Pular para o conteúdo

Conhecendo o Oracle Application Express

Conhecendo o Oracle Application Express

O Oracle Application Express (mais conhecido por Apex, com pronúncia ā’pěks) é uma tecnologia poderosa para desenvolvimento simples e rápido de aplicações sem custo para quem possui banco de dados Oracle (incluindo a versão gratuita Oracle Express Edition).

O desenvolvimento de boa parte da aplicação pode ser feito apenas de forma declarativa, ou seja, o desenvolvedor informa os parâmetros para a aplicação e para as páginas e a ferramenta encarrega-se de gerar o código JavaScript, HTML 5 e CSS 3, que na versão 5 é aderente às principais normas de acessibilidade.

https://4.bp.blogspot.com/-CHNKkKEbuOA/V8Wmof7Nt3I/AAAAAAAAAcw/4qVaO1CJmusTukHo6DZfuYIwkTB_wpfvQCLcB/s320/mobile_apex.PNG

Com a utilização de apenas um navegador e conhecimentos básicos de SQL, é possível em poucos minutos o desenvolvimento declarativo de aplicações web responsivas para desktop ou dispositivos móveis (jQuey Mobile).

Apesar de em alguns casos ser útil para a execução de tarefas mais complexas, para utilizar o Apex não é necessário conhecimento de CSS, nem de HTML e tampouco de JavaScript.

É altamente integrado com banco de dados Oracle: Data Mining, Spatial, RAS e muito mais.

Ações dinâmicas podem ser criadas de forma declarativa para tornar a aplicação ainda mais profissional e dinâmica. As ações dinâmicas implementam por trás dos panos chamadas Ajax (Assyncronous JavaScript and XML).

O Apex possui nativo o gerenciamento de sessão sem o desenvolvedor precisar escrever uma linha de código para isso!

A autenticação é a capacidade de a aplicação definir se o usuário que está tentando logar é realmente quem diz ser. A autorização é a verificação se o usuário pode ou não visualizar aquele componente (aplicação, página ou item) ou executar aquela operação. Nativamente é possível definir uma autenticação dentre diversas opções tais como Contas do Apex, LDAP, Oracle SSO, autenticação pelo cabeçalho HTTP, ou você pode criar uma autenticação personalizada. O gerenciamento de autorizações pode ser definido no nível da aplicação, página, processo, cálculo, ramificação ou até mesmo do item.

Conhecendo o Oracle Application Express

O Apex tem baixa curva de aprendizado, ou seja, em pouquíssimo tempo já é possível desenvolver aplicações comerciais. Por exemplo, na empresa onde trabalho, o treinamento básico é de apenas uma semana!

Outro ponto interessante é a facilidade de geração e consumo de webservices REST e SOAP em formulários e relatórios.

Ficou interessado? Crie gratuitamente seu espaço de trabalho e experimente a tecnologia no próprio ambiente da Oracle:  http://apex.oracle.com

Espero que tenha gostado e até a próxima!

Abraço

Quão útil foi este post ?

Clique em uma estrela para classificar o post

nota média 4.3 / 5. Contagem de votos: 15

Sem votos ! Seja o primeiro a classificar !

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress