- Este tópico contém 9 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 1 mês atrás por
Ishii.
-
AutorPosts
-
3 de fevereiro de 2010 às 7:04 am #92438
ismaelivo
ParticipanteOlá a todos,
Criei uma conta no MyBD para acesso remoto. Acessando via browser, funciona perfeitamente, entretanto não consigo acessar via PL/SQL.
Sou iniciante nesse mundo Oracle.
Gostaria de saber como configurar corretamente o meu computador para acessar o banco Oracle XE que encontra-se no servidor MyBD (200.188.221.222 Porta: 1004)?
Quando tento acessar via PL/SQL aparece a seguinte mensagem:
ORA-12505:TNS: o ouvinte não pode determinar o sid fornecido no
descritor da conexão.Segue meu TNSNAMES:
# tnsnames.ora Network Configuration File: C:oracleproduct10.2.0db_1networkadmintnsnames.ora
# Generated by Oracle configuration tools.ORCL =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 200.188.221.222)(PORT = 1004))
(CONNECT_DATA =
(SID = ORCL)
)
)
—————————————————————Segue meu LISTENER.ORA:
################
# Filename……: listener.ora
# Node……….: local.world
# Date……….: 24-MAY-94 13:23:20
################
LISTENER =
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS=
(PROTOCOL= IPC)
(KEY= oracle.world)
)
(ADDRESS=
(PROTOCOL= IPC)
(KEY= ORCL)
)
(ADDRESS=
(COMMUNITY= TCP.world)
(PROTOCOL= tcp)
(Host= 200.188.221.222)
(Port= 1004)
)
)
STARTUP_WAIT_TIME_LISTENER = 0
CONNECT_TIMEOUT_LISTENER = 10
TRACE_LEVEL_LISTENER = OFF
SID_LIST_LISTENER =
(SID_LIST =
(SID_DESC =
(SID_NAME = ORCL)
(PROGRAM = tftpd)
)
(SID_DESC =
(SID_NAME = ORCL)
(PROGRAM = sfingerd)
)
)
PASSWORDS_LISTENER = (ORCL)———————————————————————–
[b][i]Por favor, gostaria de sabe a maneira correta de configurar.
PS: Seria interessante, que após solicitar o acesso ao MyBD, enviassem juntamente com o usuario e a senha, o passo a passo da configuração de acesso remoto, pois muitos usuários que estão iniciando neste “universo Oracle”, sentem algumas dificuldades na hora de configurar. Enfim, fica a Dica.
Obrigado.
Att,
Ismael Ivo[/i][/b]
3 de fevereiro de 2010 às 4:06 pm #92441Regis Araujo
ParticipanteOla Ismael, bom dia!
Faça assim.. adicione esta linha ao seu TNSNANES.ORA…!!!
MYBD =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 200.188.221.222)(PORT = 1003))
)
(CONNECT_DATA =
(SERVICE_NAME = XE)
)
)
É bem tranquilo.. nada de confusão..!! Ai para conectar vc faz assim..
C:>sqlplus @MYBD
SQL*Plus: Release 10.2.0.3.0 - Production on Qua Fev 3 10:02:04 2010
Copyright (c) 1982, 2006, Oracle. All Rights Reserved.
Informe a senha:
Conectado a:
Oracle Database 10g Express Edition Release 10.2.0.1.0 - ProductionSQL>
Abraços..!!
3 de fevereiro de 2010 às 5:45 pm #92443ismaelivo
ParticipanteOlá Thunder_Catz,
Primeiramente um bom dia para vc também e gostaria de agradecer pela atenção disponibilizada neste meu caso.
Fiz esse procedimento que informou, realmente funcionou e consegui conectar ao banco através do prompt de comando. Só que fica uma dúvida:
Teria como eu conectar o banco usando diretamente o SQL PLUS ou o PL/SQL, sem passar pelo o prompt de comando?
E se eu conectar-me via prompt (como vc indicou), existiria alguma possibilidade de utilizar o PL/SQL para fazer consultas, criações de tabelas e etc…?
O que eu preciso realmente é utilizar o PL/SQL, entende?
Mais uma vez agradeço toda a atenção.
Abraço,
Ismael Ivo
3 de fevereiro de 2010 às 5:55 pm #92444Peterson
ParticipanteNão entendi, usar o PL/SQL???
3 de fevereiro de 2010 às 5:57 pm #92445Peterson
ParticipantePelo que sei PL/SQL é uma linguagem de acesso e manipulação de dados. O SQLPLUS é a interface fornecida junto com o database e o client da Oracle que possibilita o acesso ao banco. Você pode usar outras interfaces como o isqlplus dentre muitas…
3 de fevereiro de 2010 às 6:14 pm #92446Regis Araujo
ParticipanteIsmael, boa tarde!
