Pular para o conteúdo

Primeiro Passo

Primeiro Passo

taa.png

Após um longo e tenebroso inverno, ao qual acabei deixando de realizar algumas tarefas que gosto muito (como escrever, por exemplo) para dar prioridade a outras mais urgentes e pontuais, estou de volta.

E estou de volta com uma ótima notícia: Realizei e passei no exame de certificação 1Z0-051 – SQL Fundamentals I!

Sei que esse é apenas o primeiro passo rumo a um futuro muito mais brilhante e complicado mas não posso deixar de comemorar esse feito. Para quem não trabalha diretamente na área, é uma prova muito difícil a ser vencida.

Apesar de ter contato e realizar algumas tarefas em relação a Banco de Dados, sou Analista de Suporte e possuo diversas outras responsabilidades. A empresa onde trabalho não possui um DBA específico e sempre que tínhamos qualquer tipo de problema nós precisávamos apelar para uma consultoria externa.

Porém, desde que me inscrevi nos cursos oficiais da Oracle e passei a estudar o assunto, minha gerência resolveu apostar em mim e passar as demandas de Banco de Dados para mim, antes de passar para a consultoria externa. Eu tinha a oportunidade de analisar o problema e a liberdade de avaliar se era capaz de resolvê-lo ou passar para a consultoria. Herdei novas responsabilidades que me trouxeram experiência!

A maioria dos problemas eram simples: extração de dados para fins específicos, criação de usuários, concessão/revogação de privilégios de sistemas/objetos, estouro de tablespaces… Passei a resolver esses problemas e a empresa economizou um bom dinheiro em consultoria.

A minha prova de fogo, entretanto, aconteceu quando tivemos um problema em nosso “sistema de backup”.

A empresa que trabalho não possui a versão Enterprise do Oracle, o que limita alguns recursos. Com isso em mente foi criado, há algum tempo, um esquema de backup que imitava o Data Guard através de scripts de importação aplicados através da Cron do Linux. Esse sistema de backup foi batizado de “Data Pobre” ou “Stand Pobre” pelo Portilho em um de seus vídeos.

O sistema funcionou bem até que tivemos um problema no servidor de Stand by, que precisou ser substituído. E aí foi quando eu tive uma pequena demonstração da tensão e responsabilidade que um DBA possui.

Eu me propus a refazer o sistema de backup no prazo de 2 dias. Caso não conseguisse, iríamos acionar a consultoria externa (que havia criado a primeira versão) para resolver o problema.

O bom foi que consegui refazer o sistema de backup e, desde então, ganhei confiança e respaldo pra realizar algumas tarefas mais sérias. Desde então já troquei os 2 servidores (Produção e Stand by), melhorei o sistema de backup e resolvi que quero seguir nessa profissão. Os desafios são muitos mas a satisfação de dever cumprido é sensacional!

E é isso! Resolvi me certificar, consegui dar o primeiro passo e agora vou em busca da Certificação 1Z0-052 – Administration I.

Já comecei a estudar e espero que em breve possa voltar aqui pra trazer mais boas notícias!

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 6

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

2 comentários em “Primeiro Passo”

  1. Avatar de Cleto Eduardo

    Muito bom, apesar de ser de 2016, hoje eu li e curti seu relato profissional, bacana sua evolução.
    Acompanhando aqui seu site, lendo posts antigos. muito bom, parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress