- Este tópico contém 10 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 1 mês atrás por
hudsona.
-
AutorPosts
-
22 de janeiro de 2010 às 5:44 pm #92250
Anônimo
Pessoal bom dia sou novo no GPO e estou com uma dúvida.
Como fazer para instalar 2 bancos oracle 10g em um servidor Linux ou seria melhor 1 banco com 2 instancias ?
Existe algum tutorial explicando como fazer isso.
grato22 de janeiro de 2010 às 5:57 pm #92251VitorLeandro
ParticipanteBom dia amigo,
Se os dois bancos podem utilizar a mesma versão do Oracle (10G), você instala o 10G e cria dois bancos de dados separados, através do DBCA. Talvez seja interessante apenas um banco de dados, onde os sistemas ficariam em esquemas diferentes, caso os dois tenham as mesmas características.
Ex:
– Ambos são transacionais ou ambos DW
– Ambos podem compartilhar os mesmos discos
– Ambos tem um crescimento similar
– Etc..22 de janeiro de 2010 às 6:15 pm #92252mpvargas
ParticipanteCaro amigo, isso é bem tranquilo… conforme o Vitor falou. utilize o dbca para criar as duas instancias.
Eu tenho um servidor de testes que tem 4 instancias e funciona blz… como é para testes, não existe a preocupação com performance.
Para alternar entre as instancias, altere o ORACLE_SID22 de janeiro de 2010 às 7:26 pm #92258VitorLeandro
ParticipanteExiste no site da Oracle/Technology, diversos tutoriais sobre a instalação do Oracle e seus pré-requisitos.
Instalação e configuração do Linux: (Rad Hat Enterprise):
http://www.oracle.com/technology/obe/11 … gainst.htmInstalação do Oracle 11G no Linux:
http://www.oracle.com/technology/obe/11 … dbinst.htmCheck o documento de instalação (Database Installation Guide) do 10G na versão do seu SO, principalmente na parte de pré-requisitos!
Segue o site da documentação completa do 10G R2:
http://www.oracle.com/pls/db102/homepage
Té mais!
22 de janeiro de 2010 às 7:27 pm #92259Anônimo
Vitor obrigado pelas dicas, os bancos são para testes e podem compartilhar os mesmos discos e são transacionais com crescimento similares.
Então usarei o DBCA para criar os bancos.mpvargas obrigado também a você pela dica
Cara, valeu mesmo
Abraços22 de janeiro de 2010 às 10:05 pm #92269Peterson
ParticipanteManhatan,
Antes de instalar 2 bancos em uma mesma máquina é importante você ter em mente os conceitos de servidor Oracle, database e instância. Instância é a área de memória e processos de background que interagem com os arquivos físicos propriamente. Database são os arquivos físicos e servidor é a junção de ambos.
Quando você fala em 2 instâncias acessando o mesmo database, você está descrevendo o ambiente RAC, mas acredito não ser esse seu objetivo. Você pode criar 2 servidores Oracle em uma mesma máquina e o DBCA é o utilitário certo para auxiliá-lo nisso.Abraço!
23 de janeiro de 2010 às 12:57 am #92270Anônimo
Peterson obrigado pelas dicas vou fazer conforme me foi orientado aqui em seguida informarei a vcs.
abraços
[quote=”Peterson”:zqowsaev]Manhatan,
Antes de instalar 2 bancos em uma mesma máquina é importante você ter em mente os conceitos de servidor Oracle, database e instância. Instância é a área de memória e processos de background que interagem com os arquivos físicos propriamente. Database são os arquivos físicos e servidor é a junção de ambos.
Quando você fala em 2 instâncias acessando o mesmo database, você está descrevendo o ambiente RAC, mas acredito não ser esse seu objetivo. Você pode criar 2 servidores Oracle em uma mesma máquina e o DBCA é o utilitário certo para auxiliá-lo nisso.Abraço![/quote]
6 de fevereiro de 2010 às 7:32 pm #92510Marcos Lucas Melo
ParticipanteCrie dois bancos manualmente ambos similares para teste porem na hora de da o startup tenho que iniciar um ou outro as configurações do pfile são similiras alguem poderia mim ajuda.
8 de fevereiro de 2010 às 5:34 am #92513hudsona
ParticipanteVocê pode inciar os dois bancos, o que você precisa diferenciar é o ORACLE_SID.
Faça o seguinte abra o console e digite :$export ORACLE_SID= DBTESTE1
em seguida chame o sqlplus e de o startup open ….Abra outra janela de console e faça o mesmo procedimento colocando o nome do seu banco de teste2 .
e start esse banco posteriormente.Se você criou os bancos corretamente com o dbca, é só fazer isso pra subir as duas instâncias ….
19 de fevereiro de 2010 às 6:01 pm #92698Marcos Lucas Melo
Participante😀 valeu deu certo
19 de fevereiro de 2010 às 9:02 pm #92701hudsona
ParticipanteShow de bola!!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.