Pular para o conteúdo
Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor
    thebranco
    Participante

Pessoal tenho algumas duvidas com backup, quando eu faço um backup no banco de dados o que é salvo?
      eu gostaria de saber se o que é salvo são somente os dados ou é salvo toda a estrutura do banco, tabelas, dados, procedures etc…

Essa duvida surgiu com a seguinte situação….se derrepente a maquina onde esta instalada a minha base de dados der problema e eu precisar formatar na ora q eu for instalar o banco novamente eu preciso criar td novo as tabelas, triggers, procedures, etc.

Grato

Branco

Participante

Olá Branco,

Depende o tipo de backup que vc esta efetuando, se for um backup on line via EXPORT, voce tem a opção de exportar todos os objetos do banco ou só a estrutura, ou ainda somente algumas tabelas. Quando tiveres que fazer um import deste DMP, o sistema trará todos os objetos backupados. Desta forma voce terá que recriar os usuários do banco.

Já se vc fizer a cópia dos arquivos do banco de dados, off-line, caso voce tenha que restarurar o backup, voce não precisará recriar nada. Mas desta forma voce tem que tirar o banco de dados do ar.

Mas uma maneira mais profissional de voce gerenciar os seus backups é utilizando o RMAN.

Vlw Leonardo Litz

thebranco
        Participante

[quote=”Litz”:2688gxmu]Olá Branco,

Depende o tipo de backup que vc esta efetuando, se for um backup on line via EXPORT, voce tem a opção de exportar todos os objetos do banco ou só a estrutura, ou ainda somente algumas tabelas. Quando tiveres que fazer um import deste DMP, o sistema trará todos os objetos backupados. Desta forma voce terá que recriar os usuários do banco.

Já se vc fizer a cópia dos arquivos do banco de dados, off-line, caso voce tenha que restarurar o backup, voce não precisará recriar nada. Mas desta forma voce tem que tirar o banco de dados do ar.

Mas uma maneira mais profissional de voce gerenciar os seus backups é utilizando o RMAN.

Vlw Leonardo Litz[/quote]

Ok amigo entendi eu sou iniciante no mundo oracle tenho mtas duvidas, vou procurar saber mais sobre este RMAN, como funciona…mas por enquanto mto obrogado pela ajuda este site esta me ajudando mto…

grato
          Branco

Participante

Ok Branco, estamos aqui para ajudar…

Segue um link sobre RMAN de um grande amigo e profissional:

http://imasters.uol.com.br/artigo/5085/oracle/rman_introducao/

Vlw Leonardo Litz

David Siqueira
            Participante

Estude RMAN com certeza você irá gostar muito, principalmente quando precisar fazer Restaurações e Recuperações..Heheheh!!!

Procure os Posts e os BLOG’s de um grande amigo e parceiro de equipe chamado Rodrigo Almeida, o mesmo que o Litz lhe indicou.

Abração e bons estudos!!!!

mpvargas
              Participante

Caro amigo,
                siga as dicas dos colegas e use o RMAN…
                mas como vc ainda está em fase de estudos, faça o backup utilizando o expdp (ou export) e utilize a opção FULL=Y… esta opção fará uma cópia completa do banco, mas vale ressaltar que é uma cópia do momento da execução do comando, sendo assim qualquer alteração que ocorrer depois desse backup não será possível recuperar… quando você começar a usar o RMAN verá o quanto ele é útil…
                No mais, copie também o CONTROLFILE e o SPFILE

Abs

thebranco
                Participante

[quote=”mpvargas”:1pv7nzyo]Caro amigo,
                  siga as dicas dos colegas e use o RMAN…
                  mas como vc ainda está em fase de estudos, faça o backup utilizando o expdp (ou export) e utilize a opção FULL=Y… esta opção fará uma cópia completa do banco, mas vale ressaltar que é uma cópia do momento da execução do comando, sendo assim qualquer alteração que ocorrer depois desse backup não será possível recuperar… quando você começar a usar o RMAN verá o quanto ele é útil…
                  No mais, copie também o CONTROLFILE e o SPFILE

Abs[/quote]

a minha base de dados esta como log_mode = NOARCHIVELOG,
                  como isso funciona, oq significa isso e como devo deixar…?
                  grato

Ishii
                  Participante

Olá,

O LOG_MODE em NOARCHIVE significa que os redos, não serão copiados a cada rodada. Ou seja, serão mantidos os grupos de redo.log que você determinou na criação do Banco de Dados. Com o ARCHIVELOG, toda vez que um arquivo Redo.log for preenchido ele será automaticamente copiado para outro path (log_archive_dest*). Com isso todas as transações DML serão preservadas em archive.

A alteração para Archive Mode requer um estudo sobre a sua estratégia de backup pois no caso de altos volumes de transações o consumo de armazenamento pode ser alto também.

[]s Ishii

thebranco
                    Participante

[quote=”Ishii”:1jpm1eyt]Olá,

O LOG_MODE em NOARCHIVE significa que os redos, não serão copiados a cada rodada. Ou seja, serão mantidos os grupos de redo.log que você determinou na criação do Banco de Dados. Com o ARCHIVELOG, toda vez que um arquivo Redo.log for preenchido ele será automaticamente copiado para outro path (log_archive_dest*). Com isso todas as transações DML serão preservadas em archive.

A alteração para Archive Mode requer um estudo sobre a sua estratégia de backup pois no caso de altos volumes de transações o consumo de armazenamento pode ser alto também.

[]s Ishii[/quote]

ta então cada trigger, tabelas, procedures, etc q eu crio fica armazenda neste arquivo redo.log é isso…?

Rodrigofs
                      Participante

Bom dia, sim, uma tabela, procedure, trigger, um insert, delete, update, etc. Vão gerar entradas no redo log. Mas lembre-se que como o amigo ISHI falou, esse redolog é “rotativo” ou seja, quando ele encher fará uma troca (switch logfile) para outro redolog, sendo assim faz necessário uma cópia destes dados (archives) no momento da troca.
                        Exemplo básico:

Se seu banco de dados está no modo NOARCHIVELOG, e você fez um backup full as 13:00 horas

As 18:00 você perdeu seus datafiles, e redologs. Você terá que voltar seu banco de dados para o estado em que foi feito backup as 13:00.

Se o seu banco de dados está no modo ARCHIVELOG e você fez um backup full as 13:00 horas

Se as 18:00 você perder seus datafiles, e redologs, e você ainda tem os seus archives(cópias), você pode voltar seu backup feito as 13:00 horas, e aplicar seus archives até o ultimo gerado, talvez até as 17:59.
                        Com isso nota-se a importância do LOG_MODE em que o banco de dados se encontra.

Espero ter ajudado,
                        Abraços

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
                      • Você deve fazer login para responder a este tópico.