Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 2 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 1 mês atrás por VitorLeandro.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    jspaulonci
    Participante

Bom dia pessoal, estou trabalhando em 11.1.0.7 em Red Hat, e me solicitaram um trabalho.

Manter em log todas as operações de insert,delete e update, mantendo logando o valor atual e o anterior ao valor do campo.
      Trata-se de um sistema de folha de pagamento, a tabela será a de salários, existe algo automático no 11G, ou posso escrever uma auditoria com a FGA ? Alguem já passou por isso ?

Abraços

Spaulonci

diegolenhardt
      Participante
        VitorLeandro
        Participante

Esses dois recursos citados são realmente interessantes para nós DBAs, mas para uma auditoria mais detalhada e amigável para usuários, talvez seja interessante utilizar uma trigger que após cada DML, preencha uma tabela com os dados da alteração.

EX:

Usuário que fez a transação, data, maquina, programa utilizado, tempo de conexão etc…

Dessa forma, pode ser criados relatórios onde determinada pessoa faça a auditoria das atualizações por ela mesma, poupando o seu trabalho.

Assim você precisa cuidar apenas da manutenção dessa tabela, realizando expurgos e outros…

Se achar interessante, posso criar a trigger e você avalia essa solução!

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.