Pular para o conteúdo
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 15 do total)
  • Autor
    Anônimo

Pessoal,
      Tenho uma view em uma base de dados e estou criando uma tabela para receber algumas informações dessa view. Gostaria de saber uma melhor solução para criar uma rotina de carga nessa tabela, sendo que ambas bases são Oracle e não posso criar um dblink.

Abração galera.

felipeg
      Participante

Olá, boa tarde

Amigo, dê uma verficada na parte de EXTERNAL TABLES.
        Segue o doc da Oracle sobre o mesmo.

http://download.oracle.com/docs/cd/B193 … m#i1009127

OBS: Qual o problema para usar dblink?

Atenciosamente,
        Felipe.

rman
        Participante

Pode ser utilizado o SQL Loader para isso.

Você consegue gerar um arquivo texto das informações a serem exportadas ? Ai depois é só importar pelo SQL Loader.

Outra solução seria simplismente:

CREATE TABLE tabela AS SELECT * FROM visao;

Depois fazer um EXP só desta tabela na base origem e um IMP na base destino.

felipeg
          Participante

Rman

Concordo que estas são opções válidas, porém

1 – Eu, particularmente, acho External tables mais fácil do que SQL Loader

Segue uma discussão no askTom sobre isso:
            http://asktom.oracle.com/pls/asktom/f?p … 1962171229

2 – No caso de export import nunca testei o tempo de transferência importação em relação ao External ou o SQL Loader, então deixo essa pros amigos do fórum.

Atenciosamente,
            Felipe.

Peterson
            Participante

Não entendi. Você tem uma view e vai alimentar uma tabela a partir da view? Por que não substituir essa view por uma materialized view?

rman
              Participante

[quote=”Peterson”:1iimzuhl]Não entendi. Você tem uma view e vai alimentar uma tabela a partir da view? Por que não substituir essa view por uma materialized view?[/quote]

Ele não foi claro no objetivo desta tarefa, mas creio que será feito apenas 1 vez, só para migrar os dados de uma base para outra…

Peterson
                Participante

bom, nesse caso um dblink resolveria.

felipeg
                  Participante

[quote=”Peterson”:d54aeqsl]bom, nesse caso um dblink resolveria.[/quote]

É, mas ele citou na abertura do post que deveria ser sem dblink…

Eu perguntei na primeira resposta qual o motivo de não usar, mas como ainda não tivemos resposta não sabemos.

Atenciosamente,
                    Felipe.

Peterson
                    Participante

Putz, tb não entendi pq não usar um dblink

Anônimo

Desculpe senhores pela demora na minha resposta.
                        Acho que não fui muito claro.

Então,
                        a questão de não utilizar o DBLINK é por uma análise de impacto e tudo mais que não participei mas estou tentando saber o porque.

Na verdade, estava buscando um processo que fizesse uma carga de tempos em tempos( periodicidade a ser definida) de uma view( Base A ) para uma tabela ( Base B). Como precisava de uma solução rápida optei por utilizar o SQL*Loader , gerando um arquivo e carregando pelo loader.

Não sei muito bem como funciona a External table e nem se seria melhor , mas vou procurar saber mais sobre.

Obrigado a todos.

felipeg
                        Participante

[quote=”janrkrejci”:autib9sh]Desculpe senhores pela demora na minha resposta.

Então,
                          a questão de não utilizar o DBLINK é por uma análise de impacto e tudo mais que não participei mas estou tentando saber o porque.

Na verdade, estava buscando um processo que fizesse uma carga de tempos em tempos( periodicidade a ser definida) de uma view( Base A ) para uma tabela ( Base B). Como precisava de uma solução rápida optei por utilizar o SQL*Loader , gerando um arquivo e carregando pelo loader.

Não sei muito bem como funciona a External table e nem se seria melhor , mas vou procurar saber mais sobre.

Obrigado a todos.[/quote]

Sem problemas!

Considerando a possibilidade de usar dblinks, para este caso é a melhor opção.
                          Caso precise de alguma ajuda para reverter essa análise, é só nos avisar aqui no fórum que damos um jeito (risos).

Atenciosamente,
                          Felipe.

Anônimo

Obrigado felipe mais uma vez!!!

Abs.

[quote=”felipeg”:2gkrf0dk][quote=”janrkrejci”:2gkrf0dk]Desculpe senhores pela demora na minha resposta.

Então,

Obrigado a todos.[/quote]

Sem problemas!

Considerando a possibilidade de usar dblinks, para este caso é a melhor opção.
                            Caso precise de alguma ajuda para reverter essa análise, é só nos avisar aqui no fórum que damos um jeito (risos).

