- Este tópico contém 8 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 7 meses atrás por
ramasine.
-
AutorPosts
-
26 de maio de 2009 às 1:22 pm #86945
ramasine
ParticipanteCaros colegas,
Existe alguma desvantagem em se habilitar o block tracking do RMAN ?
Sei que, dependendo do tamanho do banco de dados e do backup, ele diminui o tempo do mesmo.
Sei que é preciso criar um datafile, em que devo me basear para saber o tamanho deste arquivo, o serviço CTRW pesa no banco de dados?Obrigado!!
Marcelo
26 de maio de 2009 às 8:58 pm #86971thiag0o0lc
ParticipanteE ai Marcelo tudo certo cara!?
Ao habilitar esse serviço você tera um certo overhead na performance do seu banco de dados, mas dependendo da sua estratégia de backup, acredito que o benefício que ele vai trazer, evitar leituras em todo o datafile durante o backup, compensa. Principalmente se não tiverem ocorrido muitas mudanças no intervalo dos backups.
O tamanho do arquivo do change tracking é proporcional ao tamanho do seu banco e ao numero ativo de threads de redo. O tamanho não está relacionado com a frequencia de updates do seu banco de dados. Normalmente o espaço requerido para o arquivo é aproximadamente 1/30,000 do tamanho do blocos que serão rastreados. Mas existem dois fatores que podem tornar o arquivo maior do que o estimado, são eles:
- O valor inicial para o tamanho do arquivo é 10Mb e sempre que precisar ser incrementado será feito com mais 10Mb. Portanto qualquer banco de dados perto de 300Gb, não terá o arquivo de menor que 10Mb e para aqueles que estiverem próximo dos 600Gb não terão o arquivo menor que 20Mb.
-
Para cada datafile do seu banco será alocado um espaço mínimo no arquivo de de 320K, independente do tamanho do arquivo. Então se você tiver dois bancos do mesmo tamanho, um tendo tablespaces contendo vários datafiles e o outro com as tablespaces tendo apenas um datafile cada, você terá um arquivo change tracking maior no primeiro banco.
Espero ter ajudado
Abraço!!!Thiago
18 de agosto de 2009 às 8:38 pm #89034ramasine
ParticipanteGalera, algum opinião a mais sobre o BLOCK CHANGE do RMAN ?
Quero implementar isso nos bancos 10G, se tem algum risco!18 de agosto de 2009 às 10:56 pm #89046Rodrigo Almeida
ParticipanteMarcelo,
O Thiago passou uma boa explicação de como trabalha com BCT do RMAN, eu utilizo ele aqui na empresa e só trás beneficios, não vejo nada que possa impactar no ambiente.
O arquivo que ele irá utilizar para armazenar o rastreamento das informações, dependendo do volume e FATOR TRANSAÇÂO da sua base, pode sim ser grande, porém, sem provocar sérios problemas de I/O.
Acelera sim em muito seus backups incrementais e consequentemente diminui as janelas de backup incremental durante os horários estabelecidos.
Abraços,
18 de agosto de 2009 às 11:01 pm #89047ramasine
ParticipanteAgora Rodrigo,
O DBA Big Boss aqui faz nível 0 “TODOS OS DIAS”…já dissemos a ele desta ferramenta, e pra ela realmente trazer benefícios, é preciso alterar a política pra incremental…não?
Se não, não vejo vantagens!!
Estou certo?18 de agosto de 2009 às 11:10 pm #89049Rodrigo Almeida
ParticipanteFala Marcelo,
hehehehe… DBA Big Boss é boa…
Então, na verdade não precisa alterar nada, em questão de script.
O backup nível 0, copia todos os blocos utilizados no banco de dados, ou seja, é um FULL da base. Leva tempo e consome mais espaço em disco!
E outra, se está usando nível 0, é porque irá utilizar nível 1,2,3 ou 4 em algum momento, caso contrário, descarte o nível 0 e faça FULL DATABASE!
O que pode ocorrer, se habilitar o BTC, é realizar o nível 0 em horários que menor tráfego e processamento da base, para ter um backup chamado BACKUP BASE (Copia integra dos blocos) e depois conforme os horários, incluir na estratégia backup nível 1 ou 2. Sendo DIFERENCIAL!
Se colocar CUMULATIVO, poderá perder tempo e consumir recursos extras do servidor, e isso pode impactar a produção!
Se usar DIFERENCIAL, o BTC irá facilitar EM MUITO, o rastreamento APENAS dos blocos alterados, muito mais agilidade, MENOS BACKUP GERADO, menos consumo de recurso no servidor, MAIS BACKUP PARA MINHA BASE e o melhor de tudo, se Precisar de recuperação de Point-in-Time, não precisa voltar o nível 0, apenas os incrementais podem lhe ajudar na restauração (Existem casos e casos, mas é o que ocorre normalmente).
Abraços,
19 de agosto de 2009 às 4:45 am #89064CleitonHanzen
ParticipanteOpá…
Felizes os DBA’s que trabalham com Oracle Enteprise Edition e que tem essas possibilidades….hehehehe
19 de agosto de 2009 às 6:56 pm #89086Rodrigo Almeida
ParticipanteVerdade…. ver os gráficos “legalzinhos”…
Abraços,
25 de agosto de 2009 às 9:18 pm #89270ramasine
ParticipantePow galera…eu ainda não tenho o EM.. 😀
Mas se um dia tiver, vai ser bom!! -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.