Pular para o conteúdo
Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor
    ismaelivo
    Participante

Olá a todos,

Criei uma conta no MyBD para acesso remoto. Acessando via browser, funciona perfeitamente, entretanto não consigo acessar via PL/SQL.

Sou iniciante nesse mundo Oracle.

Gostaria de saber como configurar corretamente o meu computador para acessar o banco Oracle XE que encontra-se no servidor MyBD (200.188.221.222 Porta: 1004)?

Quando tento acessar via PL/SQL aparece a seguinte mensagem:

ORA-12505:TNS: o ouvinte não pode determinar o sid fornecido no
      descritor da conexão.

Segue meu TNSNAMES:

# tnsnames.ora Network Configuration File: C:oracleproduct10.2.0db_1networkadmintnsnames.ora
      # Generated by Oracle configuration tools.

ORCL =
      (DESCRIPTION =
      (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 200.188.221.222)(PORT = 1004))
      (CONNECT_DATA =
      (SID = ORCL)
      )
      )
      —————————————————————

Segue meu LISTENER.ORA:
      ################
      # Filename……: listener.ora
      # Node……….: local.world
      # Date……….: 24-MAY-94 13:23:20
      ################
      LISTENER =
      (ADDRESS_LIST =
      (ADDRESS=
      (PROTOCOL= IPC)
      (KEY= oracle.world)
      )
      (ADDRESS=
      (PROTOCOL= IPC)
      (KEY= ORCL)
      )
      (ADDRESS=
      (COMMUNITY= TCP.world)
      (PROTOCOL= tcp)
      (Host= 200.188.221.222)
      (Port= 1004)
      )
      )
      STARTUP_WAIT_TIME_LISTENER = 0
      CONNECT_TIMEOUT_LISTENER = 10
      TRACE_LEVEL_LISTENER = OFF
      SID_LIST_LISTENER =
      (SID_LIST =
      (SID_DESC =
      (SID_NAME = ORCL)
      (PROGRAM = tftpd)
      )
      (SID_DESC =
      (SID_NAME = ORCL)
      (PROGRAM = sfingerd)
      )
      )
      PASSWORDS_LISTENER = (ORCL)

———————————————————————–
      [b][i]

Por favor, gostaria de sabe a maneira correta de configurar.

PS: Seria interessante, que após solicitar o acesso ao MyBD, enviassem juntamente com o usuario e a senha, o passo a passo da configuração de acesso remoto, pois muitos usuários que estão iniciando neste “universo Oracle”, sentem algumas dificuldades na hora de configurar. Enfim, fica a Dica.

Obrigado.

Att,

Ismael Ivo[/i][/b]

Participante

Ola Ismael, bom dia!

Faça assim.. adicione esta linha ao seu TNSNANES.ORA…!!!

MYBD =
        (DESCRIPTION =
        (ADDRESS_LIST =
        (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 200.188.221.222)(PORT = 1003))
        )
        (CONNECT_DATA =
        (SERVICE_NAME = XE)
        )
        )

É bem tranquilo.. nada de confusão..!! Ai para conectar vc faz assim..

C:>sqlplus @MYBD

SQL*Plus: Release 10.2.0.3.0 - Production on Qua Fev 3 10:02:04 2010

Copyright (c) 1982, 2006, Oracle. All Rights Reserved.

Informe a senha:

Conectado a:
        Oracle Database 10g Express Edition Release 10.2.0.1.0 - Production

SQL>

Abraços..!!

ismaelivo
        Participante

Olá Thunder_Catz,

Primeiramente um bom dia para vc também e gostaria de agradecer pela atenção disponibilizada neste meu caso.

Fiz esse procedimento que informou, realmente funcionou e consegui conectar ao banco através do prompt de comando. Só que fica uma dúvida:

Teria como eu conectar o banco usando diretamente o SQL PLUS ou o PL/SQL, sem passar pelo o prompt de comando?

E se eu conectar-me via prompt (como vc indicou), existiria alguma possibilidade de utilizar o PL/SQL para fazer consultas, criações de tabelas e etc…?

O que eu preciso realmente é utilizar o PL/SQL, entende?

Mais uma vez agradeço toda a atenção.

Abraço,

Ismael Ivo

Peterson
          Participante

Não entendi, usar o PL/SQL???

Peterson
            Participante

Pelo que sei PL/SQL é uma linguagem de acesso e manipulação de dados. O SQLPLUS é a interface fornecida junto com o database e o client da Oracle que possibilita o acesso ao banco. Você pode usar outras interfaces como o isqlplus dentre muitas…

Participante

Ismael, boa tarde!

