- Este tópico contém 7 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 3 meses atrás por
burga.
-
AutorPosts
-
23 de dezembro de 2009 às 12:10 am #91724
ricardo80
ParticipanteOlá pessoal, sou novato com Oracle, e estou criando um sistema onde existe tabelas com chave primária, onde as mesmas são auto numericas. Queria saber qual a melhor tecnica em relação a performance, se seria utilizando MAX ou sequence. caso eu utilize o sequence, eu colocaria a chamada do nextvalue no próprio insert e não com uma trigger, como vários indicam.
Outra dúvida, é quanto a modelagem mesmo, eu utilizo em meu projeto o padrão onde toda chave primária é única e sequencial, assim facilita bastante o trabalho da codificação. Vocês tem algo contra a utilização de um sequence para cada tabela para todas as tabelas terem uma chave auto numerica?
[]’s
Ricardo Carvalho23 de dezembro de 2009 às 12:26 am #91726Regis Araujo
ParticipanteSalve Ricardo, boa tarde!
Bom, eu sempre utilizo Sequence, acho mais pratico, de qualquer maneira haverá o fator performance, pois utilizar o MAX+1 seria logicamente mais correto, mas imagina sua tabela com uns 10 milhoes de registro e vc sempre dando um MAX+1, no começo, vai ser tranquilo, mas e depois? Como será?
Ja a sequence é mais pratica, pois não vai precisar varrer a tabela para verificar qual o maior valor, este valor já fica armazenado e quando vc utiliza o nextval ele apenas pega o valor já armazenado e te devolve este valor…
Espero que lhe ajude.
Abraços..!
23 de dezembro de 2009 às 12:55 am #91732hudsona
ParticipanteE complementando o que o nosso amigo disse,
Qualquer problema com a sequence é só recria-la com o valor que deseja.
23 de dezembro de 2009 às 1:30 am #91738Leonardo Litz
ParticipanteEu prefiro sequence, alem de nao ter que varrer a tabela no select count, as sequences ja ficam instanciadas em memoria quando o banco e montado. Oque a torna muito rapido.
Vlw Leonardo Litz23 de dezembro de 2009 às 1:49 am #91739burga