Pular para o conteúdo
Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    apovoa
    Participante

Seguinte,

Executei o shutdown do banco com um usuario que pertence ao grupo ‘oinstall’, porém não é o usuario ‘oracle’, depois executei ‘startup normal’ para levanter o banco novamente, com este mesmo usuário (ñ tenho a senha do usuário oracle).

Pelo SQLPlus, no servidor, consigo me conectar ao banco, porém, não consigo faze-lo de outra maquina (cliente). Ocorre o erro ORA-12516.

Já analisei o alertSID.ora, tudo perfeito, nenhuma msg de erro.

O banco é o 10g em ambiente Solaris, e estava funcionando 100%.

Alguém tem uma dica de como sanar isto, volta a lembrar que não tenho a senha do usuário ‘oracle’.

hudsona
      Participante

Já verificou se o Listener esta no ar ?

$lsnrctl status

Participante

Ola amigo.. bom dia..!

Vc verificou se o LISTENER esta no ar?

Verifique o Listener com o comando..:

lsnrctl status -- para verificar o status do listener

lsnrctl start -- para iniciar o Listener...

Caso o listener não esteja no ar.. rode o comando de iniciar o Listener e tente conectar novamente..!

Vc falou q o usuário faz parte do Oinstall, mas este usuário faz parte dos grupos dba ou oper ?

Pois o erro apresentado é devido ao banco não conseguir localizar o listener para carregar algumas informações..

Mas pq vc não tem acesso ao usuário ORACLE ? Ve com o ADM de REDES, pois para administrar o banco dentro do SO vc precisa ter acesso a este usuário..!!

Abraços..!

apovoa
          Participante

Já verifiquei o listener, este servidor tem outros bancos alem deste em questão, e os outros estão rodando perfeitamente.

Estou usando o usuario de instalacao do Oracle Apliccation Server que pertence ao grupo ‘oinstall’.

Em relação a senha, ainda não me foi passada, pois quem dava a manutenção neste servidor saiu (levando consigo as senhas) e estamos tentando contacta-lo.

Abaixo trecho do arquivo listener.log qd tento me conectar ao banco de um cliente.

15-JAN-2010 10:06:45 * (CONNECT_DATA=(SID=dsvsisp)(CID=(PROGRAM=emagent)(HOST=spbd0001)(USER=oracle))) * (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=10.101.1.6)(PORT=64683)) * establish * dsvsisp * 12519
            TNS-12519: TNS:no appropriate service handler found
            15-JAN-2010 10:06:50 * (CONNECT_DATA=(CID=(PROGRAM=)(HOST=jdbc)(USER=))(SERVICE_NAME=dsvsisp)) * (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=10.101.1.6)(PORT=64686)) * establish * dsvsisp * 12516
            TNS-12516: TNS:listener could not find available handler with matching protocol stack

hudsona
            Participante

Amigo, faça o seguinte :

Digite

export ORACLE_SID='(Instancia que você quer verificar’)

lsnrctl status

e posta o resultado aqui

Participante

Ola.. apovoa..!

Seguinte.. quando vc instala um banco com o usuário ORACLE, vc seta algumas informações dentro do .bash_profile q são PATH´s necessários para um bom funcionamento do banco, alem de alterar alguns outros parametros, quando vc sobe o banco com outro usuário, estas variáveis de ambiente não estão setadas, fora que como vc pode ver no LOG, ele esta procurando o usuário ORACLE

15-JAN-2010 10:06:45 * (CONNECT_DATA=(SID=dsvsisp)(CID=(PROGRAM=emagent)(HOST=spbd0001)(USER=oracle)))

Nem sempre “subir” o banco quer dizer q tudo esta ok.. por este motivo que o banco é sempre instalado com o usuário ORACLE, pois existem alguns parametros que dependem deste usuário, outros usuários que estejam nos grupos DBA e OPER tbm podem subir o banco, mas não quer dizer q seja correto baixar e subir o banco por este usuário..

Verifique se o usuário com o qual vc esta logado pode alterar a senha do ORACLE, de um passwd oracle e ve se tem permissão.. ou loga com o usuário ROOT e altera a senha do oracle.. muito mais facil doq ficar tentando subir o banco com outro usuário q não o mesmo de instalação..! Fora q para habilitar outros usuários para subir o banco, vc precisa realizar algumas parametrizações nestes usuários…!

Abraços..!

apovoa
                Participante

Pessoal,

Valeu muito as dicas, eu já havia imaginado que o problema era o usuário que eu estava usando.

Depois de ler as respostas de vcs, resolvi dar uma olhado no arquivo .profile do usuário ‘oracle’, e percebi que havia algumas variáveis de ambiente que eu não havia setado após me conectar com o usuário ‘oracleas’, são elas:
                  $ASM_HOME
                  $TNS_ADMIN
                  $NLS_LANG
                  $ORA_NLS10

A variavel $ORACLE_BASE, estava com um valor diferente.

Ajustei o valor destas variáveis, e tudo voltou ao normal.

Estou imensamente agradecido pela ajuda de vc’s !!! Vc’s salvaram minha cabeça 😆

hudsona
                  Participante

Da lhe Regis Araujo !!

Peterson
                    Participante

Não sei se foi essa situação. Quando você está conectado com um usuário e tenta mudar para outro (exemplo no linux) se vc dá o comando su ele se conecta com o usuário informado (caso o usuário atual tenha tal permissão), mas é necessário um parâmetro como su –
                      Senão ele não carrega as variáveis de ambiente, pode ter sido esse o problema.

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
                    • Você deve fazer login para responder a este tópico.