Pular para o conteúdo
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Posts
  • #101375
    mguedes
    Participante

      Sou professor de Bando de Dados e uso o “Oracle Database 10g Express Edition” nas aulas praticas, acontece que hora ou outra um dos computadores do LAB pifa e junto com ele todos usuários e bases de dados do Oracle, queria saber como faço para fazer o backup do Oracle dos usuários, tablespases, tabelas e suas devidas restrições e dados para um prendriver, e depois… como fazer para restaurar esses informações do pendriver no Oracle.

      Dês de já, agradeço;
      Maycon Guedes

      #101378
      Avatar photoRegis Araujo
      Participante

        Maycon.. Bom dia..!

        Cara.. no XE tem ferramenta de backup integrado.. no Enterprise Manager do XE vc pode fazer backup da base inteira para um diretório.. e depois copiar para um pendrive… E em caso de falha.. pode reinstalar o XE e na mesma pagina tem a opção de restaurar um backup…

        Ou faz o backup de todas as tablespaces do banco.. junto com os redos online..controlfiles.. ou seja.. todos os arquivos do banco…. menos o binário.. e em caso de perda.. reinstale o XE e com o banco baixado.. substituia os arquivos da nova instalação pelos novos arquivos.. depois é só subir o banco que vc terá as informações como elas eram até o momento do backup realizado…Ahh.. não se esqueça de manter o mesmo conjunto/caminho de diretórios dos arquivos na nova instalação..

        Abraços..!

        #101386
        mguedes
        Participante

          Cara,

          a 1º opção que vc me deu parece melhor, só não sei sobre o Enterprise Manager, meco no oracle atrazes da home page do banco de dados. Versão em portugues, a unica coisa que vi lá foi carga e descraga de dados, e ñ achei que funcionasse muito bem.

          a 2º opção de copiar qusae toso as arquivos achei meio fora de mão… ja que a pasta do Oacle ocupa mais de 2 GB no HD, se me falar quais são as pastas especificas ficaria mais facil.

          #101389
          rman
          Participante

            @mguedes

            Quando o Thunder_Catz se referiu ao Enterprise Manager, creio eu que ele estava se referindo ao “home page do banco de dados”. Até onde eu sei a versão XE não possui o Enterprise Manager, o que ele possui é uma interface gráfica feita em APEX (home page do banco de dados).

            #101406
            Avatar photoRegis Araujo
            Participante

              Guedes..

              E isto mesmo que o Rman falou..

              Valeu Rman.. havia esquecido q no XE só existe uma homepage do banco.. Trabalhando toda hora com EM e Grid Control acabou me fazendo falar isto.. kkkk..

              Mas então Guedes.. É a opção de carga e descarga mesmo.. ela gera um dump do banco.. e assim vc pode copiar este backup e importar (carga) em caso de falha..

              Outra coisa seria vc fazer uma imagem da máquina q o aluno está utilizando.. pois se der problema.. vc terá apenas o trabalho de restaurar a imagem e o aluno refaz alguns exercicios caso convenha… Mais pratico do que ficar restaurando backup.. isto vai ate ajudar na hra de uma nova turma..!!

              Abraços..!

              #101417
              rman
              Participante

                @mguedes

                Qual é o ambiente atual ? Windows 7 64 bits + Oracle 10g XE ?

                Fica uma sugestão, por que não montar o ambiente sobre uma VM do Virtualbox ? Que tal CentOS 5.7 x86_64 + Oracle 11g R2 ?

                Monta a VM, instalar o sistema operacional e o banco, depois cria a instância e os objetos, deixa ela bonitinha, então cria um snapshot da VM. Terminou o curso, volta o snapshot e está pronta para a nova turma. 😆

                Exporta a VM, e deixa guardada para o momento de crash da máquina.

                #101424
                Peterson
                Participante

                  A sugestão do rman é a melhor, vc configura uma única máquina virtual e gera um snapshot dela no ponto de funcionamento ideal.

                  Copia esse arquivo da máquina virtual para todo mundo e todos ficam felizes!

                  😀

                Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.