatas sobre a baixa participação, mas com certeza o evento merecia mais atenção apesar do baixo contéudo estritamente técnico e mais do bom e velho papo de vendedor. Ficaram claras ás intenções da Oracle em olhar com bastante carinho para o nosso mercado.

Bom pessoal, fica aqui o meu relato. Se você quiser saber mais sobre as estratégias de Cloud Computing da Oracle, clique aqui.

Abaixo algumas fotos. Como disse anteriormente, não sou e nem tenho a pretensão de ser fotógrafo.

Abraço

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 7

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress