› Fóruns › Banco de dados Oracle › Redimensionar datafiles › Responder a: Redimensionar datafiles
Isso posto, suas respostas e algumas Observações, abaixo de cada item/pergunta :
“…tenho 5 datafiles criados na tablespace, todas com MAXSIZE 32GB, AUTOEXTEND ON a cada 512M,… elas estão numeradas em PROD1 até PROD5, sendo que as1,2 e 3 ja utilzou todo espaço, a 4 esta com o MAXSIZE em 27 GB e utilizado 25 GB, ja a PROD5 esta com MAXSIZE 32GB e totalmente livre.”
Bem, com esse “a cada 512M” acredito que vc quis dizer que a propriedade de NEXT do datafile está assim setada, então a cada vez que for necessário criar um novo extenmt ele terá 512M de tamanho, Independente de qquer coisa – Eu não gosto disso porque aí , MESMO que a tabela for pequena e estiver nas alocações iniciais de espaço, a alocação dentro do datafile SERÀ OBRIGARTORIAMENTE de 512 M, e se a tabela for pequena e vc SABE que na verdade ela nunca vai ocupar Tudo Isso, vc VAI FICAR COM ESPAÇO alocado mas não usado E não usável por outros objetos… Eu só uso NEXT ou PCTINCREASE se REALMENTE tenho CERTEZA ABSOLUTA de que NUNCA tabelas muitíssimo menores que isso vão ser criadas na tablespace…
E incidentalmente, como estamos discutindo propriedades DOS DATAFILES de uma tablespace, onde no trecho vc fala “ela”, “elas”, “a”, na verdade deveria ser “ele”, “eles”, “o” datafile…. Isso não tem NADA A VER com “A” tablespace…
“Nunca passei por esse cenario e lendo a documentação não consegui entender se na pratica será aplicado a logica, sendo, se eu dar um ALTER DATABASE na PROD4 ela altera o MAXSIZE para 32GB (Seria bom eu fazer isso)”
Veja, se vc REALMENTE quer/precisa que o datafile chegue no máximo teórico possível (que normalmente é, sim, de 32 GB), é VOCÊ quem precisa alterar a propriedade, e isso EM CADA DATAFILE que vc quiser/precisar…. Não é Absolutamente obrigatório – se vc tiver, digamos, um datafile que pode crescer até 25 GB e outro que pode crescer até 07 GB, isso dá no mesmo que ter um que pode crescer até 32 GB – mas se vc quiser só ter datafiles que podem se extender até o máximo, sem probs, pode fazer….
“conforme o espaço vai sendo ocupado, quando o limite MAXSIZE da PROD4 for atingido, o oracle começa a gravar automaticamente na PROD5”
Isso aí..