Pular para o conteúdo

GUOB Tech Day 2016 LA OTN Tour

GUOB Tech Day 2016 LA OTN Tour

No dia 30 de Julho de 2016, a equipe GPO (Grupo de Profissionais Oracle) compareceu ao GUOB Tech Day 2016 LA OTN Tour. Devido a grande quantidade de palestras desse ano (que contou com uma sala extra), eu (Sergio Willians), Carlos e Roberto nos revezamos na medida do possível para cobrir o maior número possível.

Esse aumento no número de palestrantes que nos chamou a atenção esse ano. O pessoal do GUOB conseguiu colocar ainda mais conteúdo técnico em apenas 12 horas ! Uma verdadeira overdose de informações sobre tecnologia Oracle ! Ponto para o pessoal do GUOB !

Abaixo a grade original das palestras:

GUOB Tech Day 2016 LA OTN Tour

A abertura

Iniciando o evento, Eduardo Hahn (Presidente do GUOB) nos apresenta imagens e números do evento anterior. Com o bom humor de sempre, Hahn dá o ritmo do que será o GUOB Tech Day 2016.

Logo após Hanh, Pablo Ciccarelo mostra os números atuais da OTN e enfatiza o crescimento do número de Oracle ACEs na América Latina. Yes, we have Oracle specialist too ! 🙂

Pablo também explicou todos os passos para se tornar um Oracle ACE e seus níveis. Tudo começa com uma participação ativa na comunidade !!!

Alex Zaballa também falou sobre o caminho que trilhou para chegar a Oracle ACE Director. Agradeço a lembrança ao citar o GPO na sua caminhada ! 🙂

Aproveitando a deixa, o GPO está sempre a procura de novos colaboradores. Se você gostaria de se tornar mais ativo na comunidade Oracle, aqui você tem seu espaço garantido ! Clique aqui e veja como !

Fernando Lemos entrou na sequência. Para quem não o conhece, ele é o VP de Vendas de Oracle Managed Cloud. Para aqueles que foram ao Oracle Open World, as palavras de Fernando serviram como uma confirmação das estratégias da Oracle para Cloud Computing. Para aqueles que não foram, SaaS, PaaS, DaaS e IaaS serão siglas que farão parte indivisível de cada um dos profissionais de tecnologia Oracle.

Computação Compartilhada, Dedicada em Nuvem Pública, Nested Virtualization, Bare Metal, Oracle Cloud Machine e Nuvem Privada on Premise serão amplamente usados, discutidos e trabalhados nos próximos anos !

A Oracle realmente enxerga o Cloud como o próximo caminho a ser trilhado. Um exemplo disso, é que a versão 12c Release 2 do Oracle database será lançado primeiro na Cloud ! Além do fato do lançamento do Oracle E-Business Suite Cloud, localizado para o nosso país !

Uma frase de Mark Hurd no OOW2016 pode sintetizar bem isso: “Até 2025, todos os ambientes de testes estarão na Cloud !”.

Voltando ao evento, após a fala de Fernando lemos, fomos para o primeiro Networking Café. Para mim, esses beaks contam tanto quanto as palestras do evento. Além de encontrar camaradas como Ricardo Portilho, Gabriel Comenale, Rodrigo Almeida, André Santos, David Ricardo, Rodrigo Mufalani, Alex Zaballa, Alexandre Borges, Airton Lastori, Waslley Souza, Fábio Prado e tantos outros, sendo que muitos deles palestraram; Muitas oportunidades e contatos surgem através de conversas e apresentações. O GUOB sempre soube elaborar e valorizar bem esses momentos.

Não podemos esquecer também a boca livre. Sucos, cafés, lanches e petiscos variados a vontade.

Após o término, finalmente começamos as apresentações técnicas:

Daniel Morgan

Misconfigured by Default: Installing the Oracle Database for Expert Oracle DBAs

Willians: Não foi a toa que foi bem concorrida a palestra do Daniel Morgan. Ele já iniciou com uma frase interessante, que traduzida ficaria mais ou menos assim:

“Você gostaria que seu cirurgião praticasse medicina como nos anos 90 ? Então por que instalar o seu banco de dados como nos anos 90 ?”

Ele também explicou que se especializou em instalações de banco de dados Oracle, pelo fato de que isso não é ensinado com a atenção necessária, nem pela Oracle University. E isso tenho que concordar com ele.

Ele demonstrou uma série de boas práticas e explicações sobre os diversos tipos de arquivos de configuração do banco. Foi uma palestra obrigatória para todo bom DBA !

Carlos Sierra

Understanding my database through SQL*Plus using the free tool eDB360

Carlos: Carlos Sierra apresentou uma das ferramentas gratuitas, de sua autoria, chamada eDB360. Utilizada através de uma execução no SQL*Plus, gera um arquivo compactado com vários arquivos, ricos em informações do banco de dados em questão. Com dados de todos objetos do banco, com gráficos, um rank de 5 querys mais pesadas. Uma ótima ferramenta.

Rodrigo Jorge

Oracle Database Advanced Securing – Hack Defense

Roberto: A palestra falou sobre a segurança avançada no banco de dados da Oracle.

Foi comentado formas de se obter acesso DBA via escalonamento de privilégios, via permissões de create public synonym ou create any index.

Outras formas de deixar o banco indisponível, como Sql Injection, buffer overflow e ataque de Undo também foram citadas. Rodrigo também mostrou formas de se defender contra esses tipos de ataques

Ricardo Portilho Proni

Estatísticas: Quando coletar ? Quanto coletar ? Como coletar ?

Willians: Fui a palestra do meu grande camarada Ricardo Portilho. Como de costume em suas apresentações, as palavras honestas e duras sempre estavam presentes !

“Nunca acredite em tudo o que lê !”

Com sala cheia, Portilho explanou sobre o CBO e explicou que o RBO ainda existe. Também passou aos o link do time de criação do CBO, informando que é leitura obrigatória !

https://blogs.oracle.com/optimizer/

Explicou com detalhes sobre a coleta automática de estatísticas, coleta manual, conceito de stale, histogramas, além de pedir para que não utilizem o ANALYZE, pelos diversos motivos que ele exemplifica. Essa foi mais uma das palestras obrigatórias para os bons DBAs !

Roberto: Ricardo mostrou em sua palestra formas de coletas de estatísticas, as melhores práticas e qual seu devido uso, mostrando exemplos de melhora no desempenho ao ser coletada corretamente. Também mostrou como configurar parâmetros de acordo com a sua demanda

Alexandre Borges

Hunting Malwares in the memory of an Oracle Linux 7.x

Willians: A palestra do camarada Alexandre Borges desmistificou o que muitos sabem, mas a maioria não. De que as plataformas Linux são livres de vírus e outros tantos tipos de malwares.

Ele explicou sobre rootkit e como tantos malwares conseguem persistir somente em memória e ludibriando os diversos softwares de anti-vírus. Inclusive, ele demonstrou em exemplos práticos as diversas maneiras de se diagnosticar através de coleta de memória.

Assustador !!!

Roberto: A palestra abordou como malwares podem se esconder em ambientes linux, apenas se inserindo na memória do sistema, e não no disco, fazendo se passar quase imperceptível.

Relatou que os anti-virus não reconhecem mais que 40% dos malwares ativos.

Anderson Ferreira

Desenvolvendo aplicações Oracle Apex mais seguras

Carlos: Anderson apresentou na prática as falhas, e as formas de tratar, mais comuns na segurança de páginas do APEX. Por exemplo proteção de permissões em páginas, bloqueios de opção de DELETE de registros por página, trocar variáveis comuns por variáveis bind (& para 🙂 sem concatenação (||) para evitar SQL Injection.

Alex Zaballa

DBA Commands and Concepts that every Developer Should Know

Willians: O camarada Alex Zaballa mostrou mais uma vez, por que é um Oracle ACE Director. Com maestria ele explicou sobre as diversas novidades e conceitos do Oracle 12c. Pluggable Database, Hot Cloning, Application Container, Parallel, Row Chaining, RMAN Table Recovery, e tantos outros detalhes interessantes e importantes, como o compartilhamento de objetos entre pluggable databases e DDL Wait Options.

Nem preciso dizer que a sala estava lotada.Para quem perdeu, só posso recomendar que aproveite o próximo evento, caso ele palestre novamente em 2017.

Roberto: Alex comentou sobre comandos que geralmente são conhecidos mas não usados, falou sobre o explain plain e como ele pode mentir em relação ao que está fazendo.

Carlos Sierra

SQL Tuning 101

Willians: Outra palestra muito concorrida ! Carlos Sierra explanou com muita propriedade sobre tuning de SQL. Ele citou alguns pontos importantíssimos ao se iniciar esse tipo de trabalho:

  • Utilizar uma versão sólida e estável do banco de dados;
  • Resetar todos os parâmetros do CBO;
  • Coletar as estatísticas do CBO;
  • Escrever um código SQL razoável.

Por incrível que pareça, códigos SQLs razoáveis são algo que estão em extinção.

Carlos explicou sobre ASH e Trace. Mostrou a comparação entre ambos, citando as vantagens e desvantagens de cada um.Falou também sobre as diversas ferramentas para se colher informações, sejam elas gratuitas ou pagas. Foi uma palestra essencial e obrigatória !

Roberto: O tema abordado foi como efetuar melhorias nas consultas feitas pelo Oracle.

Carlos mostrou exemplos de tuning na performance das querys.

Daniel Morgan

Oracle INSERT Statements for DBAs and Developers

Carlos: Daniel apresentou diferentes formas de inserção de dados e exemplos de comparação de tempo entre elas, utilizando INSERT WHEN, INSERT FIRST, INSERT ALL, VIRTUAL COLUMNS, INVISIBLE COLUMNS, TYPE no INSERT, MERGE INTO, FORALL INSERT, FORALL MERGE.

Waslley Souza

Utilizando IoT para tornar as cidades inteligentes

Carlos: Waslley apresentou exemplos de IoT em parquímetros, sistema de transporte de ônibus. E apresentou um simulador da Oracle, de um equipamento de ar condicionado, onde era possível controlá-lo remotamente, receber informações do funcionamento, e já tomar ações baseado nesses dados.

Infelizmente não conseguimos acompanhar todas as apresentações.

Encerramento

No encerramento do evento, percebia-se ainda a grande quantidade de pessoas que ainda o acompanhavam. Quem estava lá, queria aproveitar até o último minuto !

Os sorteios, que fazem parte de todas as versões do evento, estavam presentes e premiaram aqueles que ainda estavam perseverando em pleno Sábado a noite ! E assim acabou mais um GUOB Tech Day !

O pessoal organizador do GUOB Tech Day 2016 LA OTN Tour estão de parabéns ! Conseguiram melhorar o que já era bom e ainda agregaram mais informação em um espaço tão curto de tempo ! Tenho certeza de que no ano que vem, eles nos surpreenderão mais uma vez !

Obrigado Hahn e toda equipe do GUOB pela oportunidade em acompanhar esse grande evento !

Gostaria também de agradecer aos meus camaradas Carlos e Roberto, pela ajuda na cobertura deste evento !

Abaixo, vocês poderão ver um pouco do que foi esse grande evento:

No site oficial do GUOB, você terá acesso ás palestras e os materiais ! Para isso acesse: GUOB

Um grande abraço

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 5 / 5. Contagem de votos: 38

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress