Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 10 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 9 meses atrás por Rodrigo Almeida.
Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Autor
    ffujarra
    Participante

As aplicações travam e o oracle retorna Archive error. Assim, tenho que limpar o archivelog de 2 em 2h.
      O que pode estar acontecendo?
      db_recovery_file_dest_dize = 20g. O servidor tem espaço.
      alert.log tem mais de 1,5 Gb (normal isto?)

Oracle 10g XE
      Windows 2003 Server

Obrigado.

David Siqueira
      Participante

tem como tu postar o erro brother? O Erro ORA que esta aprecendo no seu alert log.

Abraço.

David

Marcio68Almeida
        Participante

[quote=”ffujarra”:1wprv6vg]
          alert.log tem mais de 1,5 Gb (normal isto?)
          [/quote]

Você pode (e deve) renomear esse alert.log, pois ninguém vai conseguir ler um arquivo tão grande…
          Pode renomear ou eliminar esse arquivo, se o banco não encontrar ele cria um automaticamente… 😀

vieri
          Participante

Tem alguma coisa errada na aplicação para gerar 20Gb de archive
            em 2horas…

eu vejo algumas ações imediatas:

1) monitorar o bd via Enterprise manager,statspack,querys ou afins para identificar se existe algum processo em loop rodando de maneira indevida.

2) Colocar a area de arquivamento em outro file-system com mais espaço.

3)Desligar o modo de arquivamento, enquanto não se resolva.

4)Verificar desde que dia ocorre isso e bate com os desenvolvedores se teve versão no sistema. ( coloque-os contra parede!!! rsrs)

5)Criar um job na crontab, para remover archiver de 1:30 em 1:30.
            Horrivel essa!!! melhor escolher a 3.

Use essa consulta para catar possiveis vilões:

Select p.spid, p.addr, s.sid, s.serial#, s.username, s.osuser, s.status, s.server, s.logon_time, s.sql_hash_value, TO_CHAR (s.last_call_et / 3600, ‘009.99’) inatividade, s.machine, s.program, p.pga_used_mem, p.pga_alloc_mem, p.pga_freeable_mem, pga_max_mem, sql.sql_text
            From v$session s, v$process p, v$sql sql
            Where s.username is not null
            And s.paddr = p.addr (+)
            And s.sql_address = sql.address
            — and s.sid = ‘1060’
            Order by s.last_call_et desc;

no aguardo do que foi realizado por vc!!

ffujarra
            Participante

Renomeei o anterior e o oracle criou.

=======================
              Tue Jun 02 14:31:42 2009
              Thread 1 advanced to log sequence 4480
              Current log# 1 seq# 4480 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_1_3ZNXLSYP_.LOG
              Tue Jun 02 14:32:04 2009
              Thread 1 advanced to log sequence 4481
              Current log# 2 seq# 4481 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_2_3ZNXLT3V_.LOG
              Tue Jun 02 14:32:27 2009
              Thread 1 advanced to log sequence 4482
              Current log# 1 seq# 4482 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_1_3ZNXLSYP_.LOG
              Tue Jun 02 14:32:46 2009
              Thread 1 advanced to log sequence 4483

Current log# 2 seq# 4483 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_2_3ZNXLT3V_.LOG

Esta é uma parte do log, já tem 9Kb rs
              Eu posso apagar este log de tempos em tempos? O anterior possua 1,5G .

Postei aqui e vou pesquisar sobre estes erros também, afinal só solucionar não vai me ajudar a entender nada! =D
              Muito obrigado até o momento!

Ah, uma dúvida, qual a limitação de 4Gb do XE? Da pasta toda? Dos dbfs?
              Sei que existe esta limitação e por isto já penso em uma licença mesmo do Oracle.

ffujarra
              Participante

Renomeei o anterior e o oracle criou.

=======================
                Tue Jun 02 14:31:42 2009
                Thread 1 advanced to log sequence 4480
                Current log# 1 seq# 4480 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_1_3ZNXLSYP_.LOG
                Tue Jun 02 14:32:04 2009
                Thread 1 advanced to log sequence 4481
                Current log# 2 seq# 4481 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_2_3ZNXLT3V_.LOG
                Tue Jun 02 14:32:27 2009
                Thread 1 advanced to log sequence 4482
                Current log# 1 seq# 4482 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_1_3ZNXLSYP_.LOG
                Tue Jun 02 14:32:46 2009
                Thread 1 advanced to log sequence 4483

Current log# 2 seq# 4483 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_2_3ZNXLT3V_.LOG

Esta é uma parte do log, já tem 9Kb rs

Postei aqui e vou pesquisar sobre estes erros também, afinal só solucionar não vai me ajudar a entender nada! =D

Sei que existe esta limitação e por isto já penso em uma licença mesmo do Oracle.

