- Este tópico contém 4 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 8 meses atrás por
srlazarin.
-
AutorPosts
-
11 de julho de 2009 às 11:52 am #87809
srlazarin
ParticipanteSaudações pessoal,
Primeiríssimo post no fórum!
Estou iniciando meus estudos de administração, instalei o linux (centos), o software (oracle), listener, database… subiu a instância, tudo certo.
Claro, que tudo isso seguindo os passos da apostila, testes, erros, leituras até conseguir. Ou seja, tenho muita coisa para aprender ainda… = …
Desculpe a ignorância na pergunta, no curso, ao abrir o terminal (linux) e digitar por ex.: netca, dbca… inicia o processo desejado numa boa… porém, de casa não vai… tive que ir até o diretório e executar diretamente ( ./ ) … o enterprise manager por ex. eu não consegui subir via terminal …. =( …
Isso está relacionado à variável de ambiente ou nada a ver?
O que devo fazer para resolver esta questão?Obrigado!!!
Ricardo.
11 de julho de 2009 às 5:58 pm #87810Marcos Braga
ParticipanteOi Ricardo,
Como está acessando o linux da sua casa?
ssh, vpn, vnc ou outro meio?
Isso ajudaria muito na busca do problema.
Mas geralmente, esse tipo de problema tem haver com as variáveis de ambiente sim.
Deve-se levar em consideração o usuário que está usando para acessar da sua casa também: “é o oracle”?
[]s
Braga11 de julho de 2009 às 10:32 pm #87812srlazarin
ParticipanteOlá Braga,
Primeiramente, muito obrigado pelo retorno.
Acho que eu me expressei mal quando falei “de casa”.
Está tudo local, instalei o linux (centos 5.3) em uma partição do meu HD,
criei o usuário “oracle”, criei os grupos, tudo como recomendado e instalei o oracle (11g).De tanto ler para tentar resolver o problema, acabei percebendo que poderia ser com as variáveis de ambiente. Eu não lembro de configurá-las no curso, durante a instalação. Imaginei que fosse feito automaticamente.
Pesquisando na internet, eu li e alterei o “bash_profile”, setando as variáveis oracle_home e base com seus respectivos endereços, mas já fiquei um pouco inseguro, pois não tive que fazer isso na instalação anterior.
Não sei exatamente todas as variáveis que devem ser configuradas lá, não sei nem se a raíz do problema é lá mesmo…
Você tem alguma sugestão?
Obrigado!
11 de julho de 2009 às 10:40 pm #87813Marcos Braga
ParticipanteManda Ricardo,
Primeiro, vamos imaginar que o Oracle está instalado no seguinte caminho:
/opt/oracle/product/11.1.0
Então definimos as seguintes variáveis no arquivo:
/home/oracle/.bash_profile
variavies oracle
export ORACLE_HOME=/opt/oracle/product/11.1.0
export LD_LIBRARY_PATH=$ORACLE_HOME/lib
export PATH=$ORACLE_HOME/bin:$PATHSe for o caso, adicione a variável ORACLE_SID para incializar automaticamente. Não esquecendo que essa configuração funcionará corretamente para o usuário oracle.
Qualquer dúvida posta aí.
[]s
Braga11 de julho de 2009 às 11:41 pm #87816srlazarin
ParticipanteEntão Braga,
M-a-r-a-v-i-l-h-a!
No meu caso, o caminho é:
/u01/app/oracle/product/11.1.0/db_1
Configurei as demais variáveis de acordo com o seu post e rodou perfeitamente!
Muitíssimo obrigado cara, não esquecerei desse help …
Um abraço!!!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.