Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 5 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 6 meses atrás por Ricardo Portilho Proni.
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    hermesmc
    Participante

Senhores,

Estou em duvida sobre qual modo de arquivamento deve ter meu banco de dados. Li algum material sobre os dois modos de arquivamento de log mas mesmo assim gostaria da opinião de vcs. Grato.

Marcio68Almeida
      Participante

Se você ligar o arquivamento, isto é, ARCHIVELOG, você terá a possibilidade de utilizar os LOGs para restaurar o banco, em caso de falha, até a última posição, o último archivelog gerado.
        Se você não habilitar o arquivamento, isto é, NOARCHIVELOG, você terá a posição do último backup, nada mais.
        Existem vantagens e desvantagens em cada modo, depende da estratégia estabelecida pelo DBA e a empresa.

hermesmc
        Participante

Caro Márcio, são exatamente essas vantagens e desvantagens que eu estou precisando saber para mudar ou não o modo de arquivamento que, por padrão da ORACLE, vem no modo NOARCHIVELOG. Só sei que no archivelog a recuperação de falhas em disco é muito melhor e mais precisa.

Marcio68Almeida
          Participante

Bom…
            Aí já é um trabalho de consultoria, pois tem que se levar em conta as necessidades do cliente.
            A única vantagem clara do NOARCHIVELOG é que o I/O diminui, melhorando a performance. Também tem que se levar em conta o espaço em disco.
            A maior vantagem do modo ARCHIVELOG é que os dados podem ser recuperados até o último momento antes do crash.

Rodrigo Almeida
            Participante

Existem algumas perguntas que deve ser feito para o cliente, exemplo:

Qual a importância do seus dados?
              Se o banco de dados parar, e voltar para uma imagem anterior, existe algum prejuizo?
              Qual é a disponibilidade do banco de dados?

Resumidamente, colocar um banco de dados no NOARCHIVELOG, que para bases que não tem tanta importância para a empresa, ou bancos de dados que trabalham apenas para consulta, exemplo disso, bases históricas ou DWs. Com o noarchivelog, não permite realizar uma recuperação de um determinado periodo de tempo, não fornece suporte a FlashBack, TSPITR e também outros métodos de recuperação. Já trabalhando com o modo ARCHIVELOG, as técnicas e recursos vão estar disponíveis.

Claro, que tem alguns pontos fáceis de se perceber, como redução de utilização em disco, pois não terá archives, melhor I/O, poucos problemas de contenção de REDO e etc.

Abraços,

Ricardo Portilho Proni
              Participante

Se eh PRODUCAO, deve ser ARCHIVELOG.
                Sem ARCHIVELOG vc nao podera fazer backups online com RMAN.

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.