Obrigado pelo bom dia..!!

Assim amigo.. a partir do momento que o banco esta cadastrado no seu TNSNAMES, vc pode conectar a ele utilizando qualquer interface IDE.. basta vc apontar para o ALIAS do banco, que no caso do exemplo que eu lhe passei é MYBD..

No Pl/Sql Developer, quando vc vai logar ele pede o USERNAME, PASSWORD e DATABASE.. vc vai clicar no combo de DATABASE e escolher a entrada do TNSNAMES que se refere ao MYBD.. simples assim..!! Pelo SqlPlus tbm funciona igual.. ou vc pode ir no executar e digitar “sqlplusw /nolog” que ele vai abrir o SQLPLUS sem logar em banco algum…
                Ai basta vc fazer assim..!!

SQL*Plus: Release 10.2.0.3.0 - Production on Qua Fev 3 12:09:51 2010

Copyright (c) 1982, 2006, Oracle. All Rights Reserved.

SQL> conn @MYBD
                Informe a senha:*********
                Conectado.
                SQL>

Não muda muita coisa.. o importante é vc ter a certeza que o apontamento dentro do TNSNAMES está funcionando corretamente..!!

Abraços.. Qualquer coisa é só postas..!!!

ismaelivo
                Participante

Olá Thunder_Catz Boa noite!

Amigo, peço desculpas pela demora na resposta e agradeço a sua rapidez em relação as mesmas….

Como já comentado, Fiz os devidos procedimentos, consegui conectar via sqlplus, mas não consegui conectar no PL/SQL.

Tive que sair para resolver um problema, desliguei o computador. Quando retornei, tentei fazer novamente a conexão via sqlplus, agora não mais conectou!

O Windows (7) informa uma mensagem de erro e diz que precisa fechar a aplicação (sqlplus). Quando clico no detalhe do erro aparece:
                  access violation in ora805.dll.

PS: Meu windows é original (não sei se isso pode influenciar). Vale ressaltar que à uma semana atrás eu instalei o forms 6i + PL/SQL versao 7 + Oracle 10gR2, no intuito de estudar. Entretanto, não consegui conectar com o PL/SQL, mas com o SQLplus conectava e eu acessava o banco(neste caso local) perfeitamente. Só que notei que o banco oracle consumia muita memória do meu note e eu precisava usar o PL/SQL. Como não consegui utilizar o PL/SQL eu desinstalei tudo.

Foi a partir daí, que tentei utilizar o serviço MYBD.

Então reinstalei apenas o Forms6i e o PL/SQL.

Depois de configurar o TNSNAMES de acordo com os passos, que você me forneceu, agora encontro-me com esse erro:
                  access violation in ora805.dll.

Thunder_Catz, confesso que já estou impaciente com esses problemas. 😡

Mais uma vez agradeço a ajuda e toda sua paciência.

Att,

Ismael Ivo

Ishii
                  Participante

Olá,

Acho que o problema está na instalação do Forms 6i, pelo que me lembro ele instala outro client Oracle. Sugiro verificar no path do Windows e colocar o caminho do Oracle 10gR2 Client ANTES do Forms 6i e testar o acesso com o PL/SQL. Outra alternativa, seria não utilizar o client do Forms 6i e instalar somente o client Oracle 10gR2. Tome apenas o cuidado de verificar se não há mais nenhuma dll do client do Forms (ora805.dll é uma do client do Forms)

[]s Ishii

ismaelivo
                    Participante

Olá Ishii, Bom dia!

Obrigado pelas respostas. Verifiquei no Path do windows conforme sugerido e o caminho está correto. Agora essa questão do Client do Oracle 10gR2, confesso que não sei como devo proceder.

Como já disse, estou iniciando nesse mundo da oracle e o que eu tenho instalado na minha máquina é apenas o Forms6i e o PL/SQL, NÃO tenho instalado o banco. Quero utilizar o banco do MYBD

Como devo proceder, já que você aconselha no meu caso a usar o client do oracle 10gR2?

Obrigado!

Att,

Ismael Ivo

Ishii
                      Participante

Olá,

Instale o client do Oracle para o windows 7 (acho que o 10g funciona) http://download.oracle.com/otn/nt/oracle10g/10203/10203_vista_w2k8_x86_production_client.zip e faça a instalação deste client Oracle. Depois mude no path o caminho deste novo client para que venha antes do client do Forms. Deve funcionar assim com o PL/SQL Developer.

[]s Ishii

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
                      • Você deve fazer login para responder a este tópico.