- Este tópico contém 14 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 8 meses atrás por
Rodrigo Almeida.
-
AutorPosts
-
8 de abril de 2009 às 12:53 am #86165
cfalves
ParticipanteBoa Tarde à Todos
Sou iniciante no oracle e estou com problemas para configurar um backup, ja pesquisei alguns sites onde tinha algumas opções de backup, vi também que o ideal seria planejar uma politica de backup e depois implementar o backup.
Observei que existem algumas formas de se fazer o backup, mas a maioria do pessoal comenta sobre as ferramentas nativas da oracle, o exp e o rman, como sou bem iniciante mesmo estou tendo muita dificuldade para conseguir executar este procedimento.
Gostaria da ajuda de vocês, de qual ferramenta usar, como usar, a nossa itenção é fazer backup hot, mas se não der pode ser off mesmo, eu tentei executar um comando conforme segue abaixo, porém o mesmo não deu certo, pelo que entendi ele não achou o BD que especifiquei no comando. Alguem sabe como fazer e se tem como fazer através do enterprise manager, o que vi é que quando entro no enterprise manager ele acessa o BD orcl e não o banco que gostaria que entrasse, segue abaixo o comando usado e o erro que ele gerou:exp userid=oracle/oracle@PHBIMD file=bi_ora.dmp log=exp_full.log full=yes consistent=yes
Export: Release 11.1.0.6.0 – Production on Tue Apr 7 18:39:03 2009
Copyright (c) 1982, 2007, Oracle. All rights reserved.
EXP-00056: ORACLE error 12154 encountered
ORA-12154: TNS:could not resolve the connect identifier specified
EXP-00000: Export terminated unsuccessfullyPor favor se alguém puder dar uma ajuda eu agradeço.
Att,
Cristiano
8 de abril de 2009 às 2:07 am #86166Ronin
ParticipanteCara, pelo q vc descreveu vc tem uma instância ORCL e outra PHBIMD, correto ? vc tem acessibilidade a essa instância PHBIMD ? vc pode verificar pelo comando ‘tnsping PHBIMD’
8 de abril de 2009 às 5:23 am #86167David Siqueira
ParticipanteParceiro, você esta no servidor onde se encontram essas suas instancias?
Se você estiver tente fazer o seguinte , dê um SET ORACLE_SID= e remova a conect strig do comando de export, caso isso que vc esteja fazendo seja por uma maquina CLIENT verifique se no seu TNSNAMES ha as entradas das duas Bases de Dados ok?Abraço.
David
8 de abril de 2009 às 5:52 am #86168cfalves
Participante[quote=”Drbs”:3j1dvyra]Parceiro, você esta no servidor onde se encontram essas suas instancias?
Se você estiver tente fazer o seguinte , dê um SET ORACLE_SID= e remova a conect strig do comando de export, caso isso que vc esteja fazendo seja por uma maquina CLIENT verifique se no seu TNSNAMES ha as entradas das duas Bases de Dados ok?Abraço.
David[/quote]
Boa Noite David
Estou tentando todos estes comandos no servidor mesmo, mas não estou conseguindo fazer este backup.8 de abril de 2009 às 5:57 am #86169cfalves
Participante[quote=”Ronin”:3utre110]Cara, pelo q vc descreveu vc tem uma instância ORCL e outra PHBIMD, correto ? vc tem acessibilidade a essa instância PHBIMD ? vc pode verificar pelo comando ‘tnsping PHBIMD'[/quote]
Boa Noite Ronin
Eu dei o comando que você mencionou mas ao invés do phbimd e fiz no phbidw que esta configurado no tnsnames e me retornou ok, porém se tento executar o comando da o seguinte erro:exp userid=oracle/oracle@phbidw file=bi_ora.dmp log=exp_full.log full=yes consistent=yes
Export: Release 11.1.0.6.0 – Production on Tue Apr 7 23:45:37 2009
EXP-00056: ORACLE error 12514 encountered
ORA-12514: TNS:listener does not currently know of service requested in connect descriptor
EXP-00000: Export terminated unsuccessfullyMas olha o resultado quando digito o comando tnsping:
tnsping phbidw
TNS Ping Utility for Linux: Version 11.1.0.6.0 – Production on 07-APR-2009 23:46:18
Copyright (c) 1997, 2007, Oracle. All rights reserved.
