- Este tópico contém 8 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 2 meses atrás por
Peterson.
-
AutorPosts
-
15 de janeiro de 2010 às 3:50 pm #92098
apovoa
ParticipanteSeguinte,
Executei o shutdown do banco com um usuario que pertence ao grupo ‘oinstall’, porém não é o usuario ‘oracle’, depois executei ‘startup normal’ para levanter o banco novamente, com este mesmo usuário (ñ tenho a senha do usuário oracle).
Pelo SQLPlus, no servidor, consigo me conectar ao banco, porém, não consigo faze-lo de outra maquina (cliente). Ocorre o erro ORA-12516.
Já analisei o alertSID.ora, tudo perfeito, nenhuma msg de erro.
O banco é o 10g em ambiente Solaris, e estava funcionando 100%.
Alguém tem uma dica de como sanar isto, volta a lembrar que não tenho a senha do usuário ‘oracle’.
15 de janeiro de 2010 às 4:40 pm #92099hudsona
ParticipanteJá verificou se o Listener esta no ar ?
$lsnrctl status
15 de janeiro de 2010 às 4:49 pm #92100Regis Araujo
ParticipanteOla amigo.. bom dia..!
Vc verificou se o LISTENER esta no ar?
Verifique o Listener com o comando..:
lsnrctl status -- para verificar o status do listener
lsnrctl start -- para iniciar o Listener...
Caso o listener não esteja no ar.. rode o comando de iniciar o Listener e tente conectar novamente..!
Vc falou q o usuário faz parte do Oinstall, mas este usuário faz parte dos grupos dba ou oper ?
Pois o erro apresentado é devido ao banco não conseguir localizar o listener para carregar algumas informações..
Mas pq vc não tem acesso ao usuário ORACLE ? Ve com o ADM de REDES, pois para administrar o banco dentro do SO vc precisa ter acesso a este usuário..!!
Abraços..!
15 de janeiro de 2010 às 5:14 pm #92101apovoa
ParticipanteJá verifiquei o listener, este servidor tem outros bancos alem deste em questão, e os outros estão rodando perfeitamente.
Estou usando o usuario de instalacao do Oracle Apliccation Server que pertence ao grupo ‘oinstall’.
Em relação a senha, ainda não me foi passada, pois quem dava a manutenção neste servidor saiu (levando consigo as senhas) e estamos tentando contacta-lo.
Abaixo trecho do arquivo listener.log qd tento me conectar ao banco de um cliente.
15-JAN-2010 10:06:45 * (CONNECT_DATA=(SID=dsvsisp)(CID=(PROGRAM=emagent)(HOST=spbd0001)(USER=oracle))) * (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=10.101.1.6)(PORT=64683)) * establish * dsvsisp * 12519
TNS-12519: TNS:no appropriate service handler found
15-JAN-2010 10:06:50 * (CONNECT_DATA=(CID=(PROGRAM=)(HOST=jdbc)(USER=))(SERVICE_NAME=dsvsisp)) * (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=10.101.1.6)(PORT=64686)) * establish * dsvsisp * 12516
TNS-12516: TNS:listener could not find available handler with matching protocol stack
15 de janeiro de 2010 às 6:06 pm #92104hudsona
ParticipanteAmigo, faça o seguinte :
Digite
export ORACLE_SID='(Instancia que você quer verificar’)
lsnrctl status
e posta o resultado aqui
15 de janeiro de 2010 às 6:38 pm #92105Regis Araujo
ParticipanteOla.. apovoa..!
Seguinte.. quando vc instala um banco com o usuário ORACLE, vc seta algumas informações dentro do .bash_profile q são PATH´s necessários para um bom funcionamento do banco, alem de alterar alguns outros parametros, quando vc sobe o banco com outro usuário, estas variáveis de ambiente não estão setadas, fora que como vc pode ver no LOG, ele esta procurando o usuário ORACLE
15-JAN-2010 10:06:45 * (CONNECT_DATA=(SID=dsvsisp)(CID=(PROGRAM=emagent)(HOST=spbd0001)(USER=oracle)))
Nem sempre “subir” o banco quer dizer q tudo esta ok.. por este motivo que o banco é sempre instalado com o usuário ORACLE, pois existem alguns parametros que dependem deste usuário, outros usuários que estejam nos grupos DBA e OPER tbm podem subir o banco, mas não quer dizer q seja correto baixar e subir o banco por este usuário..
Verifique se o usuário com o qual vc esta logado pode alterar a senha do ORACLE, de um passwd oracle e ve se tem permissão.. ou loga com o usuário ROOT e altera a senha do oracle.. muito mais facil doq ficar tentando subir o banco com outro usuário q não o mesmo de instalação..! Fora q para habilitar outros usuários para subir o banco, vc precisa realizar algumas parametrizações nestes usuários…!
Abraços..!
15 de janeiro de 2010 às 8:50 pm #92108apovoa
ParticipantePessoal,
Valeu muito as dicas, eu já havia imaginado que o problema era o usuário que eu estava usando.
Depois de ler as respostas de vcs, resolvi dar uma olhado no arquivo .profile do usuário ‘oracle’, e percebi que havia algumas variáveis de ambiente que eu não havia setado após me conectar com o usuário ‘oracleas’, são elas:
$ASM_HOME
$TNS_ADMIN
$NLS_LANG
$ORA_NLS10A variavel $ORACLE_BASE, estava com um valor diferente.
Ajustei o valor destas variáveis, e tudo voltou ao normal.
Estou imensamente agradecido pela ajuda de vc’s !!! Vc’s salvaram minha cabeça 😆
15 de janeiro de 2010 às 9:05 pm #92109hudsona
ParticipanteDa lhe Regis Araujo !!
16 de janeiro de 2010 às 6:50 am #92127Peterson
ParticipanteNão sei se foi essa situação. Quando você está conectado com um usuário e tenta mudar para outro (exemplo no linux) se vc dá o comando su ele se conecta com o usuário informado (caso o usuário atual tenha tal permissão), mas é necessário um parâmetro como su –
Senão ele não carrega as variáveis de ambiente, pode ter sido esse o problema. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.