- Este tópico contém 9 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 1 mês atrás por
Ishii.
-
AutorPosts
-
13 de fevereiro de 2011 às 1:48 am #98229
joaomt
ParticipanteQual o melhor S.O para rodar o SGBD Oracle?
E porque esse S.O Seria o melhor?
Estou pensando em instalar o banco de dados oracle em um servidor windows server 2008 r2, o que acham?
pelo que vejo, muitas pessoas preferem utilizar linux…
qual a diferença do linux para o windows server em relação ao oracle?
alguém poderia me dizer os benefícios e malefícios em utilizar windows e linux?
Agradeço.
13 de fevereiro de 2011 às 10:23 pm #98230Ishii
ParticipanteOlá,
Particularmente sou da tese que a melhor SO é a que você domina melhor. Porém nem sempre isso pode ser aplicado na prática pois às vezes há fatores fora da “nossa alçada”, mas vamos lá:
Custo/Benefício: Windows preço padronizado pelo mercado – Linux versões Enteprise tem um custo de no máximo USD$100,00 de licenciamento
Facilidade de uso: Windows realmente é mais intuitivo, porém a utilização de linhas de comando podem dar uma versatilidade maior para quem domina o SO e nesse caso, o Linux tem uma certa vantagem, mas é inegável dizer que o ambiente gráfico é mais amigável.
Suporte: Windows está convencionado com o padrão de mercado e no caso de Linux você até encontra empresas para isso, porém pode usar os fóruns que também tem um bom resultado.
Adicionais: Em ambos você vai encontrar adicionais, porém a quantidade de adicionais no Linux que podem ser utilizados gratuitamente é maior.
Segurança: Não vou criar polêmicas aqui….mas não lembro de muitos vírus para Linux….Bom, acho que com isso já dá para começar a estudar melhor…
[]s Ishii
14 de fevereiro de 2011 às 12:49 am #98232joaomt
ParticipanteNão entendi esta frase:
o Linux tem uma certa vantagem, mas é inegável dizer que o ambiente gráfico é mais amigável.
Você acha o ambiente gráfico melhor que via GUI?
E a produtividade, usabilidade?
O linux tem alguma ferramenta igual ao Active Directory?
no Windows Server também temos a versão Server Core, eai?
Segurança…. – Eu acho que isso depende muito de você, e não do seu S.O, (por mais que envolva um pouco), mais eu creio que isto vem mais da sua parte…
14 de fevereiro de 2011 às 2:48 pm #98233Peterson
ParticipanteJoão,
acredito que o que o Ishii quis dizer é que o Linux tem ínumeras vantagens como: Customização para instalar somente o necessário, não sobrecarregando o hardware com recursos que não vai usar, no Linux é possível você ver processos individuais do Oracle que no Windows você não vê (a nível de S.O.) etc. Você tem vantagens com o Windows de ter uma interface mais intuitiva.
Além do S.O. há fatos que vão colaborar na escolha do S.O. como:
– Sua equipe de administradores de sistema (ela trabalha melhor com Linux ou Windows?);
– A quantidade de documentação disponível na Internet no tocante a Oracle é muito maior para o Linux que para o Windows;Quanto ao AD, não vejo ligação dessa questão com a instalação do Oracle, a menos que você pense em integrar a autenticação do banco com esse diretório centralizado (ainda nunca vi ser utilizado).
14 de fevereiro de 2011 às 8:30 pm #98236Ishii
ParticipanteOlá,
Então… “GUI” seria Graphical User Interface, portanto não entendi sua pergunta
Você acha o ambiente gráfico melhor que via GUI?
Se você está colocando uma questão no fórum mas já tem uma opinião formada, também não entendi o por quê de se colocar a questão então, como eu disse no início: “a melhor SO é a que você domina melhor”
Segurança: Cite, para nosso conhecimento, os últimos vírus do AIX, Linux e Unix (e até do MacOs) que tenham feito algum estrago significativo em alguma empresa e depois veja se isso depende ou não do SO….
Para conhecimento geral, uso o Windows desde a versão 3.11 mas também sou muito aberto, tenho atualmente dois notes um com Win 7 professional, versão que gosto e recomendo, e outro com Ubuntu 10.10 que também gosto e recomendo igualmente.
Se existem dúvidas sobre o Linux ou outro derivado do Unix, as discussões estão abertas e sem paixões.
[]s Ishii
ps: Peterson, usar AD no Banco é coisa da MS… seria o mesmo que manter o IP público do Oracle com o SYS com a senha CHANGE_ON_INSTALL
15 de fevereiro de 2011 às 3:23 am #98245joaomt
ParticipantePeterson,
No Windows Server Core também escolho o que desejo, e não um pacote de ferramentas que não devo utilizar que por padrão vem…
Criei este tópico devido a muitas pessoas dizerem que O melhor ambiente pra rodar um SGBD Oracle é linux, e isso é o que está me deixando duvidoso em relação ao Windows…
Porque como sabemos, não podemos dizer que a Microsoft facilita a vida do povo, porque isso é verdadeiro…
A minha dúvida era apenas essa…
15 de fevereiro de 2011 às 4:56 am #98246hudsona
ParticipanteVem ca quer saber as diferenças e porque dizem que o oracle roda melhor linux ?
Ta em dúvida quando dizem que o Oracle roda melhor em linux ?
Entao tire voce mesmo suas duvidas,.
Instale o oracle nos dois, faça benchmarks, testes e testes ….
E tire suas proprias conclusoes.
Eu e a grande maioria dos dbas mais experientes aqui do GPO, tem a preferencia por linux ou unix, algum motivo deve ter, nos sabemos, mas voce que esta cheio de duvidas , busque o conhecimento, tire suas proprias conclusoes e tendo dúvidas nesse processo , venha buscar ajudar aqui , sempre vai ter alguém pra te ajudar.
15 de fevereiro de 2011 às 6:44 am #98247joaomt
ParticipanteA ótimo.
Desculpa, apenas pensei que vocês poderiam me ajudar nestas informações. Devo buscar outro meio para me auxiliar em dúvidas,
Desculpas.15 de fevereiro de 2011 às 2:04 pm #98248Peterson
ParticipanteIshii, pois é, não tinha entendido a relação de AD com o Oracle colocada pelo João. A única aplicação que pude imaginar é autenticação centralizada…
15 de fevereiro de 2011 às 3:20 pm #98251Ishii
ParticipanteOlá,
Peterson, em casos de sites com IIS (normalmente) onde é feito o acesso ao Oracle, eu já vi solicitarem isso para que a Validação de Senha do Banco seja validada pelo AD, pois o mesmo pede uma validação do user (não BD) novamente…
Em rede privada local, não acho que seja uma prática muito segura.
[]s Ishii
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.