ffujarra
                Participante

Cortei uma parte importante =D

=============================
                  Tue Jun 02 14:20:33 2009
                  Thread 1 cannot allocate new log, sequence 4443
                  Checkpoint not complete
                  Current log# 1 seq# 4442 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_1_3ZNXLSYP_.LOG
                  Thread 1 advanced to log sequence 4443
                  Current log# 2 seq# 4443 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_2_3ZNXLT3V_.LOG
                  Tue Jun 02 14:21:36 2009
                  Thread 1 cannot allocate new log, sequence 4444
                  Checkpoint not complete
                  Current log# 2 seq# 4443 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_2_3ZNXLT3V_.LOG
                  Thread 1 advanced to log sequence 4444
                  Current log# 1 seq# 4444 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_1_3ZNXLSYP_.LOG
                  Tue Jun 02 14:21:48 2009
                  Thread 1 advanced to log sequence 4445
                  Current log# 2 seq# 4445 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_2_3ZNXLT3V_.LOG
                  Tue Jun 02 14:22:01 2009
                  Thread 1 cannot allocate new log, sequence 4446
                  Checkpoint not complete
                  Current log# 2 seq# 4445 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_2_3ZNXLT3V_.LOG
                  Thread 1 advanced to log sequence 4446
                  Current log# 1 seq# 4446 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_1_3ZNXLSYP_.LOG
                  Tue Jun 02 14:22:14 2009
                  Thread 1 cannot allocate new log, sequence 4447
                  Checkpoint not complete
                  Current log# 1 seq# 4446 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_1_3ZNXLSYP_.LOG
                  Thread 1 advanced to log sequence 4447
                  Current log# 2 seq# 4447 mem# 0: D:ORACLEXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_2_3ZNXLT3V_.LOG
                  Tue Jun 02 14:22:25 2009

Thread 1 cannot allocate new log, sequence 4448

Marcio68Almeida
                  Participante

[quote=”ffujarra”:17jj2d09]Esta é uma parte do log, já tem 9Kb rs

Sei que existe esta limitação e por isto já penso em uma licença mesmo do Oracle.[/quote]

1. Você pode renomear ou apagar o log de tempos em tempos, em outra empresa eu renomeava diariamente (tinha um cron para isso) assim fica mais simples de ver o que aconteceu no dia…
                    2. Realmente, tem que entender o que está acontecendo e não só resolver o problema, é um ótimo pensamento o teu !!!
                    3. O limite do XE é a soma de tudo o que está no banco, dados e índices, inclusive do SYS e SYSTEM, portanto apague tudo o que é desnecessário que te dará um fôlego…

O que parece que acontece é que ele não está conseguindo gerar LOG, se não é falta de espaço, então você estourou a capacidade do XE

ffujarra
                    Participante

Os arquivos .ARC são gerados com 50M a cada 30 segundos.
                      A pasta têm 20Gb de tamanho, então o archive gerará erro depois de um tempo. Até aí tudo bem, agora, por que 50M a cada 30segundos se não houve atualização para tal no sistema?
                      Procurei por aquivos em lote também, mas nada.
                      O que pode estar acontecendo?

jspaulonci
                      Participante

Bom dia, quanto a questão do alert eu acho que a maneira mais fácil e barata é criar um crontab para renomear todos os dias e manter um backup dos dias anteriores, se não tiver nada sério pode ir apagando , afinal , se não tem erros penso que não precise gastar espaço armazenando arquivos de alert.

Quanto a problema do arquive
                        Sua área de flash está estourando e ponto final .
                        A pergunta é…qual processo está fazendo que isso ocorra, isso já foi dito pelo Vieri , identifique o seu processo, de repente é algo em Loop , e se está em loop está errado.
                        Uma outra saída que você pode fazer depois de resolver isso, é verificar a sua politica de retenção pelo RMAN, eu sofri muito com esse problema, e aos poucos consegui ir contornando e chegando perto do que é possível, umas das formas de se apagar os archives é pelo seguinte comando no seu RMAN.

backup as compressed backupset archivelog all delete input;

Abraços

João Paulo Spaulonci

Rodrigo Almeida
                        Participante

Alguns pontos importantes:

1) Identificar o processo que está fazendo gerar tanto ARCHIVE, como o Vieri disse.

2) Aumentar os membros dos grupos de Online Redo Log para minimizar a geração tão rápida dos Archives.

3) Aumentar o LOG_BUFFER.

OBS: Está gerando um archive a cada 25s. Não pode acontecer isso.

4) Se tem espaço em disco, então aumente a DB_RECOVERY_AREA_SIZE para 40G ou 60G.

5) Se é realmente um banco de dados OLTP tão forte, então, faça backup dos archives em 6 em 6 horas completo.

Abraços,

Rodrigo Almeida

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
                        • Você deve fazer login para responder a este tópico.