Pular para o conteúdo

Business Intelligence

Business Intelligence

Business Intelligence

O OBIEE da Oracle é uma ótima aplicação para desenvolver relatórios, dashboards. Com cubos, KPI’s, é possível construir diversos cenários para análise e tomada de decisão.

Esses dados vêm de diversas fontes, ERP, CRM, então a integridade e clareza deles dependerá do input. O processo ETL, com o ODI faz o tratamento desses dados, formata, transforma, e insere na base DW – Data Warehouse. Hoje no mercado existem inúmeras ferramentas ETL e para desenvolvimento de relatórios, dashboards. Umas são mais intuitivas, outras você precisa conhecer muito bem cada funcionalidade, valores são díspares, uns gratuitos outros a licensa é bem onerosa. Depende do conhecimento da equipe técnica de uma empresa qual deles irá implantar.

Detendo nossa atenção ao OBIEE, é uma aplicação de fácil utilização para desenvolvedores acostumados com a linguagem pl-sql. Construção de cubos, entender as métricas para que o resultado obtido seja satisfatório. Ele disponibiliza as opções de construir KPI’s, dashboards, relatórios de acordo com os cubos.

Dashboards por exemplo, possui layouts diversificados, ali você pode brincar com os dados, e fazer o cenário que melhor se adapte ao seu negócio.

Têm plugins para o Excel e Word, assim você consegue construir Reports baseados no layout desses dois, é chamado de publisher.

Dentro de tudo isso, você vai analisar os dados, e tomar decisões baseadas no seu negócio, por isso consultores de BI não podem ser apenas técnicos. Para conhecer o negócio da empresa precisa estar bem familiarizado com os processos da empresa, visão, missão e valores, ou precisa ser ninja.

Por exemplo, uma empresa que usa CRM, o Business Intelligence será necessário para conhecer os perfis dos seus clientes, suas preferências, o que não gosta, assim um Marketing de CRM bem elaborado e direcionado não só fidelizará seus clientes como captará mais devido a sua atenção e campanhas inteligentes.

Instituíções financeiras também se beneficiam do BI, fazer projeções, conhecer os dados passados, selecionar clientes para determinada ação, conhecer os valores das aplicações, mercado concorrente, para evitar perda de tempo, dinheiro e clientes. Com isso ações bem definidas atingem o cliente certo.

Escolas, Universidades, com os números de alunos nos cursos, fazer análises de rendimento, projeções, desenvolver ações de melhoria continua dependendo do cenário apresentado, tudo isso para manter e quem sabe melhorar o serviço oferecido por elas.

Hospitais, Ambulatórios, conhecendo os pacientes, as doenças, regiões que mais aparecem A, B, ou C, período, são utilizados para projetar ações, e campanhas de saneamento básico, prevenção, melhora da saúde com aplicações direcionadas e assertivas.

Enfim, são inúmeras as aplicações do BI, hoje diria que é um braço de qualquer instituição, pois fornece informações necessárias ao seu desenvolvimento, crescimento e melhoria no atendimento, em campanhas e ações.

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 11

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress