Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 5 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 11 meses atrás por Marcio68Almeida.
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    mpvargas
    Participante

Caros Amigos,

Uso o Oracle 10g, e estou tendo algumas dificuldades para utilizar o RMAN.
      Atualmente faço o backup pelo IMPDP e copio para Fita LTO via tar, pois uso o AIX… e as minhas dúvidas são:
      Esse backup é seguro?
      Nesse tipo de backup consigo recuperar toda a estrutura do banco em caso de algum crash ou esse backup só contém as tabelas, índices e procedures?

Como posso fazer um backup que me dê total segurança?
      Alguém poderia me dar alguma dica sobre qual a melhor forma de fazer backup. Obrigado!

Marcio68Almeida
      Participante

Bom, comecemos pela pergunta mais importante…
        É seguro ? Sim, é seguro.
        O problema é que você não tem as modificações efetuadas após o export, quero dizer, se der uma pane na máquina, você pode, com toda certeza, restaurar o banco inteiro (desde que tenha feito export full) em outra máquina, o problema é que tudo o que foi modificado, inserido e excluido depois do export se perde.
        O ideal é você aprender a usar o RMAN pois é muito mais completo.
        Se você não usa storage, então há um script que coloquei aqui no GPO, creio que esteja em artigos, que explica como fazer.

Para RMAN, você pode usar a seguinte literatura :
        Oracle Database 10g RMAN Backup & Recovery
        http://www.submarino.com.br/imports_pro … 0629&ST=SR

mpvargas
        Participante

Márcio,

O script que uso para o backup via expdp é esse: expdp “msiga/*****@asoecp dumpfile=msiga.dmp directory=export schemas=(msiga)”

Ele copia todo o schema que é o principal schema do meu banco.
          Isso é considerado um backup full? Ou para garantir, preciso fazer outro tipo de cópia ou copiar outros arquivos antes de implementar o RMAN?

Com relação ao RMAN eu também tenho um script que já está funcionando, o problema é que ainda não tenho máquina de teste e não sei como fazer um recovery no caso de um crash. Uso esse script:

Backup RMAN FULL OFFLINE – ASOECP

#
          connect catalog rman/******@rman;
          connect target rman/******@asoecp;
          run {
          allocate channel oem_backup_disk1 type disk format ‘/bkps/%U.bkp’;
          allocate channel oem_backup_disk2 type disk format ‘/bkps/%U.bkp’;
          allocate channel oem_backup_disk3 type disk format ‘/bkps/%U.bkp’;
          allocate channel oem_backup_disk4 type disk format ‘/bkps/%U.bkp’;
          backup incremental level 0 database current controlfile tag ‘BKP FULL’;
          release channel oem_backup_disk1;
          release channel oem_backup_disk2;
          release channel oem_backup_disk3;
          release channel oem_backup_disk4;
          }

Faço o backup full aos domingos, paro a instancia e subo no modo mount, e faço backups incrementais nos dias de semana, sem parar a instancia.
          Esses procedimentos estão corretos?
          Meu banco está no AIX e meu banco (catálogo) RMAN está no LINUX, será que isso tem algum problema?
          E para fazer teste, posso tentar restaurar a base numa máquina LINUX?

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.

Marcio68Almeida
          Participante

Bom…
            Vamos por partes, como diria meu amigo Jack (o estripador)…

Quando você define o esquema no esport, automaticcamente você exclui todo o resto, isto é, não é FULL…

Quanto ao backup incremental, tem que ver como você está fazendo, mas acho que tem alguns detalhes que não estão bem definidos, é aconselhável acompanhamento de um profissional.

Os produtos (SGBD e RMAN) podem estar em plataformas distintas, sem problemas e você pode restaurar um banco do AIX em um LINUX, sem problemas, pelo RMAN.

Mas, para ter certeza de que tudo está OK, é bom ter o acompanhamento de um profissional qualificado… 💡

mpvargas
            Participante

OK
              Então o ideal no caso do export é usar esse mesmo script sem definir o schema? Aí é considerado um bkp full, que copia controlfile, datafile, etc… que permitirão fazer um restore no caso de um crash?
              Com relação ao RMAN vou tentar ler alguns artigos, mas mesmo assim muito obrigado pelas dicas.

Marcio68Almeida
              Participante

Veja a sintaxe correta do export, tem diversos parâmetros muito interessantes.
                Bom estudo…

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.