Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 4 meses atrás por Fábio Prado.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Tytto
    Participante

As stored-procedures e functions e demais objetos colocados em um biblioteca CLR/.Net funcionam no Oracle em Linux?
      No Windows funciona que é uma maravilha, mas no Linux fica a dúvida.
      Pesquisando na internet encontrei alguma documentação, porém com data de 2006 a 2009, ou seja, coisa antiga, que diz que não é possivel.
      Considerando que o Mono está vindo junto com várias distribuições Linux (tendo assim sua maturidade confirmada), será que é possível que esteja funcionando?

Fábio Prado
      Participante

Tytto,

Antes de ser DBA eu era Analista/Desenvolvedor em Dot Net e naõ entendi muito bem a sua pergunta.

Primeiro: As stored procedures, functions e outros objetos nunca ficam em uma biblioteca (chamada Assembly em dot net), elas ficam no BD. O que vc pode ter nas bibliotecas são as “chamadas” para as stored procedures e functions e outros objetos.

Segundo: As bibliotecas não precisam ficar no servidor linux, elas podem perfeitamente ficarem no cliente ou em um servidor de aplicação windows. Qual o motivo de querer colocar uma biblioteca Dot Net no mesmo servidor linux de um BD Oracle?

Terceiro: Também já ouvi falar do MONO que era uma tentativa de executar código Dot Net em máquinas Linux, porém o MOno era mantido pela Novell, sem participação nenhuma da Microsoft, por isso, acho que a coisa não “vingou”. No JAVA tudo roda em linux/windows pq a empresa que desenvolve o JVM dá suporte nos 2 SOs. Sem a participação da empresa que desenvolve a linguagem acho muito díficil tudo rodar perfeitamente em outro SO.

[]s

Fábio Prado
        http://www.fabioprado.net

Tytto
        Participante

Obrigado pela resposta,

Como desenvolvedor acredito que voce deve saber que quem irá requisitar o Assembly é o motor do banco de dados, e para que esse motor possa pelo menos “saber” o que tem dentro do Assembly ele no minimo deve “entender” .Net.
          A questão é: O Oracle Linux consegue rodar métodos que estão dentro de um Assembly .Net já que em Linux não existe .Net “oficialmente”?
          A respeito do Mono, aconselho voce a dar uma pesquisada pois voce está desatualizado.

Fábio Prado
          Participante

Tytto,

Estou desatualizado sim qto ao Mono e novas versões do Dot Net e acabei de ver que o Mono cresceu, mas ainda continuo a acreditar que uma aplicação desenvolvida em dot net dificilmente funcionará 100% com o mono em linux. Se vc conhecer algum case e puder compartilhar aqui, seria legal! Tenho curiosidade neste assunto!

Qto ao requisitar o assembly, eu acho que agora te entendi, mas vc se expressou mal falando que as stored procedures ficavam dentro da biblioteca e por isso achei q fosse um iniciante. De qq forma, vamos ao que interessa… vc quer consumir uma biblioteca dot net dentro de um BD Oracle, assim vc dá para consumir uma classe java dentro de um BD Oracle (ver http://www.fabioprado.net/2011/11/consu … de-um.html)? É isso??? Se for, infelizmente nao sei como ajudar, pois isso já não faz mais parte do meu trabalho!

Att,

Fábio Prado
            http://www.fabioprado.net

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.