Pular para o conteúdo
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    mguedes
    Participante

Sou professor de Bando de Dados e uso o “Oracle Database 10g Express Edition” nas aulas praticas, acontece que hora ou outra um dos computadores do LAB pifa e junto com ele todos usuários e bases de dados do Oracle, queria saber como faço para fazer o backup do Oracle dos usuários, tablespases, tabelas e suas devidas restrições e dados para um prendriver, e depois… como fazer para restaurar esses informações do pendriver no Oracle.

Dês de já, agradeço;
      Maycon Guedes

Participante

Maycon.. Bom dia..!

Cara.. no XE tem ferramenta de backup integrado.. no Enterprise Manager do XE vc pode fazer backup da base inteira para um diretório.. e depois copiar para um pendrive… E em caso de falha.. pode reinstalar o XE e na mesma pagina tem a opção de restaurar um backup…

Ou faz o backup de todas as tablespaces do banco.. junto com os redos online..controlfiles.. ou seja.. todos os arquivos do banco…. menos o binário.. e em caso de perda.. reinstale o XE e com o banco baixado.. substituia os arquivos da nova instalação pelos novos arquivos.. depois é só subir o banco que vc terá as informações como elas eram até o momento do backup realizado…Ahh.. não se esqueça de manter o mesmo conjunto/caminho de diretórios dos arquivos na nova instalação..

Abraços..!

mguedes
        Participante

Cara,

a 1º opção que vc me deu parece melhor, só não sei sobre o Enterprise Manager, meco no oracle atrazes da home page do banco de dados. Versão em portugues, a unica coisa que vi lá foi carga e descraga de dados, e ñ achei que funcionasse muito bem.

a 2º opção de copiar qusae toso as arquivos achei meio fora de mão… ja que a pasta do Oacle ocupa mais de 2 GB no HD, se me falar quais são as pastas especificas ficaria mais facil.

rman
          Participante

@mguedes

Quando o Thunder_Catz se referiu ao Enterprise Manager, creio eu que ele estava se referindo ao “home page do banco de dados”. Até onde eu sei a versão XE não possui o Enterprise Manager, o que ele possui é uma interface gráfica feita em APEX (home page do banco de dados).

Participante

Guedes..

E isto mesmo que o Rman falou..

Valeu Rman.. havia esquecido q no XE só existe uma homepage do banco.. Trabalhando toda hora com EM e Grid Control acabou me fazendo falar isto.. kkkk..

Mas então Guedes.. É a opção de carga e descarga mesmo.. ela gera um dump do banco.. e assim vc pode copiar este backup e importar (carga) em caso de falha..

Outra coisa seria vc fazer uma imagem da máquina q o aluno está utilizando.. pois se der problema.. vc terá apenas o trabalho de restaurar a imagem e o aluno refaz alguns exercicios caso convenha… Mais pratico do que ficar restaurando backup.. isto vai ate ajudar na hra de uma nova turma..!!

Abraços..!

rman
              Participante

@mguedes

Qual é o ambiente atual ? Windows 7 64 bits + Oracle 10g XE ?

Fica uma sugestão, por que não montar o ambiente sobre uma VM do Virtualbox ? Que tal CentOS 5.7 x86_64 + Oracle 11g R2 ?

Monta a VM, instalar o sistema operacional e o banco, depois cria a instância e os objetos, deixa ela bonitinha, então cria um snapshot da VM. Terminou o curso, volta o snapshot e está pronta para a nova turma. 😆

Exporta a VM, e deixa guardada para o momento de crash da máquina.

Peterson
                Participante

A sugestão do rman é a melhor, vc configura uma única máquina virtual e gera um snapshot dela no ponto de funcionamento ideal.

Copia esse arquivo da máquina virtual para todo mundo e todos ficam felizes!

😀

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.