Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 6 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos atrás por vieri.
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    PhilipeSC
    Participante

Boa Tarde.

Meu nome é Philipe e este é meu primeiro post aqui no GPO.

Bom, estou no trampo e quanto antes vocês puderem me ajudar melhor.

A dúvida é a seguinte: Ao usar o comando alter table nomeTabela rename

ou seja, renomear a tabela, tem alguma palavra reservada que altere as dependencias da tabela? Por exemplo, esta tabela que quero renomear, é referenciada em uma função, em PK, Index e também é dado Grant nela para um outro schema, e o outro schema possui sinonimos para esse Grant.

Tem como ao dar o alter table, ele renomear todas as ocorrencias deste nome da tabela?

Valeu.

Estagiário nao sabe nada 😛

Marcos Braga
      Participante

Oi PhilipeSC,

Quando uma tabela é renomeada, todos os atributos, grants e referências externas são preservadas. Salvo se, uma trigger ou um outro objeto de hardcode utilizar o nome dessa tabela em seu código. Para esses cados sim, é necessário mudar.

No mais é muito tranquilo.

Se entendi direito a questão é isso mesmo.

[]s
        Braga

leandrolbs
        Participante

cara, acho que não viu…. nunca ouvi falar…

burga
          Participante

Uma saída é criar um sinônimo pra esta tabela. Assim você não precisa sair acertando tudo e não vai necessitar acertar aplicações que não podem ser alteradas. Fora isso é o que o Braga falou, depois de alterar o nome da tabela, o jeito é sair caçando os objetos inválidos do banco e ir acertando na mão…

Gilkauer
            Participante

Mas não esqueça que se sua aplicativos (forms, reports, …) não invalidam, então se sua tabela já possa existir em algum objeto de visibilidade deve ser ajustado tambem.

PhilipeSC
              Participante

Blz, valeu pela ajuda XD

vieri
                Participante

Faça a contagem de objetos inválidos antes e depois..

se der divergencia rode o script %ORACLE_HOME/rdbms/adminutlrp.sql

que irá recompilar pra vc..

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.