- Este tópico contém 3 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 3 meses atrás por
LoadingXp.
-
AutorPosts
-
31 de outubro de 2012 às 9:55 pm #104731
msantino
ParticipanteFala pessoal, blz?
Será que vocês possuem algum material que eu possa pesquisar sobre o backup rman direto pra fita? Estou completamente perdido, nem sei por onde começar.
Tipo, eu sei que basicamente, ao invés de alocar o channel type disk, eu vou alocar o type tape, mas ai é que tá. Vendo um exemplo aqui do fórum mesmo, ficou mais ou menos assim:
allocate channel 'dev_0' type 'sbt_tape' parms 'ENV=(OB2BARTYPE=Oracle8,OB2APPNAME=prd1,OB2BARLIST=BKP_ORA_RMAN_DIARIO)';
Hoje a unica interação que faço com fita é a cópia diaria dos backups de disco pra ela. Então eu tenho alguns comandos básicos de ejetar, rebobinar, escrever nela, etc… E essa alocação do channel não tem nada a ver com isso.
Eu preciso dentro do Oracle (ou do RMAN) registrar esse device do sistema operacional?
E ja entendi que na verdade, eu vou usar o software da fita pra fazer esse backup, correto? E nesse caso, esses parâmetros todos do comando allocate channel eu obtenho direto desse software?Vlw pessoal, se puderem indicar algum material bem básico eu agradeço. TO pesquisando na net mas não to achando nada básico pra me direcionar…
abs
9 de novembro de 2012 às 4:39 pm #104765CleitonHanzen
ParticipanteOpá….
Pra começar a “conversa”:
- É necessário que o software do gerenciador de backup (ex. Tivoli, Data Protector) esteja instalado e configurado no sistema operacional (inclusive, com alguns softwares exigem um agente específico para Oracle).
- Em alguns casos é necessário “configurar” as libraries do Oracle para localizar a Lib do software de backup (dê uma procurada por uma library chamada libobk.so)
- Alguns softwares de backup vc gerencia tudo através da console do próprio software e não há necessidade de intervenção “manual” via RMAN. No próprio gerenciador do backup vc faz o agendamento dos backups e faz os restores caso seja necessário.
Mas isso é bem macro.
14 de novembro de 2012 às 9:17 pm #104779msantino
ParticipanteCleitonHanzen,
Mesmo sendo bem macro, já é um começo. Não consegui evoluir praticamente nada, pois não conheço absolutamente nada sobre backup em fita, hoje tudo é gerenciado pela equipe de SO.
O problema é que não tinha ficado bem claro pra mim se era realmente possível fazer o oracle enxergar a fita e jogar o backup (rman) direto pra ela ou se ia ser feito através do proprio software de backup da fita.
Mas pelo que eu entendi, além de ter o driver de fita e o Oracle, vou precisar ter um software de terceiros que faça essa integração entre os 2?
14 de novembro de 2012 às 11:35 pm #104786LoadingXp
ParticipanteIsso mesmo, você vai precisar do software instalado e da library para o ASM.
Nesse site abaixo você vai ver um exemplo do cara configurando uma library para NetBackup
http://www.symantec.com/connect/article … agent-unixE bem simples, porem dependendo da fita pode ter pouca documentação.
Abraços!!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.