Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 7 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 5 meses atrás por Victor Armbrust.
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Ronin
    Participante

Boa tarde,

Pessoal, instalei um maquina virtual para eu simular melhor os recursos do ASM. Na máquina virtual eu adicionei + 4 arquivos como se fossem discos físicos, instalei as ASMLIB etc. Quando inicio a instalação do Oracle a recurso da ASM ñ é apresentando como funcionalidade valida. ASM roda em single instance ?
      Alguém teria um artigo, doc. para eu poder me orientar ? estou usando o 11g r2

Obrigado

Sousa04
      Participante

e grande blz!!!

seguinte vc tem q ter

vc baixou os rpms conforme o kernel do SO??
        por exemplo eu tenho um SO com o kernel 2.6.18-238.el5 i686
        dai baixei o rpms
        oracleasm-2.6.18-238.el5-2.0.5-1.el5.i686
        oracleasmlib-2.0.4-1.el5.i386
        oracleasm-support-2.1.7-1.el5.i386

dai instalei normalmente com root
        rpm -Uvh oracleasm-2.6.18-238.el5-2.0.5-1.el5.i686 oracleasmlib-2.0.4-1.el5.i386 oracleasm-support-2.1.7-1.el5.i386

depois vc configura certinho

oracleasm configure -i

se deu tudo ok até aqui

vc marca seus discos candidatos
        ex:
        oracleasm createdisk DADOS_01 /dev/sdf1

lembrando que depois q vc adicionar os discos no vm vc precisa criar a partição ok.

qq dúvida posta ai[/quote]

Ronin
        Participante

Boa tarde,

Então Souza04, fiz todos esses procedimentos, no final listo os discos   /etc/init.d/oracleasm listdisks, que mostra os 2 discos que criei (são 2 ñ como mensurados inicialmente).
              Daí, logo como usuario oracle e executo  /runintaller do 11g que tb ñ mostra a opção de instalação para ASM.
              Estou usando o virtual box e instalador do 11g r2 patchset 1. 

Abs,

Sousa04
          Participante

qual é o S.O mesmo e qual o kernel???
            e como vc criou os discos?
            vc já instalou o software e está usando o DBCA para criar o banco?
            primeiro faz a instalação sem criar o banco
            depois vc usa o dbca para criar o banco
            e veja se o resultado é o mesmo.
            da forma como vc está colocando está muito genérico.

lordmaca
            Participante

[quote=”Ronin”:225806o4]Boa tarde,

Então Souza04, fiz todos esses procedimentos, no final listo os discos   /etc/init.d/oracleasm listdisks, que mostra os 2 discos que criei (são 2 ñ como mensurados inicialmente).
                  Daí, logo como usuario oracle e executo  /runintaller do 11g que tb ñ mostra a opção de instalação para ASM.

Abs,[/quote]

So pra saber se esta tudo certo da esses comandos e me fala se listo os discos depois:

/etc/init.d/oracleasm scandisks
              /etc/init.d/oracleasm listdisks

Abraco

Victor Armbrust
              Mestre

[quote=”Ronin”:1k401uui]Boa tarde,

Abs,[/quote]

Ronin,
                Para utilizar os discos do ASM (Criar o banco nestes discos) vc precisa inicialmente instalar o GI for StandAloneServer. Não é o RAC One Node, e sim somente a estrutra do GI (Grid Insfrastructure) para inicialização do CSS e com isso utilizar o serviço do ASM. Após feito isso, tente instalar o database/criar um banco que vc conseguirá utilizar os serviços do ASM… 😀

Abs

Ronin
                Participante

Boa tarde a todos,

Logo sabendo que todos os discos estavam disponíveis, executei conforme post do varmbrust!!

Obrigado a todos!!
                  abs

Victor Armbrust
                  Mestre

[quote=”Ronin”:32y7hlt5]Boa tarde a todos,

Logo sabendo que todos os discos estavam disponíveis, executei conforme post do varmbrust!!

Obrigado a todos!!
                    abs[/quote]

Show de bola @Ronin. Precisando estamos ai. Se quiser dá um look no meu blog depois, sempre coloco algumas coisas interessantes…

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.