Pular para o conteúdo

Fóruns Banco de dados Oracle Iniciando no Oracle Iniciando no Oracle

#87822
Rodrigo Almeida
Participante

    Muito bem galera, sejam bem vindos a comunidade.

    O conceito de vocês está correto, o Ishi passou um resumão para isso. Ficou bacana.

    Depois, que aprimorar o conhecimento de TABLESPACE, DATAFILE, SCHEMAS e INSTÂNCIA, mais para frente, será questões de projeto de banco de dados que irá conseguir enxergar bem essas diferenças e como estruturar seu banco.

    Um exemplo, é:

    1) Se tenho um ambiente de teste, e tenho várias aplicações pequenas para esse ambiente, é recomendado que cada aplicação tenha seu owner (SCHEMA) e depois sua tablespace.

    2) Uma tablespace pode ter muitos datafiles, porém, cada tablespace pode armazenar segmentos (Tabelas, ÍNdices ou LObs) que necessitam que atenção especial, seja para a parte de performance, principalmente I/O, ou até mesmo, particionamento de grandes tabelas, índices, trabalhar com LOBs ou segmentos que não necessitam de DMLs, que trabalhem apenas com READ-ONLY e necessita ficar em um lugar especial no banco.

    3) Sobre owners, tu pode ter um owner (SCHEMA) para aplicação realizar tarefas full (adminsitração total) e outros schemas da mesma aplicação para apenas consulta ou tarefas especiais na aplicação, que pode ser separado por questões de segurança, por isso, que uma aplicação pode ter N schemas, fora os usuários da aplicação, que podem tb ter schemas, como synonyms e tabelas temporárias debaixo de seus usuários.

    Isso são apenas exemplos para enfatizar o conceito de vocês, de como mais para frente isso será importante para vocês projetarem seus bancos de dados.

    Abraços,

    Rodrigo Almeida