› Fóruns › Banco de dados Oracle › Problema com conexão externa ao BD › Responder a: Problema com conexão externa ao BD
Repito : num ambiente Virtualbox, as VMs são chamadas de guests, e o sistema operacional que elas rodam é o SO guest , enquanto a máquina FÍSICA/real onde vc INSTALOU o virtualbox é a chamada máquina host, e o SO que roda nela é o SO host …. Só confirmando, no seu caso esse Linux Mint 19.1 È MESMO o o SO host , ie, o SO real na máquina real onde roda o VIRTUALBOX, certo ?
Sendo isso : vc LEU e ENTENDEU a minha resposta, onde eu MOSTRO que a primeira necessidade é que haja uma Rede virtual no teu SO host, a chamada VIRTUALBOX HOST-ONLY NETWORK – de momento não não um host LINUX pra te demonstrar, mas o CONCEITO É O MESMO … Dá um look / pesquisada nos sites mais especializados e/ou de usuários que rodam Virtualbox num host Linux (https://www.tecmint.com/network-between-guest-vm-and-host-virtualbox/ é um exemplo) pra refs mais especializadas, mas (REPITO) o conceito é o mesmo….
A SEGUNDA coisa é o que eu disse : vc TEM QUE TER na VM uma interface de rede conectando na rede host-only, ALÉM da interface para acesso à internet e redes do HOST, que normalmente é essa BRIDGE que vc disse que tem…. Vc VIU na minha resposta os links pras imagens mostrando EXATAMENTE ISSO (no meu caso eu PREFERI ter o adapter 1 da VM como Bridge e o 2 como HOST-only, mas independe) ?? Tem Igual aí na sua VM ??
A TERCEIRA COISA : como eu tinha dito, vc TEM que ter liberado TUDO quanto é firewall, antivirus e etc NÂO SÓ no SO guest (o que vc tinha dito que já tinha feito) MAS TAMBÉM NO SO HOST : vc FEZ ISSO LÁ ??? Vc não diz…. Isso é MUITO COMUM de causar esse tipo de impedimento, https://www.thatjeffsmith.com/archive/2014/03/connecting-to-oracle-from-your-host-to-a-virtualbox-oel-guest/ mesmo é um exemplo onde era ISSO que estava impedindo a conexão, E nessa mesma página há um link para o grupo de usuários VIRTUALBOX, que pode te ser útil, já que lá é mais Provável que vc ache alguém usando um HOST Linux…
INCLUSIVE, quando vc fala que consegue conectar via ssh a partir do SO host na vm mas não consegue conectar via sqlplus ou via SQL DEVELOPER, isso é uma ENORME SUSPEITA, pois o ssh usa uma porta DIFERENTE da porta 1521 default do listener Oracle, NADA IMPEDE que a porta do ssh esteja ABERTA no firewall/antivirus/sei lá o que do SO host mas que a porta 1521 esteja FECHADA/BLOQUEADA…..
APENAS QUANDO TUDO ISSO estiver OK, aí SIM vc, TAL COMO EU FIZ, loga na VM e faz os testes locais lá, ie : via ifconfig mostra os IPs e as redes nas quais cada interface de rede da máquina tá conectada, CONFIRMA CERTINHO a porta E o service_name registrado no LISTENER via lsnrctl status E lsnrctl services…
==> COM TUDO ISSO OK, não há motivo pra vc não conseguir Conectar no RDBMS Oracle presente no SO guest a partir do SO host, okdoc ??
[]s
Chiappa
OBS : eu não detalhei/especifiquei as configs necessárias no client Oracle presente na máquina HOST porque Imagino que isso é tranquilo, já é conhecido, certo ??