Pular para o conteúdo
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    vilnei
    Participante

Bom dia, senhores!

Estou conseguindo gerar os archives no servidor oracle 10gr2, porém, gostaria de saber como utiliza-lo. Por exemplo, utilizar uma lista de archives para atualizar os dados em outro servidor. Existe algo do gênero?

Obrigado

VitorLeandro
      Participante

Bem, existe o Oracle Dataguard, que sincroniza os logs gerados no servidor de produção, e os aplica no servidor de backup (standby). Caso o servidor falhar, o DBA ou o próprio Oracle pode fazer o Switchover, direcionando os usuários para o Dataguard.

No 11GR2, existe varias inovações nessa tecnologia, como compressão de Logs antes do envio, e o active dataguard, onde o dataguard pode ser utilizado para consultas grandes, relatórios….
        No site da Oracle, existe um White paper muito bom explicando este assunto…

invoid
        Participante

Bom, você quer fazer o que exatamente? Atualizar uma base de testes apenas? Se for, indico o procedimento de duplicação de banco de dados.

Você quer manter uma base em paralelo, para caso haja problemas na primeira? Então, é o dataguard ou um standby database manual.

Tem que ver o licenciamento, se sua licença permite a utilização do dataguard.

Quando vou fazer migrações de bases muito grandes, eu faço um standby database manual para ir mantendo os bancos o mais próximos possíveis e na hora da migração apenas aplico os archives referentes às últimas alterações. Basicamente é:

1. Faz uma cópia do seu banco, mas não o abra com a opção resetlogs. Eu geralmente restauro um backup feito via rman.
          2. Monte o banco, mas não o abra.

3. Crie uma rotina que copie os archivelogs periodicamente para este novo servidor e os aplique no banco.

Para utilizar, basta abrir o banco. Porém, depois disso, você terá que refazer o standby database.

Agora, fique atento a copia dos archivelogs, pois como este standby não é gerenciado pelo oracle, ele não verifica se os archives foram aplicados do outro lado ou não, então, se vc mandar apagar os archives, ele vai apagar sem perguntar nada.

Espero ter ajudado!

vilnei
          Participante

ola invoid!

implementei o seu exemplo, que é basicamente o que preciso, porém paro no passo 3:

3. Crie uma rotina que copie os archivelogs periodicamente para este novo servidor e os aplique no banco.

Qual é o comando e parametros para aplicar esses archivelogs gerados periodicamente na base standby?

Grato

invoid
            Participante

Olá vilnei!

Bom, das vezes que fiz, foi coisa rapida e bem temporária (apenas para realizar uma migração), então usei o próprio rman.

[i]
              catalog start with ‘path_dos_archives’;
              recover database;
              quit;
              [/i]

Se o seu objetivo for algo mais “nobre” (hehe), como manter um standby database mesmo, olhe este procedimento do link abaixo. Eu nunca o executei, mas me parece a forma mais correta de se fazer um standby database manual.

http://www.dbasupport.com/oracle/ora10g … ndby.shtml

Ou, então, manter a linha que eu segui, mas fazer usando o próprio sqlplus.

Veja a sintaxe do comando RECOVER do SQL*Plus em http://download.oracle.com/docs/cd/B193 … m#BACFDFCF

Se você gerar um script que construa este comando substituindo o arquivo de log, acredito que conseguirá fazer este standby manual de forma menos “tosca”. hehe

Mas, olha só… É importante você fazer a manutenção também destes archivelogs. Tente rodar o seguinte script do rman:
              [i]
              catalog start with ‘path_dos_archives’;
              crosscheck archivelog all;
              delete noprompt expired archivelog all;
              delete noprompt obsolete;
              [/i]

Abraços e não esquece mandar o resultado!

André Sousa

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.