› Fóruns › Banco de dados Oracle › RMAN – Erro após executar crosscheck archivelog all › Responder a: RMAN – Erro após executar crosscheck archivelog all
Blz ? Então, sem desconsiderar a (bem possível!!) questão de BUGs, pra mim (até porque vc Não Mostra a CRÍTICA questão da configuração da RETENTION que vc quer usar!!) acho que vc tá com algum ARCHIVE necessário removido/apagado… Eu recomendaria que, para vc poder fazer o teste de backup full / completo mais facilmente :
- APAGUE COMPLETAMENTE os backups que vc tem hoje, usando os DELETE NOPROMPT todos adequados : apague TODOS os backups de banco, de archive, de controlfile, de initfile, tanto backupsets quanto backup copies, enfim, zera tudo
-
Configure o RETENTION POLICY para Redundancy de 2 ou 3 jogos de backup e FAÇA UM SHUTDOWN IMMEDIATE e um STARTUP desse banco : esse restart do banco vai GARANTIR que foi feito um CHECKPOINT completo em TODOS os seus datafiles, de modo que vc tenha 100% de certeza Absoluta que não há nenhum archive não-backupeado/não localizado (porque foi apagado erradamente devido à má-config de RETENTION e/ou de tipos de backup, o que ME PARECE poder ter ocorrido aí no seu caso)
-
Configure as opções de AUTOBACKUP todas para ON
-
Configure as Otimizações de backup para OFF
-
No seu script de backup, faça um BACKUP DATABASE PLUS ARCHIVELOG na hora de tirar o backup : entre OUTRAS vantagens, isso já archiva o redo corrente pra vc Automaticamente, já backupeia os archives TODOS necessários, certinho….
-
Faça vários DMLs bem grandes de modo a gerar mais e mais archives entre cada backup, e a cada poucas horas tire um backup diferente, SEMPRE backup full plus archivelog
-
Na hora de deletar os obsoletos dentro do script, em princípio um DELETE NOPROMPT OBSOLETE; já deveria apagar tanto os backups de archives quanto os de banco – se por bug isso não acontecer, depois vc retesta fazendo DELETEs pra cada tipo de backup, mas isso só se preciso
-
Depois de ter tirado um backup a mais do que o indicado no RETENTION, confirme que o backup obsoleto de acordo com a política foi Removido, LISTANDO com LIST BACKUP
====>>> UMA VEZ tudo isso feito OK, vc COMPROVOU que teu RMAN e teu database estão OK, estudo da política BACKUP COMPLETO TODO DIA tá feito com sucesso…
PORÉM, não para por aí o estudo do RMAN, essa política é a mais SIMPLÓRIA possível, só é usada por empresas de PEQUENO porte, onde é possível um backup completo a cada noite, por exemplo…. É mais que EVIDENTE que numa Empresa que trabalha 24×7 em grandes volumes de dados isso NEM DE LONGE é viável, é AÍ que estratégias como backup incremental e backup de archives ISOLADOS do backup de banco… Já vi empresas onde devido ao volume é inviável reter em disco mais do que umas POUCAS horas de archive, digamos…
Para que vc possa estudar/simular aí no seu banco de estudos casos mais complexos desse tipo, são DIVERSAS as configurações e tipos de script que vão ser necessários, é grande DEMAIS pra gente explicar aqui num post de Fórum : pra isso eu recomendo FORTEMENTE que vc adquira e estude os bons livros de RMAN, como os livros de RMAN dos autores Robert G. Freeman e Matthew Hart (há edição para CADA versão do RDBMS, até o 18c iirc, escolha a Edição mais recente/próxima da SUA versão), o “Pro Data Backup and Recovery” de Steven Nelson e o “Oracle RMAN for Absolute Beginners” de Darl Kuhn …
okdoc ??
[]s
Chiappa