› Fóruns › Banco de dados Oracle › Replicação banco de dados – ORA RAC e ORA Simples › Replicação banco de dados – ORA RAC e ORA Simples
Opa,
Dataguard é lindo, mas só rola com EE, que é caríssimo. Geralmente, ele não está disponível pra gente.
O storage que vc usa é o EVA? o EVA tem soluções de replicação de dados no próprio storage. Vc liga um storage no outro pela SAN e ele replica as LUNs. No caso, aí, vc teria que comprar outro storage, o que faz sentido visto que vc não quer perder desempenho. Parece que tb tem que licenciar o módulo de replicação de storage, mas de longe deve ser mais barato que montar 2 Oracle RACs EE .
Daí, você precisaria deixar uma máquina na agulha pra montar a LUN do storage 2, caso vc precise dele.
Então, vc teria os seguintes cenários:
1) crash no RAC, mas storage 1 OK
R: Aponta a máquina sobressalente para o storage 1 e levanta o banco lá como single instance (sem RAC)
2) crash no RAC e no storage1
R: Quebra a réplica de storages, aponta a máquina sobressalente para o storage 2 e sobe a instância. Quando o RAC e o storage 1 reestabelecerem, você faz o mirror de LUN novamente, para o serviço e levanta o RAC
Creio que vc consegue replicar sem parar o serviço, colocando o banco no modo BEGIN BACKUP. Em relação à replicação do storage, a galera da HP pode te ajudar bem nisso. Eu sei que é possível, mas nunca montei.
Abraços,
Juliano