- Este tópico contém 7 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 10 meses atrás por
Ricardo Portilho Proni.
-
AutorPosts
-
29 de abril de 2009 às 4:34 pm #86502
bbarroso
ParticipantePrezados,
Estou tentando alterar o tamanho do SGA e PGA pelo Enterprise Manager, mais ele me informa a mensagem que as alterações foram alteradas com sucesso só que o banco de dados tem que ser reiniciado, só que mesmo reiniciando o banco as alterações não são efetuadas.
Obs. Nas outras instâncias consegui alterar normalmente pode ser algum parâmetro.
Bruno Soares Barroso
Analista de Sistemas Jr.29 de abril de 2009 às 6:05 pm #86505vieri
Participantecole esses 2 result aqui no sqlplus aqui.
Lembre-se sempre que o Oracle no startup 1°procura pelo spfile
caso não exista pelo pfile.show parameters pfile
show parameters spfilecole aqui também como está subindo o banco.
Faça as alterações via alter system lhe dará mais confiança.
ex: Alter system pga_agregate_target = 2000M scope=both;
[]s
29 de abril de 2009 às 11:00 pm #86515bbarroso
ParticipanteResultado do PFILE;
NAME TYPE
————————- ——————–
spfile stringResultado do SPFILE;
NAME TYPE
————————- ——————–
spfile stringParando o banco:
shutdown immediate;
Startando o banco
startup;
Obs.Eu acho que achei o problema, pq estava verificando e encontrei 2 arquivos init.ora, o que achei estranho mais nao testei ainda, pode ser isso?
Bruno Soares Barroso
Analista de Sistemas[quote=”vieri”:3nl28af8]cole esses 2 result aqui no sqlplus aqui.
Lembre-se sempre que o Oracle no startup 1°procura pelo spfile
caso não exista pelo pfile.show parameters pfile
show parameters spfilecole aqui também como está subindo o banco.
Faça as alterações via alter system lhe dará mais confiança.
ex: Alter system pga_agregate_target = 2000M scope=both;
[]s[/quote]
30 de abril de 2009 às 5:01 am #86527vieri
ParticipantePode ser isso….
ele estava no ar utilizando um,
e quanto fez o restart ele usou o outro..[]s
30 de abril de 2009 às 5:19 am #86529CleitonHanzen
ParticipanteOpá..
Desculpa me intrometer, mas dois arquivos init.ora? Dois arquivos com o mesmo no mesmo diretório vc não vai encontrar.
Lembre-se das regras:
Se vc não especificar um arquivo de inicialização (init ou spfile), o oracle vai buscar no diretório $ORACLE_HOME/database, primeiramente por um arquivo chamado spfile$ORACLE_SID.ora ($ORACLE_SID é a tua instância), se não encontrar vai buscar neste mesmo diretório um arquivo init$ORACLE_SID.ora. Caso não encontrar nenhum será retornado erro.
Recomendo a utilização do spfile, que facilita o gerenciamento dos parâmetros.
30 de abril de 2009 às 8:52 pm #86547bbarroso
ParticipanteOlá…
Eu passei a informação errada, ele só está com um spfileteste.ora, o que está com dois arquivos era o script de criação, mais mesmo assim tentei alterar mais não consigo…
Quando tento alterar o parametro sga_max_size ela da mensagem
ORA-02095: specified initialization parameter cannot be modified.Bruno Soares Barroso
Analista de Sistemas[quote=”CleitonHanzen”:3vhaf4hp]Opá..
Desculpa me intrometer, mas dois arquivos init.ora? Dois arquivos com o mesmo no mesmo diretório vc não vai encontrar.
Lembre-se das regras:
Se vc não especificar um arquivo de inicialização (init ou spfile), o oracle vai buscar no diretório $ORACLE_HOME/database, primeiramente por um arquivo chamado spfile$ORACLE_SID.ora ($ORACLE_SID é a tua instância), se não encontrar vai buscar neste mesmo diretório um arquivo init$ORACLE_SID.ora. Caso não encontrar nenhum será retornado erro.
Recomendo a utilização do spfile, que facilita o gerenciamento dos parâmetros.[/quote]
1 de maio de 2009 às 1:15 am #86548CleitonHanzen
ParticipanteOpá….
Se você está alterando o parâmetro SGA_TARGET para um valor superior ao do SGA_MAX_SIZE e você está usando spfile, você terá que fazer assim:
alter system set sga_target=1G scope=spfile;
E após reiniciar o banco.
Isto por que, a quantidade máxima de memória utilizada pela Instance não pode ser aumentada enquanto o banco está em funcionamento.
Caso estiver utilizando init, simplesmente altere no init e reinicie o banco.
5 de maio de 2009 às 3:44 pm #86564Ricardo Portilho Proni
ParticipanteParece que você não está usando SPFILE, e sim PFILE, que é um arquivo texto.
Esta alteração pode ser feita no PFILE, mas aproveite para trocar por SPFILE agora.SQL> CREATE SPFILE FROM PFILE;
SQL> SHUTDOWN IMMEDIATE
SQL> STARTUP
SQL> ALTER SYSTEM SET SGA_MAX_SIZE=1G SCOPE=’SPFILE’;
SQL> ALTER SYSTEM SET SGA_TARGET=1G SCOPE=’SPFILE’;
SQL> SHUTDOWN IMMEDIATE
SQL> STARTUPO PGA pode ser trocado com o banco online.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.