Atenciosamente,
                            Felipe.[/quote]

Peterson
                            Participante

Como não pode usar dblinks, o jeito que configurou parece ser o melhor. Gerando um arquivo externo via Loader em uma área de disco comum aos dois servidores e lendo a partir desse arquivo na outra instância…

rman
                              Participante

[quote=”felipeg”:2w0z7xp2]Rman

2 – No caso de export import nunca testei o tempo de transferência importação em relação ao External ou o SQL Loader, então deixo essa pros amigos do fórum.

Atenciosamente,
                                Felipe.[/quote]

ops$tkyte@ORA920.US.ORACLE.COM> create or replace directory data_dir as '/tmp/'
                                2 /
                                Directory created.

ops$tkyte@ORA920.US.ORACLE.COM> create table external_table
                                2 (EMPNO NUMBER(4) ,
                                3 ENAME VARCHAR2(10),
                                4 JOB VARCHAR2(9),
                                5 MGR NUMBER(4),
                                6 HIREDATE DATE,
                                7 SAL NUMBER(7, 2),
                                8 COMM NUMBER(7, 2),
                                9 DEPTNO NUMBER(2)
                                10 )
                                11 ORGANIZATION EXTERNAL
                                12 ( type oracle_loader
                                13 default directory data_dir
                                14 access parameters
                                15 ( fields terminated by ',' )
                                16 location ('emp.dat')
                                17 )
                                18 /
                                Table created.

ops$tkyte@ORA920.US.ORACLE.COM> create or replace view emp_view
                                2 as
                                3 select * from scott.emp, all_objects;
                                View created.

ops$tkyte@ORA920.US.ORACLE.COM> host flat / emp_view > /tmp/emp.dat

see
                                http://asktom.oracle.com/~tkyte/flat/index.html
                                for 'flat'

Fiquei curioso que comando flat é esse ?

Quando se usa host logado no oracle seria pra acessar um comando do SO, provavelmente é linux…

Tenti o comando flat no Ubuntu 10.10 e no CentOS 5.6, e não existe esse comando, pena que o link que o Tom passa está quebrado…

Tem idéia o que o comando flat faz ??? Que pacote tem que instalar ???

felipeg
                                Participante

[quote=”rman”:whwa1a72][quote=”felipeg”:whwa1a72]Rman

Atenciosamente,
                                  Felipe.[/quote]

ops$tkyte@ORA920.US.ORACLE.COM> create or replace directory data_dir as '/tmp/'
                                  2 /
                                  Directory created.

ops$tkyte@ORA920.US.ORACLE.COM> create table external_table
                                  2 (EMPNO NUMBER(4) ,
                                  3 ENAME VARCHAR2(10),
                                  4 JOB VARCHAR2(9),
                                  5 MGR NUMBER(4),
                                  6 HIREDATE DATE,
                                  7 SAL NUMBER(7, 2),
                                  8 COMM NUMBER(7, 2),
                                  9 DEPTNO NUMBER(2)
                                  10 )
                                  11 ORGANIZATION EXTERNAL
                                  12 ( type oracle_loader
                                  13 default directory data_dir
                                  14 access parameters
                                  15 ( fields terminated by ',' )
                                  16 location ('emp.dat')
                                  17 )
                                  18 /
                                  Table created.

ops$tkyte@ORA920.US.ORACLE.COM> create or replace view emp_view
                                  2 as
                                  3 select * from scott.emp, all_objects;
                                  View created.

ops$tkyte@ORA920.US.ORACLE.COM> host flat / emp_view > /tmp/emp.dat

see
                                  http://asktom.oracle.com/~tkyte/flat/index.html
                                  for 'flat'

Fiquei curioso que comando flat é esse ?

Quando se usa host logado no oracle seria pra acessar um comando do SO, provavelmente é linux…

Tenti o comando flat no Ubuntu 10.10 e no CentOS 5.6, e não existe esse comando, pena que o link que o Tom passa está quebrado…

Tem idéia o que o comando flat faz ??? Que pacote tem que instalar ???[/quote]

Rman

Flat são tipos de arquivos onde existem coleções e armazenamento de dados que podem ser acessados sequencialmente.
                                  Um arquivo csv (excel) é um exemplo de arquivo flat, o /etc/group também.

Eu particularmente nunca usei mas já li sobre o mesmo no livro Expert Oracle Database Architecture 9i, 10g and 11, do Tom Kyte, recomendo.

Atenciosamente,
                                  Felipe.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 15 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.