Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 7 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 1 mês atrás por roma-mota.
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    roma-mota
    Participante

Olá pessoal,

Instalei o oracle 11g no windows XP sp2 e criei um banco de dados com nome INFO. O problema e que quando vou acessar-lo pelo sqlplus ele apresenta o seguinte erro:

ORA 12154-tns: nãofoi possível resolver o identificador de conexão especificado.

o comando que uso é o seguinte:
      conn system/oracle@info

Quando digito o comando: conn / as sysdba ele infoma que não tem privilégios suficiente.

Alguém sabe me dizer o que devo fazer para conectar ao banco??

leandrolbs
      Participante

verifique o arquivo tnsnames.ora e listener.ora com estão?

Peterson
        Participante

É importante verificar se a seguinte linha no sqlnet.ora está com o valor NTS como abaixo, se tiver diferente, faça um backup do arquivo e altere-o com o seguinte valor:

SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES= (NTS)

roma-mota
          Participante

Olá pessoal desculpe a demora para responder

leandrolbs, não tem nunhum tnsnames.ora na pasta e o listener.ora está da seguinte forma:

LISTENER =
            (DESCRIPTION_LIST =
            (DESCRIPTION =
            (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = xpvirtua-6e592f)(PORT = 1521))
            (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521))
            )
            )

Em relação ao questionamento do Peterson, o sqlnet
            está da forma que ele demonstrou.

Peterson
            Participante

Bom cara,

então é só se certificar que está conectado no sistema operacional com um usuário que pertença ao grupo ora_dba, ir no prompt e executar

sqlplus “/as sysdba”

roma-mota
              Participante

Olá Peterson,

Desculpe a ignorância sobre o assunto, é que estou iniciando com oracle agora e alguns temos não compreendo.

Eu logei da forma que vc falou e deu certo:

conn / as sysdba

mas quando tento me connectar a instancia INFO: conn system/oracle@info, o mesmo erro ainda é apresentado:

ORA 12154: tns – não foi possivel resolver o identificador de conexão especificado.

Outra coisa. Quando eu logo conn / as sysdba eu me conecto ao banco de dados que crieu: INFO?

Peterson
                Participante

Roma,

São dois tipos de autenticação distintos. Quando você se conecta com “/as sysdba”, você está usando a autenticação do sistema operacional. Para isso funcionar no Windows, aquela linha que mandei acima no sqlnet.ora tem de estar daquele jeito. Também é necessário que você esteja conectado ao sistema operacional com um usuário membro do grupo ora_dba e que haja uma variável ORACLE_SID definida com o nome da instância. Feito isso a autenticação do sistema operacional funciona.

Você pode pesquisar em qual instância está conectado executando o comando dentro do sqlplus.

SELECT instance_name, status FROM v$instance;

Quando você está conectando com a string de conexão usuário/senha@banco, você está usando o arquivo TNSNAME.ORA.

Cola aqui pra nós o conteúdo desse arquivo e do arquivo sqlnet.ora. Aí te falo se houver alguma coisa que possa impedir dessa autenticação funcionar.

roma-mota
                  Participante

Olá Peterson,

Você estava com toda a razão. Faltava criar o TNSNAMES.ORA. Depois que eu o criei funcionou legal.

Agradeço o sua ajuda meu querido.

Muito Obrigado.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.