Used parameter files:
/opt/app/oracle/product/11.1.0/db_1/network/admin/sqlnet.oraUsed TNSNAMES adapter to resolve the alias
Attempting to contact (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = oraclebd.local)(PORT = 1521)) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERVICE_NAME = phbidw)))
OK (0 msec)Desculpe se estou sendo muito chato, mas preciso e quero aprender como se faz backup no oracle, e o melhor lugar que achei foi neste forum, achei super legal ja ter 2 respostas em tão pouco tempo postado…
Att,
Cristiano
8 de abril de 2009 às 3:41 pm #86170Regis Araujo
ParticipanteCristiano, bom dia!
Como vc está utilizando oracle com Linux.. tente fazer o export assim..
-- Setando o Banco
[oracle@ServerOracle /]$ export ORACLE_SID=PHBIDW-- Verificando se o banco está correto...
[oracle@ServerOracle /]$ echo $ORACLE_SID
PHBIDW-- no campo Owner coloca de qual Schema vc quer o backup *
[oracle@ServerOracle /]$ exp system/senha_system file=/dirbackup/bi_ora.dmp log=/dirbackup/exp_full.log full=yes consistent=yes buffer= 52000 owner=NOME_OWNER_SCHEMA- Pelo que li no seu post, vc tem um usuário oracle que tem permissão de gerar backup, correto?? Pois para gerar o backup precisa ser usuário com esta permissão…
Bom, espero ter ajudado… Abraços..
8 de abril de 2009 às 4:05 pm #86172cfalves
ParticipanteThunder_Catzn[quote]Cristiano, bom dia!
Como vc está utilizando oracle com Linux.. tente fazer o export assim..
-- Setando o Banco
[oracle@ServerOracle /]$ export ORACLE_SID=PHBIDW-- Verificando se o banco está correto...
[oracle@ServerOracle /]$ echo $ORACLE_SID
PHBIDW-- no campo Owner coloca de qual Schema vc quer o backup *
[oracle@ServerOracle /]$ exp system/senha_system file=/dirbackup/bi_ora.dmp log=/dirbackup/exp_full.log full=yes consistent=yes buffer= 52000 owner=NOME_OWNER_SCHEMA- Pelo que li no seu post, vc tem um usuário oracle que tem permissão de gerar backup, correto?? Pois para gerar o backup precisa ser usuário com esta permissão…
Bom Dia
Obrigado pela ajuda, mas como falei sou bem iniciante mesmo no oracle, como e onde posso ver se o usuario especificado no comando tem privilégio para fazer o backup da database que eu quero? pois eu dei o comando mas me retorna o seguinte erro:
Export: Release 11.1.0.6.0 – Production on Wed Apr 8 09:55:21 2009
Connected to: Oracle Database 11g Enterprise Edition Release 11.1.0.6.0 – 64bit Production
With the Partitioning, OLAP, Data Mining and Real Application Testing options
EXP-00026: conflicting modes specified
EXP-00000: Export terminated unsuccessfullyÉ duro não saber de uma tecnologia… Por isto estou aqui para pedir ajuda…
8 de abril de 2009 às 4:19 pm #86173Regis Araujo
ParticipanteOpa..
Desculpe.. eu acabei colocando uma opção inválida…
no seu backup tem full=y que faz backup de todo o banco, independente de owner…
Eu deixei o full=y e também coloquei owner=NOME_OWNER_SCHEMA
O erro está ai.. ou vc coloca FULL=YES ou coloca OWNER=NOME_OWNER_SCHEMA…
Tira o OWNER=NOME_OWNER_SCHEMA e deixa apenas FULL=YES e roda o backup…
Assim..
[oracle@ServerOracle /]$ exp system/senha_system file=/dirbackup/bi_ora.dmp log=/dirbackup/exp_full.log full=yes consistent=yes buffer= 52000
Abraços…
8 de abril de 2009 às 5:11 pm #86175abonacin
ParticipanteBom dia cfalves…
Assim, não querendo ser estraga prazer, visto que a discussão está boa…
Mas se o seu objetivo é fazer backup, esqueça o exp/imp…Utilize o RMAN…
Tem um gordinho que pode te ajudar… Ele tem varios post´s a respeito e tem larga experiência no assunto… Já vi ele fazer milagres… kkkk
[]’s
8 de abril de 2009 às 5:51 pm #86176David Siqueira
ParticipanteKakakak..O Bonacin deve estar se referindo ao Rodrigo Almeida, esse sim domina RMAN de cabo a rabo, e com certeza RMAN é 100% de chances de seu Backup ser excepcional.
