Pular para o conteúdo

Curso Itinerante de Tecnologia Oracle

ArW0ivxe6aN_XfRSBLad8quHUCPPWtNj00yRTa72dLAE_20150206-225459_1.jpg

Curso Itinerante de Tecnologia Oracle

Esse ano resolvi juntar um pessoal e compartilhar um pouco do conhecimento que venho colecionando sobre tecnologia Oracle.

Como trabalho na região da Paulista, quis aproveitar um pouco da energia do lugar: muitos restaurantes, cafés, bares, livrarias.

Mas como oferecer um curso de tecnologia Oracle dessa forma? Hoje em dia é muito simples e bastam alguns ingredientes:
– Internet (via hotspots ou um bom 3g ou 4g);
– Uma instância Oracle em nuvem;
– Notebooks com um mínimo para se instalar o instant client e o SQL*Plus;
– Uma galera com a faca nos dentes para aprender.

Na nuvem, subi uma instância Oracle via Amazon Web Services – RDS.
Coloquei uma configuração básica para não gerar muito custo, mas que, mesmo assim, supera muito configurações de instalações do server em um desktop ou notebook.

O aluno leva seu próprio notebook e na primeira aula já fazemos a instalação do instant client. Configuramos o TNS para acessar a instância na Amazon e, assim, o aluno já leva pra casa, e qualquer outro lugar, seu laboratório prontinho.

Quais os benefícios de realizar um curso assim?
1) Comida e bebida.
Estando em um lugar que serve comida, é educado consumir alguma coisa para não ficar só chupinhando a internet dos outros. Acontece que o curso fica muito mais descontraído e, depois de um dia inteiro de trabalho, por que não pedir um belo sanduba e uma gelada para segurar as próximas três horas de curso?

2) Lab portátil.
Como já mencionei, o profissional já sai da primeira aula equipado com o seu laboratório prontinho. Leva pra qualquer lugar e pode aplicar o conhecimento através de desafios off class (pra não dizer “lição de casa”).

3) Uma única instância para administrar.
Com todos acessando uma única instância, fica mais fácil de eu preparar as aulas e os desafios; crio uma única massa de testes, administro uma única role de usuários por classe.

4) Cloud computing.
É importante que o profissional Oracle tenha contato com arquiteturas de sistemas mais abrangentes. Faz muita diferença para o estudante sair um pouco da caixa e experimentar soluções em Cloud e que dão maior versatilidade de acesso. Ao tomar decisões sobre seus modelos de negócio, futuramente, essas tecnologias já farão parte naturalmente de seu leque de escolhas.  

5) Momentos de emoção.
Essa, na verdade, pode ser uma desvantagem para quem não tem aquele espírito aventureiro. Nem todo hotspot tem aquela estabilidade de conexão, então algumas vezes temos que partir para um outro plano, ou seja, outro bar ou restaurante. Mas isso é o que não falta na região da Paulista.

Já estamos na aula 7 e muita coisa já foi exercitada.
Se o modelo funcionar, quem sabe a gente não se encontra pra tomar umas e “Hands ON!!!””

Abraços e até a próxima.
 

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 10

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

1 comentário em “Curso Itinerante de Tecnologia Oracle”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress