Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 12 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 7 meses atrás por David Siqueira.
Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
  • Autor
    Thiago Vilhena
    Participante

Boa tarde pessoal,

Comecei a mexer com Oracle nesses dias, tenho muito pouco conhecimento e preciso fazer um backup on-line. Pegando esse BACKUP e importando em um novo banco. Andei lendo por ai e vi que para efetuar este Backup o ARCHIVELOG tem que estar on, só que para verificar isso eu teria que ter acesso de SYSDBA que por normal nao tenho, e o DBA mega ultra plusplus nem me escuta. Ai minha pergunta, Existe alguma tools para que eu possa fazer esse backup, como que eu irei fazer isso? manualmente, preciso de um guia

abraços!!

vieri
      Participante

NÃO ENTENDI!!!

PORQUE O DBA NÃO LHE DA OUVIDOS…?

O ASSUNTO BACKUP/RESTORE DE ORACLE É MUITOOOO AMPLO…

NÃO SERIA MELHOR VOCÊ PEDIR A ELE PARA FAZE-LO?

CASO QUEIRA VOCÊ MESMO FAZER USE
        OS UTILITÁRIOS EXP/IMP
        MESMO ASSIM AINDA IRÁ EXIGIR BONS CONHECIMENTOS DE ORACLE.

PEÇA UM EXP HELP=Y E IMP HELP=Y NO PROMPT DE COMANDO PARA VERFICAR OS PARÂMETROS DO UTILITÁRIO.

OU SE QUISER SE APROFUNDAR NOS ESTUDOS PESQUISE POR RMAN
        E POSTE AS DÚVIDAS QUE AGENTE VAI LHE AJUDANDO.

[]S

David Siqueira
        Participante

Thiago o que o Vieri falou é a mais pura verdade, porém, se você tem essa necessidade e não está sendo atendido, recorra ao sua gerencia, pois se algum projeto depender disso com certeza irá atrasar, quando você mencionou BACKUP ONLINE, você precisa de uma cópia fiel da sua Produção? Se for isso poderá ser feito via RMAN , utilizando a opção de DUPLICATE Database, caso você precise de uma cópia para teste apenas sem muita necessidade de dados precisos um EXPORT já ajuda, pois export não vai conseguir retirar todas as informações, até porque enquando ele executa outras transações ja alteraram objetos extraidos por ele e por ai vai. Analise tudo isso, formule seu pedido para a equipe responsável, forme um convencimento da sua necessidade, pode ser que o DBA não tenha percebido que ha uma real necessidade dessa sua solicitação. Precisando da nossa ajuda poste-a aqui que vamos indicando o caminho das pedras.

Abcs.

David

Thiago Vilhena
          Participante

vlw David e vieri pela atenção.
            vou explicar +ou- a historia, aqui o pessoal é consultor, sendo que o gerente que me contratou, falou que eu trabalhar em um servidor daqui até completar 1 ano e depois ia pra rua, pra eu ir me virando por aqui e tirando duvidas com o DBA e talz. Só que tem um porém o DBA nem quer saber da minha existencia, ai eu tenho que me virar sozinho mesmo, quem me pede pra fazer as coisas é o GERENTE, tenho que querar a cabeça mesmo!!
            O servidor que tem aqui roda um banco, só que pelo oque eu andei vendo nao tem uma rotina de BACKUP, e eu quero dar uma otimizada nesse servidor, pra ver uns ganhos de PERFORMANCE, ja tentei converssar isso com o DBA + ele fala pra eu nao esquentar a cabeça com aquilo lá. Engraçado o GERENTE me pede pra trabalhar la e o DBA me tira de lá. Com muito custo eu conssegui uma conta que tem bastente acesso ao banco, mas nao o controle total dele.
            Por isso vim ao forum a procura de ajuda. Converssando um pouco com o Analista de negocio daqui(que se tornou um amigo) ele me disse que esse servidor ta largado as traças. É isso ai pessoal estou eu aqui querendo primeiro fazer um backup nele, e implementar rotinas de bakup, para depois começar a mecher nele legal!!

Apropósito, ja tinha lido sobre o RMAN, em um livro vou me aprofundar mais nele pois devo utilizado. vou me aprofundar nesse negocio!!

Abraços a todos e muito obrigado

Rodrigo Almeida
            Participante

Thiago,

Complicado mesmo o jeito que está trabalhando, sem muita ajuda e atenção. O legal seria saber se você tem a role EXPORT_FULL_DATABASE no seu usuário de banco de dados para fazer um DMP usando o EXP e depois usando o IMP para tentar ter os dados como backup.

O resntante dos backups, vai ser complicado fazer sem a intervenção do DBA, pois deverá deixar as tablespaces em BACKUP MODE para fazer backup online. E RMAN o seu usuário precisa ter a opção SYSDBA para conseguir fazer alguma coisa também.

Acho que o ideal seria ter a opção pelo menos de EXP/IMP para salver os caras da sua empresa.

Abraços,
              Rodrigo Almeida

Thiago Vilhena
              Participante

Ai galera bom dia, Hoje conssegui a senha do SYS DBA aqui, agora as coisas vao começar a ficar coloridas heehhe..
                To estudando aqui para ver qual a melhor forma que se adapte aqui de backup. Bom de primordio minha ideia é criar uma rotina de backup para o servidor, esse backup vai ficar no proprio servidor por enquanto. o que voces me aconselham a usar?

abraços

Obrigado pela atenção

David Siqueira
                Participante

Não é uma boa idéia deixar seu backup no server mesmo cara, até porque isso vai consumir muito espaço, pois você precisa definir qual é o seu time recover, e ficar armazenando no servidor mesmo vai chegar um momento em que não havera mais espaço para tal, e você fatalmente poderá precisar de mais espaço, com isso você também precisa fazer backup dos seus archive’s log e eles se acumulam dependendo do tipo de Base de dados que você tenha e dos tamanhos dos seus redo log’s isso pode se tornar um monstro e ficar inviavel mante-los armazenados no servidor. Ha outros pontos a serem levantados e vistos tambem, mais de inicio acredito que seja isso, definir uma estratégia baseada em quanto tempo sua aplicação pode ficar indisponivel em caso de uma perda total de ambiente, de quanto tempo sera o seu retention policy e sua janela de backup de quantos dias serão e como serão , full, incrementais, lógicos e por ai vai.

Abraço.

David

Thiago Vilhena
                  Participante

E ae DAVID blz? Po eu sei que nao é seguro deixar o backup no servidor, mas eu ainda nao devidi com os caras la pra onde vai, largo por la e aviso, aiuhsduiah sabe que na nossa area as coisas tem q ir devagar, minha ideia é salvar estes bakups em 2 lugares diferentes, mas ai sao os caras la que decidem, po a base de la tem uns 90gb é poca sera que se eu fizer um backup full ou seja off-line, da pra fazer em 6 horas??

David Siqueira
                    Participante

Entendi seu ponto de vista, quanto to tempo do backup com certeza é possivel fazer em até menos tempo…aqui na empresa temos um de aproximadamente 250gb que faz em menos de 4 horas, e ainda dá pra você fazer com a opção de comprimido caso esteja usando RMAN 10g, ficam bem pequeno e é bem eficiente.

Abcs.

David

Thiago Vilhena
                      Participante

Beleza cara, vou fazer isso, primeiro faço um backup off-line, ai depois implanto uma rotina de backup online diariamente de madrugada, to tentando converssar com meu gerente pra ele me dar um local seguro pra eu por os backups!! to dando uma olhada sobre RMAN pq eu nunca utilizei se tiver alguma indicação ai veio por favor compartilhe!!

abraços!!

PS.: estou vendo a palestra do RODRIGO ALMEIDA ( show de bola )

David Siqueira
                        Participante

Começou muito bem cara…os materias do Rodrigo são de excelente qualidade, vc vai encontrar quase tudo que precisa sobre RMAN.

ABcs.

David

Thiago Vilhena
                          Participante

Po cara vlw, eu to acompanhando a palestra em video junto com o power point, quando eu começar a meter a mao na massa mesmo vou postando aqui os passos..

abraços!!

David Siqueira
                            Participante

Sem problemas brother é só ir postando que a gente vai te ajudando.

Abraço.

David

Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
                            • Você deve fazer login para responder a este tópico.