Obrigado pelo bom dia..!!
Assim amigo.. a partir do momento que o banco esta cadastrado no seu TNSNAMES, vc pode conectar a ele utilizando qualquer interface IDE.. basta vc apontar para o ALIAS do banco, que no caso do exemplo que eu lhe passei é MYBD..
No Pl/Sql Developer, quando vc vai logar ele pede o USERNAME, PASSWORD e DATABASE.. vc vai clicar no combo de DATABASE e escolher a entrada do TNSNAMES que se refere ao MYBD.. simples assim..!! Pelo SqlPlus tbm funciona igual.. ou vc pode ir no executar e digitar “sqlplusw /nolog” que ele vai abrir o SQLPLUS sem logar em banco algum…
Ai basta vc fazer assim..!!SQL*Plus: Release 10.2.0.3.0 - Production on Qua Fev 3 12:09:51 2010
Copyright (c) 1982, 2006, Oracle. All Rights Reserved.
SQL> conn @MYBD
Informe a senha:*********
Conectado.
SQL>Não muda muita coisa.. o importante é vc ter a certeza que o apontamento dentro do TNSNAMES está funcionando corretamente..!!
Abraços.. Qualquer coisa é só postas..!!!
4 de fevereiro de 2010 às 9:58 am #92464ismaelivo
ParticipanteOlá Thunder_Catz Boa noite!
Amigo, peço desculpas pela demora na resposta e agradeço a sua rapidez em relação as mesmas….
Como já comentado, Fiz os devidos procedimentos, consegui conectar via sqlplus, mas não consegui conectar no PL/SQL.
Tive que sair para resolver um problema, desliguei o computador. Quando retornei, tentei fazer novamente a conexão via sqlplus, agora não mais conectou!
O Windows (7) informa uma mensagem de erro e diz que precisa fechar a aplicação (sqlplus). Quando clico no detalhe do erro aparece:
access violation in ora805.dll.PS: Meu windows é original (não sei se isso pode influenciar). Vale ressaltar que à uma semana atrás eu instalei o forms 6i + PL/SQL versao 7 + Oracle 10gR2, no intuito de estudar. Entretanto, não consegui conectar com o PL/SQL, mas com o SQLplus conectava e eu acessava o banco(neste caso local) perfeitamente. Só que notei que o banco oracle consumia muita memória do meu note e eu precisava usar o PL/SQL. Como não consegui utilizar o PL/SQL eu desinstalei tudo.
Foi a partir daí, que tentei utilizar o serviço MYBD.
Então reinstalei apenas o Forms6i e o PL/SQL.
Depois de configurar o TNSNAMES de acordo com os passos, que você me forneceu, agora encontro-me com esse erro:
access violation in ora805.dll.Thunder_Catz, confesso que já estou impaciente com esses problemas. 😡
Mais uma vez agradeço a ajuda e toda sua paciência.
Att,
Ismael Ivo
4 de fevereiro de 2010 às 2:11 pm #92465Ishii
ParticipanteOlá,
Acho que o problema está na instalação do Forms 6i, pelo que me lembro ele instala outro client Oracle. Sugiro verificar no path do Windows e colocar o caminho do Oracle 10gR2 Client ANTES do Forms 6i e testar o acesso com o PL/SQL. Outra alternativa, seria não utilizar o client do Forms 6i e instalar somente o client Oracle 10gR2. Tome apenas o cuidado de verificar se não há mais nenhuma dll do client do Forms (ora805.dll é uma do client do Forms)
[]s Ishii
4 de fevereiro de 2010 às 5:11 pm #92469ismaelivo
ParticipanteOlá Ishii, Bom dia!
Obrigado pelas respostas. Verifiquei no Path do windows conforme sugerido e o caminho está correto. Agora essa questão do Client do Oracle 10gR2, confesso que não sei como devo proceder.
Como já disse, estou iniciando nesse mundo da oracle e o que eu tenho instalado na minha máquina é apenas o Forms6i e o PL/SQL, NÃO tenho instalado o banco. Quero utilizar o banco do MYBD
Como devo proceder, já que você aconselha no meu caso a usar o client do oracle 10gR2?
Obrigado!
Att,
Ismael Ivo
4 de fevereiro de 2010 às 5:18 pm #92470Ishii
ParticipanteOlá,
Instale o client do Oracle para o windows 7 (acho que o 10g funciona) http://download.oracle.com/otn/nt/oracle10g/10203/10203_vista_w2k8_x86_production_client.zip e faça a instalação deste client Oracle. Depois mude no path o caminho deste novo client para que venha antes do client do Forms. Deve funcionar assim com o PL/SQL Developer.
[]s Ishii
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.