David
8 de abril de 2009 às 6:15 pm #86177abonacin
Participantekkkkkk
Ele que não veja isso…
Comece por aqui cfalves:
http://imasters.uol.com.br/artigo/5085/ … ntroducao/
8 de abril de 2009 às 6:30 pm #86179Rodrigo Almeida
ParticipantePor um acaso esse gordinho sou eu! kkkkkkkkkkkkkkk
Sou magro, perto dos “pequenos” que trabalham aqui viu!!!
E sem dúvida, RMAN é a melhor ferramenta para fazer backup, alguns acham que são os Agentes do ArcServer, NetBackup e Backup Exec, porém, esses agentes são scripts de RMAN.
E exp e IMP tem seus prós e contras, serve mais como um apoio a sua estratégia de backup, mas pode ocorrer perda de dados.
Abraços,
Rodrigo Almeida
8 de abril de 2009 às 8:29 pm #86181cfalves
Participante[quote=”alphamek”:1yrvwt3j]Por um acaso esse gordinho sou eu! kkkkkkkkkkkkkkk
Sou magro, perto dos “pequenos” que trabalham aqui viu!!!
E sem dúvida, RMAN é a melhor ferramenta para fazer backup, alguns acham que são os Agentes do ArcServer, NetBackup e Backup Exec, porém, esses agentes são scripts de RMAN.
E exp e IMP tem seus prós e contras, serve mais como um apoio a sua estratégia de backup, mas pode ocorrer perda de dados.
Abraços,
Rodrigo Almeida[/quote]
Boa Tarde Rodrigo
Gostaria de ter pelo menos 20% do seu conhecimento para que eu pudesse resolver meu problema, pelo que falaram você é o cara no caso do rman, mas pra min ainda é muito dificil, mas vou tentar dar uma olhada melhor na documentação que me passaram. Eu vou perguntar e desculpe se for uma pergunta sem sentido, mas pelo enterprise manager eu não consigo fazer este backup? E onde eu posso ver se o usuario tem ou não privilégios para fazer backup de um determinado BD?Att,
Cristiano F. Alves
8 de abril de 2009 às 9:20 pm #86183vieri
ParticipanteEssa discução é um pouco avançada, para iniciantes no RMAN
mas poderá lhe ajudar.https://www.profissionaloracle.com.br/mo … pic&t=2905
Eu acredito que para implementar o rman é nescessário bons conhecimentos de Oracle , ser no mínimo um dba júnior
para implementar e pleno para utilizar seus recursos.Siga a receita de bolo, mas entenda como ele funciona, senão será um backup que precisará de consultor qdo der problemas.
Seja vc o consultor!!!![]s
8 de abril de 2009 às 9:34 pm #86185Rodrigo Almeida
ParticipanteOlá Cristiano,
Cara, pelo Enterprise Manager ou DBConsole tu consegue fazer sim backup do banco de dados (Usando o RMAN), com a facilidade da interface gráfica, fica na aba de administração/Backup, a partir desse menu tu consegue até configurar a política de backup para a sua base.
Se preferir, pode usar no modo linha de comando (Command Line), que é o mais aconselhável e fácil de entender. Existem 1001 textos na internet que fornece esse suporte, e se tiver dúvidas, postar aqui no fórum que ajudamos numa boa.
Segue algumas recomendações literárias:
http://www.enpo.com.br/encontros-anteriores/v-enpo.php
|–> Tem exemplo prático de como fazer o backup e RecoverSobre os usuários que podem fazer backup, no RMAN existe uma regra, todo o usuário que se conecta usando o RMAN, deve possuir a role SYSDBA, pois toda conexão no RMAN é AS SYSDBA por padrão. Para verificar isso, pelo SQL*PLUS pode fazer o seguinte SELECT:
SQL> select * from v$pwfile_users;
E se quiser usar outro usuário, diferente do SYS, deverá ter um arquivo de senha configurado no banco de dados e posteriormente o REMOTE_LOGIN_PASSWORDFILE = EXCLUSIVE e fornece o GRANT SYSDBA to ;
E se tiver mais dúvidas, vai postando que vamos dando sequência ao seu aprendizado.
Abraços,
Rodrigo Almeida -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.