Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 12 meses atrás por Marcio68Almeida.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    jspaulonci
    Participante

Bom dia pessoal, necessito de uma ajuda, meu gerente solicitou ao nosso time de DBAs , uma auditoria para saber qual owner , pode ser excluído do banco por não estar em uso, logo, para ter certeza que um owner pode ser dropado, eu preciso saber se naquele período de análise (2 meses, 4 meses , 1 ano etc) nenhum objeto do owner foi usado.

Minha pergunta , qual é o caminho mais curto pra isso , pensei em usar em auditoria do próprio banco, porem , será que vai pesar muito para o banco se ativar essa auditoria ?

Alguem já passou por isso ?

Abraços João Paulo Spaulonci

Ishii
      Participante

Olá,

Acho que o AUDIT do Oracle apenas referente ao logon não pesa muito para o Banco não e pode ser utilizado. Com relação aos objetos… dependerá muito da quantidade de objetos X Quantidade de Owners e ai cabe uma análise mais apurada para saber se qual será o custo para isso…

[]s Ishii

David Siqueira
        Participante

Concordo com o Ishi, porém tem mais um detalhe, você pode usar apenas auditoria em logon, mas se os objetos dos outros owners forem acessados por este em questão??..Seria bom levantar os relacionamentos existentes entre os owner do banco, caso não haja nenhum processo que vincule um determnado Owner a outro, acredito que só restará fazer mesmo um estudo quanto ao acesso feito nos objetos dos owners que ficaram sob auditoria, e isso você pode fazer com um trigger também, que fique verificando algumas visões de banco tais como V$ACCESS, DBA_OBJECTS, etc e tal, fazendo um join entre elas acredito que tu consiga ter um bom resultado e evitando ligar o AUDIT na base de dados que é um pouco pesado.

Abcs.

David

Marcio68Almeida
          Participante

Eu costumo “interditar” os usuários em dúvida, se não reclamar são candidatos a remoção.
            É sempre bom ter um backup dos objetos do usuário por um tempo depois de removido.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.