Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 29 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 3 meses atrás por fabiogalera.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 30 do total)
  • Autor
    rman
    Participante

Bom dia,

Qual é a forma mais recomendada para se fazer o backup do archive log ? A ideia é fazer backup a cada 1 hora do archive log para fita via HP DATA PROTECTOR…

O backup do archive log pode ser feito simplesmente copiando os archive log da area de archive, ou fazendo o backup do archive log via RMAN, desta forma o archive log é empacotado em um arquivo do RMAN.

De que forma você faz esse backup ?

felipeg
      Participante

Rman

A necessidade de tempo para backup dos archives varia muito conforme o tamanho da base, da criticidade e da quantidade de transações por tempo.

O pessoal que trabalha com grandes bases poderá te dar uma noção, eu faço geralmente em tempos que variam de 15 minutos a 1 hora (dependendo dos fatores acima).

E sim, eu prefiro fazer pelo RMAN, segue um exemplo:

RUN{

sql 'ALTER SYSTEM ARCHIVE LOG CURRENT';

BACKUP AS COMPRESSED BACKUPSET
        FORMAT '/u02/oracle/oradata/ORCL10/rman/arch_%d_%s_%p.arc'
        ARCHIVELOG ALL DELETE INPUT;
        CROSSCHECK ARCHIVELOG ALL;
        DELETE NOPROMPT OBSOLETE;
        }

Atenciosamente,
        Felipe.

rman
        Participante

@felipeg

Pergunta, por que você prefere via RMAN ao invés de copiar o archive log via SO ?

felipeg
          Participante

Opa

• Eu consigo comprimir os arquivos usando uma ferramenta da própria Oracle.
            • Todos os archives necessários sempre ficam listados no RMAN para que eu consulte.
            • E principalmente, deixo o banco cuidar de gravar e posteriormente deletar (usando as políticas de retenção), tendo assim a certeza de que ele fez o certo.

Prefiro evitar o máximo possível de erros decorrentes no processo 8)

Atenciosamente,
            Felipe.

rman
            Participante

@felipeg

Abusando um pouco do seu conhecimento, poderia comentar linha a linha do seu script RMAN ?

Com certeza a cópia via SO é uma solução mais simples, nem exige muito conhecimento.

Pelo RMAN, se a politica de retenção não estiver devidamente configurada posso ter surpresas no restore/recover. O script de backup FULL do RMAN que está em produção não foi feita por mim, então fico com receio em modifica-lo e invalidar todo o backup. Meu conhecimento de RMAN é bem pequeno.

felipeg
              Participante

Vamos separar o script então:

sql 'ALTER SYSTEM ARCHIVE LOG CURRENT';

Nesse comando eu peço pro Oracle forçar o arquivamento do log atual.

BACKUP AS COMPRESSED BACKUPSET
                FORMAT '/u02/oracle/oradata/ORCL10/rman/arch_%d_%s_%p.arc' ARCHIVELOG ALL DELETE INPUT;

Aqui eu faço um backup dos archives dentro do período (15 minutos, 30 minutos, 1 hora, tudo depende da hora que eu rodo), comprimo e com o DELETE ALL INPUT já peço pro Oracle deletar todos os archives que já tenham sido backupeados.

O Crosscheck atualiza o catálogo do RMAN (catalog ou controlfile dependendo da sua solução) com a real situação dos backups em disco.

Deleta os backups que estiverem obsoletos de acordo com a sua politica de retenção.

Uma política de retenção bem configurada é uma das chaves do RMAN.
                Caso tenha dúvidas no seu backup principal, poste ele aqui que podemos dar uma olhada.

Espero ter ajudado.
                Atenciosamente,
                Felipe.

felipeg
                Participante

E também o show all no rman.

Ele vai mostrar todas as configurações persistentes do bicho. 8)
                  Se quiser saber um pouco mais pode dar uma lida nesse artigo.

https://profissionaloracle.com.br/blogs/ … sistentes/

Atenciosamente,
                  Felipe.

rman
                  Participante

@felipeg

Segue o script de backup FULL implementado diariamente via CRON.

connect target /
                    SPOOL log to /oracle/backup1/backupRMAN/smt/backup_FULL_RMAN_$DATA/LOG_BKP_RMAN.log;
                    run {
                    DELETE NOPROMPT EXPIRED BACKUP;
                    DELETE NOPROMPT obsolete device type disk;
                    CROSSCHECK BACKUP;
                    CROSSCHECK COPY;
                    CROSSCHECK archivelog all;
                    CROSSCHECK backup of database;
                    CROSSCHECK backup of archivelog all;
                    CONFIGURE CONTROLFILE AUTOBACKUP ON;
                    CONFIGURE CONTROLFILE AUTOBACKUP FORMAT FOR DEVICE TYPE DISK TO '/oracle/backup1/backupRMAN/smt/backup_FULL_RMAN_$DATA/controlfile.ctl%F';
                    allocate channel d1 type disk format '/oracle/backup1/backupRMAN/smt/backup_FULL_RMAN_$DATA/bkp_%U';
                    backup as compressed backupset format '/oracle/backup1/backupRMAN/smt/backup_FULL_RMAN_$DATA/backupfull%d_%T_%U.dbf' database;
                    backup as compressed backupset format '/oracle/backup1/backupRMAN/smt/backup_FULL_RMAN_$DATA/Archivelog_%d_%u.arc' archivelog all;
                    SQL 'ALTER SYSTEM ARCHIVE LOG CURRENT';
                    release channel d1;}
                    SPOOL log off;
                    exit

Segue as configurações permanentes:

RMAN> show all;

using target database control file instead of recovery catalog
                    RMAN configuration parameters are:
                    CONFIGURE RETENTION POLICY TO REDUNDANCY 1; # default
                    CONFIGURE BACKUP OPTIMIZATION OFF; # default
                    CONFIGURE DEFAULT DEVICE TYPE TO DISK; # default
                    CONFIGURE CONTROLFILE AUTOBACKUP ON;
                    CONFIGURE CONTROLFILE AUTOBACKUP FORMAT FOR DEVICE TYPE DISK TO '/oracle/backup1/backupRMAN/smt/backup_FULL_RMAN_301111/controlfile.ctl%F';
                    CONFIGURE DEVICE TYPE DISK PARALLELISM 1 BACKUP TYPE TO BACKUPSET; # default
                    CONFIGURE DATAFILE BACKUP COPIES FOR DEVICE TYPE DISK TO 1; # default
                    CONFIGURE ARCHIVELOG BACKUP COPIES FOR DEVICE TYPE DISK TO 1; # default
                    CONFIGURE MAXSETSIZE TO UNLIMITED; # default
                    CONFIGURE ENCRYPTION FOR DATABASE OFF; # default
                    CONFIGURE ENCRYPTION ALGORITHM 'AES128'; # default
                    CONFIGURE ARCHIVELOG DELETION POLICY TO NONE; # default
                    CONFIGURE SNAPSHOT CONTROLFILE NAME TO '/oracle/app/product/10.2.0/smt/dbs/snapcf_smt.f'; # default

Não consegui identificar onde é definido a politica de retenção do archive log. Mas que eles estão sendo apagado eu tenho certeza.

felipeg
                    Participante

Essa parte da documentação mata a sua charada!

http://docs.oracle.com/cd/B19306_01/bac … m#i1008093

"Besides affecting datafile and control file backups, the retention policy affects archived logs and archived log backups.
                      First, RMAN decides which datafile and control file backups are obsolete. Then, RMAN considers as obsolete all archived log backups that are older than the oldest datafile or control file backup that must be retained."

Ele deleta os archives com base no backup mais antigo por exemplo, se os seus arquivos tem backup do dia 25 as 23:00, pra que você vai precisar dos archives de antes disso?

Atenciosamente,
                      Felipe.

felipeg
                      Participante

Em relação aos seus backups (datafiles e tudo mais) o RMAN está configurado como RETENTION POLICY TO REDUNDANCY 1, que significa que o Oracle precisa manter, no mínimo, uma cópia de cada arquivo backupado.

O que tiver mais de um backup terá o arquivo de data mais antiga deletado.

Atenciosamente,
                        Felipe.

rman
                        Participante

@felipeg

Pelo que entendi RETENTION POLICY REDUNDANCY 1 garante 1 cópia de backup, e o archive log deste backup está vinculado. Se o backup for deletado o archive log dele vai junto certo ?

DELETE NOPROMPT EXPIRED BACKUP;
                          DELETE NOPROMPT obsolete device type disk;

No meu script esses comandos são responsáveis por remover os backups certo ? E nesse momento o archive log dele vai junto ?

Você utilizou desta forma, a minha forma está correta ?

rman
                          Participante

@felipeg

Acho que está um pouco zuado o script de backup, a pessoa que fez também estava meio perdida, após o script apresentado no final existe a remoção do backup via SO.

Creio que o RMAN não esta apagando nada, pois via SO isso já foi feito. 😯

felipeg
                            Participante

Backup via rman, remoção via SO? Não curto hehe

Sobre o backup sugiro você dar uma lida nesse artigo, achei bem bacana e os exemplos são detalhados.

http://oraware.blogspot.com/2008/01/rel … eriod.html

Meu backup é bem mais simples, até por se tratar de um ambiente bem pequeno.

RUN{
                              ALLOCATE CHANNEL d1 DEVICE TYPE DISK FORMAT '/u02/oracle/oradata/ORCL10/RMAN/BKP_%d_%t_%s.rman';
                              ALLOCATE CHANNEL d2 DEVICE TYPE DISK FORMAT '/u02/oracle/oradata/ORCL10/RMAN/BKP_%d_%t_%s.rman';

BACKUP AS COMPRESSED BACKUPSET DATABASE PLUS ARCHIVELOG;

CROSSCHECK BACKUP;

}

Atenciosamente,
                              Felipe.

rman
                              Participante

@felipeg

Realmente é estranho a forma que foi implementado, eu também não curti, pra mim o correto é deixar na mão do RMAN.

Preciso estudar um pouco o RMAN para poder reformar isso.

felipeg
                                Participante

Isso ai cara, RMAN é essencial.

Monta um laboratório e vai testando a melhor opção, se precisar de ajuda estamos ai.
                                  Chegou a dar uma lida no artigo? Isso clareou as suas dúvidas a respeito da retenção dos archives?

Se ainda tiver alguma coisa é só postar!

Atenciosamente,
                                  Felipe.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 30 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.