Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 1 mês atrás por João Otávio.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    João Otávio
    Participante

Boa tarde pessoal,

Preciso de uma ajuda URGENTE !

O Oracle está pesando MUITO o servidor da minha empresa, e eu vi que existem arquivos de extensão .arc que tem tamanho de 50M CADA ! E eu tenho centenas deles, e eles nao param de gerar !!!

Meu sistema está fora do ar por conta disso, já não existe espaço no servidor.

Dei uma lida em alguns sites e vi que a extensão .arc no Oracle se diz respeito a logs de alterações, para restaurações do banco em caso de falha, perda, etc.

Quais destes arquivos .arc que eu posso deletar ? Ou, qual a solução mais viável para a solução deste problema ?

Espero que alguém possa me ajudar !
      Muito obrigado.

João Otávio

rman
      Participante

@Joao21

Antes de qualquer coisa é importante saber como é a politica de backup empregada na empresa. O archivelog é de extrema importância para o processo de recover caso haja um desastre.

Se o banco de dados está congelado devido a falta de espaço na area de archivelog o ideal é mover os archives para uma outra area liberando espaça. Deletar os archives vai invalidar a politica de recover do banco.

Depois com o banco em produção novamente será necessário analisar e dimensionar o tamanho da área de archives.

Peterson
        Participante

João boa tarde!

Amigo, há algum DBA que seja o mantenedor dessa base? Esses arquivos são importantes e sua exclusão pode comprometer funcionalidades de recuperação do banco.
          Veja com o mantenedor do banco para adequar a política de retenção de backups com um job de manutenção excluindo os archives já backpeados.

Fábio Prado
          Participante

João Otávio,

Excluir os arquivos .arc irá resolver o seu problema de espaço em disco, porém vc poderá ter problemas futuros se tiver que restauras backups. É melhor q vc estude mais sobre “archive logs” no Oracle DAtabase antes de fazer qq coisa. Se tiver um DBA na empresa, deixe essa tarefa para ele.

[]s

Fábio Prado
            http://www.fabioprado.net

João Otávio
            Participante

Bom dia pessoal,

Desculpem a demora, resolvi o problema:

O problema na verdade estava na função DB_RECOVERY_FILE_DEST_SIZE do Oracle !

Ele vem como default 2G e meu recovery havia extrapolado

Resolvido com o comando:

ALTER SYSTEM SET DB_RECOVERY_FILE_DEST_SIZE=ESCOLHE_TAMANHO SCOPE=BOTH;

Tambem entrarei em contato com algum DBA para fazer a exclusao periódica de tais arquivos.

Muito obrigado a todos !

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.